TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conforto Ambiental

Ensaios: Conforto Ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Um dos principais fatores de stress é, sem dúvida, o barulho.É por isso que o isolamento acústico deve estar sempre em foco nos novos projetos.É cada vez maior a quantidade de reclamações por causa de barulho. Nas casas ou nos prédios, onde os moradores sofrem com os ruídos causados por fontes externas ou por vizinhos.

Pela primeira vez na história temos mais gente morando em cidades do que no campo. Passeando em qualquer cidade de médio e grande porte, é possível observar o nascimento de um grande número que condomínios, a verticalização das cidades é visível. Isso leva a vivermos “uns sobre os outros”, todos querendo liberdade e privacidade ao mesmo tempo. E o número de reclamações sobre ruído do vizinho é cada vez maior.Desde a década de 1980 que temos norma para limitar o ruído dentro de moradias (NBR 10152), mas só nesse século começamos a reclamar. Será que boa parte das reclamações não são apenas moradores muito sensíveis que, devido ao estresse da jornada de trabalho, ou do dia-a-dia mesmo, não descarrega esse estresse reclamando dos vizinhos? Ou será um problema muito maior

Justificativa

A maioria das reclamações indica ouvir barulhos provenientes das moradias de seus vizinhos e dos espaços coletivos semiprivado. Desses, metade se incomodam com tais barulhos, o que representa que a maioria dos moradores se dizem insatisfeitos com a privacidade acústica de suas residências em relação aos espaços do interior dos condomínios.

Assim como na privacidade visual, as barreiras físicas são a principal razão para não se ouvir barulhos advindos do espaço público. Todavia, como as barreiras físicas dos condomínios parecem não ser tão eficientes em barrar os barulhos provenientes dos apartamentos vizinhos, como são para barrar a visão das pessoas que passam pela rua pública, em proximidade das residências em relação á pública é percebida por vários respondentes, interferindo negativamente para privacidade acústica. As fontes de ruídos mais citados são vozes, conversas, festas e crianças.

Os moradores referiram poder ouvir barulhos provenientes dos vizinhos pelo fato das residências serem muito próximas umas das outras. Uma das soluções para esse problema é pensar em projetos para cada situação, levando em conta possíveis problemas vindos de pequenas reformas e etc.

Por fim vale dizer que a vida em sociedade, na cidade ou em um prédio de apartamentos, exige respeito daqueles que produzem o barulho e uma dose de compreensão daqueles que o escutam.

Objetivos

Promover sensação de bem-estar físico e psíquico quanto a temperatura e sonoridade, através de recursos naturais, elementos de projeto, elementos de vedação, paisagismo, climatização e dispositivos eletrônicos e artificiais de baixo impacto ambiental

Essa pesquisa se propõe a avaliar e identificar os problemas de uma acústica, estatisticamente a maior parte das reclamações relacionadas à acústica em edifícios residenciais decorre da transmissão entre andares. A solução de tal problema só é viável antes da entrega dos apartamentos, uma vez que as intervenções devem ser feitas no piso de cima. Lajes cada vez mais esbeltas acentuam ainda mais o problema.

As soluções para evitar a transmissão dos ruídos de impacto entre os andares são variadas, embora seu uso ainda esteja, muitas vezes, restrito às construções de alto padrão.

Geral

O som dos passos de uma pessoa com sapatos de saltos, da criança brincando ou das unhas do cachorro que corre pela casa passam despercebidos para os moradores, mas podem causar grande incômodo para os vizinhos do andar de baixo.

Um bom projeto é a melhor solução para evitar a transmissão dos ruídos de impacto - com ondas que se propagam através dos corpos sólidos - muito difíceis de serem eliminados em prédios já construídos.

O cuidado deve se estender à disposição dos cômodos dentro de cada apartamento.

Pesquisa

Primeiramente, é preciso identificar de onde vem o barulho. Se a fonte é externa -causada por casas noturnas, bares ou pelo movimento de carros na rua-, o problema recai unicamente sobre o morador. Portanto, você deverá cuidar sozinho da questão. Além de reclamar aos serviços municipais, que podem multar os estabelecimentos comerciais barulhentos, você pode melhorar o isolamento acústico da sua residência.

No caso das fontes externas, o barulho entra, basicamente, pelas fachadas que estão expostas ao ruído. Os caixilhos (as armações das janelas e portas) são os principais vilões do seu desconforto, nesse caso. No Brasil, os caixilhos, geralmente, são de péssima qualidade. É comum vê-los deixando a água passar durante uma chuva forte. E, se a água passa, o som passa com muito mais facilidade.

Há diversas empresas que produzem caixilhos acústicos, normalmente de alumínio e compostos por vidros duplos ou triplos, que vedam muito melhor a sua casa ou apartamento do ruído externo. Estas janelas costumam ter um custo muito mais alto, mas é notória a diferença de desempenho. Ao escolher uma empresa, é importante buscar referências, já que muitos desses caixilhos são de baixa qualidade e vão acabar não cumprindo sua função corretamente.

Além dos caixilhos, há isolamentos acústicos para o restante da fachada, pois muitas das construções atuais apresentam paredes pouco isolantes. Para isso, materiais como lãs de rocha e placas de gesso acartonado, aplicadas na parte interna das paredes, podem ajudar bastante, desde que o conjunto inteiro esteja isolando-o seja, paredes e caixilhos. Não adianta ter uma parede com bom isolamento e um caixilho que deixa o som passar. Esse é um erro bastante frequente.

Quando o ruído que incomoda vem de outro apartamento do mesmo edifício, o problema se inverte. Basicamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com