TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSSIBILIDADES E LIMITES DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA ATUALIDADE

Casos: POSSIBILIDADES E LIMITES DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA ATUALIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  5.273 Visualizações

Página 1 de 2

Existem muitas hipóteses em ciência

Que estão erradas. Isso é perfeitamente

Aceitável, elas são a abertura

Para achar as que estão certas.

Carl Sagan

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA ATUALIDADE

O conhecimento científico na atualidade visa mostrar os constantes avanços na investigação dos projetos científicos, com a globalização e a revolução tecnológica podemos presenciar fatos que acontecem em tempo real em todas as partes do mundo através da internet e da televisão, mostrando as mudanças que ocorrem em diversas culturas. Hoje os cientistas podem através de pesquisas científicas fazer o mapeamento do código do DNA da pessoa, eles acreditam que através dessas pesquisas com células-tronco, podem repor órgãos danificados ou inutilizados. Essas descobertas têm trazido muita esperança aos portadores de necessidades especiais.

Com todos esses avanços os cientistas contribuem cada dia mais para ampliar e melhorar as conquistas da humanidade. A ciência tecnológica, por exemplo, tem mostrado como pode interferir para melhorar a educação. Hoje com os laboratórios de informática em praticamente todas as escolas, ficou bem mais fácil para os educadores trabalharem seus conteúdos com os alunos, que podem obter informações em todas as áreas do conhecimento.

No entanto as grandes descobertas que ocorreram através da ciência para melhorar a vida dos seres humanos, seu quadro contextual agrada a uns e desagrada a outros, uns acreditam ser infinita as possibilidades de desenvolvimento do conhecimento científico, outros, porém dizem que essas possibilidades esbarram em limitações de natureza teórico-metodológica e em limitações de natureza ética, jurídica e política. As limitações teórico-metodológicas referem-se ao desenvolvimento de instrumentos teóricos e de procedimentos técnicos e tecnológicos capazes de permitir o avanço do conhecimento cientifico. Na ética colocam a responsabilidade social que os cientistas devem ter com suas descobertas científicas. As limitações jurídicas são relativas à necessidade de regulamentar, em lei as pesquisas que põem em risco a preservação e continuidade da espécie humana. As limitações políticas dizem respeito ao uso de descobertas cientifica somente para fins pacíficos.

Sabemos que os filósofos e cientistas de hoje teve suas bases nos antigos para chegar ao nível de informações existentes nos dias atuais, sabemos ainda que muitos benefícios sejam entregues a sociedade, mas não podemos esquecer que todos esses benefícios tiveram um preço muito alto para a natureza em si, que perdeu muito de suas florestas para dar lugar ao chamado progresso evolutivo.

Hoje a mesma ciência que criou mecanismos que destruíram matas, rios e florestas têm trabalhado para mostrar aos seres humanos meios de preservação que irão fazer muita diferença para as gerações futuras, tanto no âmbito social quanto cultual. Para tanto faz se necessário uma política de incentivo mais voltado para esse lado da ciência, que tem por objetivo melhorar as condições de vida de todas as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com