TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ponte Macarrão

Trabalho Universitário: Introdução Ponte Macarrão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  670 Visualizações

INTRODUÇÃO

Esse relatório descreve o experimento de uma ponte de macarrão objetivando sua elaboração através da utilização de espaguete nº 08, visando determinar seu fator de resistência.

Desde tempos remotos que o Homem necessita de ultrapassar obstáculos em busca de alimento ou abrigo. As primeiras pontes terão surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, processo prontamente imitado pelo Homem, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras.

Com o surgimento da idade do bronze e a predominância da vida sedentária, tornou-se mais importante a construção de estruturas duradouras, nomeadamente, pontes de lajes de pedra.

As pontes podem ser classificadas pelo uso para o qual foram desenhadas ou pelo tipo de estrutura usado na sua concepção.

As pontes são normalmente concebidas para o tráfego de comboios, pessoas (chamadas de 'passarelas') ou automóveis, para oleodutos ou transporte de água. Alguns casos poderão existir restrições ao seu uso como por exemplo no caso de ponte de auto-estradas, nas quais é proibida a circulação de peões e bicicletas, por exemplo.

Assim pretende-se com este projeto o desenvolvimento de uma ponte de macarrão resistente com 12 treliças de sustentação que irão suportar a força de compressão, que atenda aos pré-requisitos estabelecidos pelas normas do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Nove de Julho.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com