TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção De Ponte De Macarrao

Casos: Construção De Ponte De Macarrao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO

PONTE DE MACARRÃO

Avaré – SP

2012

Introdução:

Esta competição tem como objetivo aplicar os conceitos desenvolvidos em todas as disciplinas dos cursos de Engenharia Civil e de Produção, bem como suas aplicações científicas e tecnológicas de uma situação prática através de uma competição muito simples.

Cada classe se subdividirá em grupos que construirão uma ponte a fim de cobrir um vão livre de 0,50 m com uma ponte que terá de ser feita com spaghetti número 8. A ponte será manuseada apenas pelo próprio grupo e não poderá ultrapassar 250 gramas ( pelas condições de segurança e estrutura dos pilares existentes ). Qualquer violação das normas acima desclassificarão a ponte da competição. Após a suspensão no vão livre, serão introduzidas cargas crescentes na ponte, que deverá suportar um intervalo mínimo de dez segundos. As cargas seguintes irão aumentando até a ponte se romper, caso o rompimento tenha sido durante a contagem do tempo, a carga válida será a anterior.

Observação: Esta forma de carregar poderá ser substituída por um mecanismo, que aplicará a carga de uma forma constante, mais adequado e mais rápido. O grupo vencedor será aquele que suportar a maior razão carga /massa.

Os grupos que não trouxerem a ponte, ou que esta não consiga ficar sob o vão com o suporte, ou que infringirem o regulamento, terão nota zero nesta atividade.

Qualquer outro tipo de problema, não previsto pelo regulamento, será resolvido pelo coordenador dos cursos de Engenharia, professor Floriano Castilho.

Objetivos:

A- Estimular os alunos no trabalho em equipe, desenvolvendo a responsabilidade e divisão do trabalho, utilizar os dons e idéias de cada um, com discussões construtivas.

B- Ter oportunidade de verificar a importância de cada disciplina, dos cálculos envolvidos e, principalmente, na responsabilidade para com as pessoas e com o meio ambiente.

C- Estimular a pesquisa. Descobrir os esforços solicitantes numa ponte.

D- Projetar sistemas estruturais simples.

E- Comunicar e justificar seus projetos em forma oral e escrita.

Materiais e Métodos

Para o presente projeto, os alunos simularão a contratação do grupo por uma empresa. Para isso, serão necessários os seguintes documentos:

1- Requerimento solicitado por uma empresa para construção de 30 pontes

2- A empresa cobrará R$ 5,00 por participante na inscrição

Da avaliação

• Dois representantes de cada grupo (um da Produção e outro da Civil) deverão estar presentes nos momentos de testes

• Para cada ponte deverá ser emitido um projeto, memorial de cálculo, memorial descritivo e um relatório da avaliação de cada participante.

• Será feito o teste de ruptura com todas as pontes. As 10 pontes que tiverem maior , definido abaixo, passarão por mais uma avaliação que serão os documentos.

= , ’=’’+’’’,

”= projeto , cuja nota varia de zero (0) a três ( 3).

”’=memorial descritivo e de cálculo, cuja nota varia de zero(0) a dois ( 2 ) .

• Os três maiores valores de ’ serão os vencedores.

Regulamento:

a) Disposições gerais:

1 - Ao inscrever a ponte na competição, sugere-se que cada integrante do grupo doe um pacote de 500 g de massa do tipo espaguete, que será repassado posteriormente a uma instituição de caridade.

2 - Cada grupo poderá participar com apenas uma ponte.

3 - Antes da realização dos testes de carga das pontes, cada grupo deverá apresentar uma estimativa do valor da carga de colapso de sua ponte e uma lista das colas utilizadas na sua construção.

4 - Na semana anterior à realização dos testes de carga das pontes, será constituída uma comissão de fiscalização presidida pelo(s) professor(es) da(s) turma(s) participante(s) da competição e formada por alunos desta(s) turma(s). Esta comissão estará encarregada de verificar se as pontes se adequam às prescrições do regulamento da competição.

b) Regras para a construção:

1- A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.

2- O vão onde será construída a ponte será de 0, 5 m.

3- Os dois pilares onde será, recebida a ponte já se encontram executados e suportam no máximo 175 gramas cada um , usando um coeficiente de segurança 1,4 , ou seja 1,4 m=175 gramas, sendo m a massa admissível.

4- O vão onde será construída a ponte é sob um túnel de 32 cm de altura e 14 cm de largura.

e) A ponte deverá ser construída com macarrão tipo semolina , nº 8 e cola líquida ( super bonder, cascolar, cola de madeira, de sapateiro, liquidas ou pastosa , não durepóx. )

5- A verificação da carga suportada pela ponte será feita num suporte, de vão 50 cm, 12 cm de largura , Será colocado um fio , sendo esticado até romper a ponte, sendo marcado o valor máximo da carga. Este dispositivo será fornecido logo após, ou na internet, ou à disposição dos participantes.

6- A ponte cuja massa ultrapassar o limite será desclassificada, pois óbvio que vai detonar a coluna, podendo ser testada no final da competição simplesmente para observar o valor da carga , sem concorrer.

Lembrete: A umidade aumenta o valor da massa da ponte.

c) Normas para a apresentação das pontes:

1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com