TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consideração de dois sistemas principais de banco de dados: MS SQL Server da Microsoft Company e Oracle da Oracle Corporation

Artigo: Consideração de dois sistemas principais de banco de dados: MS SQL Server da Microsoft Company e Oracle da Oracle Corporation. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Artigo  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

Atualmente no universo corporativo, a necessidade constante de gestores de tomar decisões cruciais para os bons negócios das empresas, faz da informação seu bem mais precioso. Nos dias de hoje, com o grande e cada vez maior volume de dados, se torna imprencidível escolher um bom sistema de banco de dados, pois fatores como o tratamento, segurança e principalemte velocidade na busca destas informações pode determinar o sucesso ou fracasso de uma oraganização.

Este artigo destaca os dois principais sistemas de bancos de dados, o MS SQL Server da empresa Microsoft e o Oracle da empresa Oracle Corporation. O presente trabalho tem como meta mostrar alguns conceitos sobre estes bancos, e principalmente realizar testes de desempenho, utilizando a linguagem SQL (Structured Query Language) em um sistema computacional comum a todos, tanto no quesito hardware como no sistema operacional utilizado.

O principal motivo deste artigo não é mostrar qual sistema de banco de dados é melhor, mas sim apresentar algumas caracteristicas que os definem e fazem cada empresa adotar um ou outro, pois se deve ponderar inúmeras outras características antes de escolher um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD), tais como: o custo de implementação e suporte, manutenção, recursos existentes de cada banco e etc.

Vale lembrar, que no mercado de banco de dados, existem também outras opções de bons SGBD´s, como: MySQL, Firebird, DB2 entre outros.

Tem-se então como objetivo, demonstrar como estes dois SGBD´s (SQL Server e Oracle), tratam e manipulam suas informações, e também verificar o tempo de resposta em várias consultas, com um grande volume de dados, para um melhor e imparcial resultado.

2. O uso dos bancos de dados nas empresas brasileiras

De acordo com uma pesquisa de mercado, realizada no ano de 2005, nos meses de abril e maio, pelo grupo Impacta (Impacta, 2005), onde o objetivo desta pesquisa era medir o percentual no uso da infra-estrutura em tecnologia nas grandes empresas do Brasil, neste caso foram entrevistadas duas mil empresas, tinha-se como meta avaliar tanto o quesito do uso de sistemas operacionais, números de equipamentos, número de servidores e também, empresas que utilizam ERP e quais são os gerenciadores de banco de dados mais utilizados por estas companhias.

O SBGD Oracle liderou a pesquisa com 59% das implementações nas companhias entrevistadas, logo em seguida, com 53% aparece o SQL Server, outros sistemas de banco de dados como Progress, Access e DB/2, aparecem com 8%, 7% e 6.5%, respectivamente, observando-se uma diferença significativa, quando comparado com os dois primeiros já mencionados.

Nesta mesma pesquisa, observou-se que grande número das empresas não possuíam nenhum tipo de software de ERP, destas empresas o SQL Server é a preferência com 58.3% e logo depois aparece o Oracle com 38.9%.

Na figura 1, é detalhado o resultado total, incluindo os demais sistemas de banco de dados mencionados pelas empresas nesta pesquisa (Impacta, 2005).

Read more: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/2412/analise-de-desempenho-entre-os-bancos-de-dados-sql-sever-x-oracle.aspx#ixzz31vfa2Gzh

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com