TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do conforto ambiental do residencial Оctávio Рécora

Pesquisas Acadêmicas: Análise do conforto ambiental do residencial Оctávio Рécora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 6

ANÁLISE DO CONFORTO AMBIENTAL DO RESIDENCIAL OCTÁVIO PÉCORA

INTRODUÇÃO

Neste artigo técnico estão dados recolhidos do conjunto habitacional Octávio Pécora que se encontra na região urbana do Segredo e faz parte do bairro Monte Castelo. Esta região tem uma área de 4503 hectares e se constitui no polígono formado a partir da avenida coronel Antonino com a avenida Mascarenhas.

O bairro Octávio Pécora possui 7616 habitantes. È um bairro predominantemente residencial.

Suas ruas principais são: Rua Aracari e rua Galo da Serra e o fluxo de carros é mais intenso nestas ruas.

O bairro é bastante arborizado e suas árvores são em maioria de porte médio.

Este bairro é interceptado pelo córrego Segredo, muito importante em toda região, pois influencia diretamente o microclima dos bairros que corta.

O clima do bairro Octávio Pécora é quente-úmido com quedas de temperatura à noite.

Foram analisados diversos aspectos como: microclima, topografia, loteamentos, características das construções, uso de recursos para o conforto ambiental, áreas pavimentadas, quantidade e aspectos da vegetação, orientação do bairro, direção e procedência dos ventos, áreas habitadas, dentre outros.

Este estudo tem como objetivo analisar critérios da arquitetura e planejamento do bairro para a adequação ao conforto ambiental e aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Foram usadas como metodologia de pesquisa: visitas ao bairro, depoimentos de moradores locais, livros, artigos sobre conforto ambiental, dentre outros.

CONJUNTO RESIDENCIAL OCTÁVIO PÉCORA

(Aspectos do conforto ambiental)

O residencial Octávio Pécora está inserido no bairro Monte Castelo na região do Segredo que ocupa uma área de 4503 hectares. O bairro Octávio Pécora possui 7616 habitantes.

Este bairro é interceptado por um único córrego, o Segredo, que dá nome á região e é muito importante principalmente em relação a clima, pois faz com que o microclima do bairro tenha características diferentes do resto da cidade que possui clima predominantemente quente-seco, no residencial o clima é quente-úmido com queda acentuada de temperatura à noite. Isto ocorre porque a direção dos ventos predominantes é norte e eles procedem de uma região intensamente arborizada, cruzando o córrego antes de entrar no bairro, assim, a umidade relativa do ar aumenta e os ventos já resfriados refrescam as ruas, calçadas e casas do bairro.

O bairro não possui prédios, portanto não há barreiras para que os ventos entrem livremente no bairro.

As ruas são totalmente pavimentadas e as calçadas possuem pelo menos uma árvore por casa(fig.3 e fig. 6). Em sua totalidade o bairro é bem arborizado(fig.5), o que ajuda a proteger tanto os pedestres quanto as fachadas da radiação solar direta, fornecendo sombra e ainda umedecendo o ar que poderia ficar abafado se não houvesse vegetação pois as inúmeras áreas asfaltadas aumentam o albedo e neste caso as árvores contribuem para que este efeito seja amenizado.

As árvores são de porte médio, não obstruindo a entrada de ventilação nas casas pois suas copas não chegam a barrar os ventos.

As ruas são estreitas(fig.1), estas canalizam os ventos, ou seja, eles ganham velocidade e agem com mais eficiência na hora de promover a ventilação necessária no clima quente-úmido.

O bairro possui uma praça(fig.2), sua rente está orientada no sentido norte. Esta possui vegetação em abundância, com árvores de porte médio em toda sua volta e gramado e arbustos em toda sua extensão. Possui ainda uma área pavimentada para circulação de pedestres. A sensação térmica na praça (mesmo nas horas críticas do dia em que a radiação solar é bastante intensa) é bastante agradável. Isto ocorre porque a praça situa-se na direção dos ventos predominantes, e como a vegetação neste local é intensa, os ventos refrescam todo o ambiente.As áreas de maior permanência de pedestres (bancos, etc) estão devidamente sombreadas, as árvores, em sua maioria com copas amplas proporcionam abrigo contra a incidência solar direta e contra a chuva.

No bairro existem poucos lotes vazios, e o loteamento é organizado de forma compacta, sem espaços entre uma casa e outra. Esta característica é desfavorável ao conforto ambiental, pois como o clima exige bastante ventilação, o lote organizado desta forma não permite que haja boa circulação de ar entre as construções ou mesmo nos quintais das casas. O ideal seria que houvesse uma maior distância entre as edificações para estas não agirem como barreiras ao vento para as vizinhas.

A grande maioria das construções é de alvenaria e não possuem brise, beiras amplos, varandas ou algum tipo de solução mais eficiente para proteger as fachadas da radiação solar direta(fig.4). Apenas duas padarias possuem brise e algumas casas que foram reformadas posteriormente (as casas são conjuntos de habitação popular e as construções eram todas iguais anteriormente) possuem varandas mais amplas e na orientação correta para que o sol não atinja cômodos de maior permanência durante as horas em que o sol incide de maneira mais forte, como sala, cozinha, e de preferência o sol da manhã deve atingir os quartos.

As casas não possuem quintais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com