TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Cientifico

Dissertações: Conhecimento Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 2

A tecnologia é tão antiga quanto à humanidade, seu processo de evolução ocorre permanentemente, resultado do conhecimento cientifico a partir das necessidades humanas, fazendo com que os problemas técnicos sejam solucionados de forma generalizada deixando o individual, para beneficia a sociedade como um todo. Com o desenvolvimento tecnológico, surgiu à era da informação e comunicação. A globalização é responsável pelo avanço acelerado e abrangente desses meios a ponto de causar dependência e influencia no modo de vida, agir e pensar da sociedade, que em grande parte não conseguem mais viver isolado do desenvolvimento, enquanto outros ainda têm dificuldade em se adaptar. A epistemologia é o estudo da ciência e conhecimento filosófico, sobre os princípios, valores e critérios de verificação da verdade dos sistemas científicos.

O desenvolvimento das pesquisas ocorre em longo prazo onde é feito um conjunto de procedimentos e investigação que obtenha um resultado pré-determinado que tenha beneficio para a sociedade e sirva de ponto partido para novas pesquisas ou aperfeiçoamento das mesmas. Com a informação é possível colher dados da experiência de alguém que sejam relevantes para a pesquisa que se deseja fazer,que pode representar significados diferentes a depender da finalidade ou conhecimento da pessoa que a procure,tendo em vista que o conhecimento da vivencia, crença e compromissos, não podendo ser representado por descrição.

O conhecimento sistemático possui métodos em que há organização, ou seja, teoria sistemática. É uma característica do conhecimento filosófico que verifica os valores, uso da razão, e é infalível. Enquanto o Religioso é além de sistemático, valorativo, inverificável, infalível e exato. E o cientifico se caracteriza por ser factual, ou seja, parte dos fatos e volta a eles, transcende aos fatos descartando,produzindo, selecionado os mais relevantes e não somente descrevendo as experiências, mas sintetiza e compara com as existentes, sempre considerando o que pode existir por trás dos fatos encontrados. É racional onde há conceitos e raciocínio lógico, desprezando a sensação ou imagens. Contingente, pois suas hipóteses têm sua comprovação ou negação por meio da experimentação e verificável antes de ser aceito. Objetivo a partir da adequação das hipóteses dos fatos. Considerado falível por não ser definitivo, ou absoluto e nem mesmo final, e é aproximadamente exato. Além de ser sistemático o conhecimento cientifico se diferente dos demais por possui uma metodologia e visão critica.

A ciência pode ser dividida em formais e factuais. Ciências formais estudam as ideias, e seus processos lógicos e matemáticos, enquanto as ciências factuais analisam os fatos que supostamente aconteceu ou acontece no mundo, recorrendo à observação e experiência para confirma ou negar suas hipóteses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com