TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção enxuta

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.270 Palavras (26 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 26

CONSTRUÇÃO ENXUTA E SUA APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Josenei Marques Barbosa1, Diego Braz Dias1

1 – Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade Paulista Campus Brasília

Resumo: O sistema Toyota desenvolveu um novo sistema de construção, com novos conceitos e técnicas de se construir. Desde a criação do conceito de “Mentalidade enxuta” que se deu da década de 90, baseada no Sistema Toyota Produção, as empresas desenvolveram um novo discurso quanto a essa aplicação. O principal objetivo deste trabalho é introduzir uma nova filosofia de produção para alcançar a melhoria continua nos processos construtivos. A indústria da construção civil, se comparada com a indústria de outros setores, apresenta principalmente a baixa eficiência produtiva e alto índice de geração de desperdícios. Percebe-se que tal setor precisa melhorar, partindo desse pressuposto, pode-se destacar que a integração dos princípios da construção enxuta possibilitou a introdução de uma nova filosofia de produção que ainda está em desenvolvimento e em fase de aprendizado. Nesse sentido para fazer melhorias para um setor com tantos problemas, surge o sistema de construção enxuta. Sabendo da importância de implantar esse modelo, esse conceito nos trás novas formas de gestão para as construtoras, sendo necessária uma mudança na tradicional maneira de construir.

Palavras-chave: sistema produtivo, economia, construção enxuta.

LEAN CONSTRUCTION AND ITS APPLICATION IN CONSTRUCTION

Abstracty: The Toyota system developed a new construction system, with new concepts and techniques to build. Since the creation of the concept of "lean mentality 'that occurred in the 90s, based on the Toyota Production System, the companies have developed a new discourse regarding this application. The main objective of this work is to introduce a new philosophy of production to achieve continuous improvement in construction processes. The construction industry as compared with other sectors of industry, mainly has low production efficiency and high rate of waste generation. It can be seen that this sector needs to improve, under this assumption, it can be noted that the integration of the principles of lean construction enabled the introduction of a new philosophy of production that is still developing and learning phase. In this sense to make improvements to an industry with so many problems, lean construction system arises. Knowing the importance of implementing this model, the concept behind the new management for builders, a change in the traditional and necessary in way of building.

Keywords: production system, economy, lean construction.

1. INTRODUÇÃO

Gerenciar é extremamente importante e necessário quando se procura competência para se trabalhar em um empreendimento. Combater os desperdícios será com certeza a idéia principal do Engenheiro, pois haverá um foco apurado na organização, no planejamento e na boa gestão da construção civil. Este profissional precisa de dados documentados e de vivencia técnica para se debruçar e visualizar os orçamentos, cronogramas e estar visualizando e repassando informações nas reuniões periódicas com todos envolvidos no processo, pois assim terá uma real visualização da obra que dirige. Infelizmente Empresas de pequeno e médio porte não têm esta cultura documental em sua trajetória. Nas fases de uma obra é de fundamental importância os projetos serem respeitados e documentados (MONDEN, 2012).

Uma ferramenta de valor vital para um bom Engenheiro é a Construção Enxuta, totalmente voltada para se evitar perdas em seu processo de produção. Atenta ao menor desperdício, melhor qualidade do produto, maior e melhor produção, um posicionamento dos itens a serem usados no momento certo e claro uma preocupação constante com a satisfação do cliente (MONDEN, 2012).

  • Lean Design - Os itens projetados devem ter fácil entendimento, atender o que o Cliente quer e necessita, e dar assistência técnica na nova ocupação, gerando assim alto nível de satisfação no cliente (MONDEN, 2012).                                                                                                                              
  • Lean Suply - Uma logística no abastecimento e nos serviços de grau excelente e um pequeno estoque para atender uma pequena demanda. O Engenheiro está sempre disponível para atender os problemas mais complexos e corrigi-los ou delegar competência para o seu pronto atendimento (MONDEN, 2012).

         A Construção Enxuta quando bem estruturada permeia uma maior celeridade no processo da obra, com transparência, controle rápido da situação visualmente, gerando assim uma melhor organização num canteiro de obras. Uma aferição do que se produz diariamente e verificação com gráficos e tabelas, com observância do cronograma a longo, médio e curto prazo é de extrema importância levando a um ganho ou fazendo correções nos rumos naquele momento. (WOMACK, 1990).

Infelizmente fatores como instrução, qualificação, baixos salários, entre outros problemas se refletem numa perda na produção enxuta, levando ao mau uso de equipamentos, materiais, má qualidade na mão de obra, quantidade excessiva de material para se produzir um determinado item, etc. Fatores que contribuem para um processo baixo na produção e qualidade da obra. Assim foi pensado em trazer e aplicar a idéia inovadora e de sucesso alcançada pela indústria japonesa de automóveis chamada de Produção Enxuta, sendo adaptada a construção civil com o nome de Construção Enxuta (WOMACK, 1990).

As perdas na indústria da Construção Civil são observadas em níveis financeiros que atinge vários segmentos numa cadeia de produção, onde existem vários itens agregados e físicos que são as pessoas na mão de obra, as indústrias que fabricam e desenvolvem os equipamentos e os materiais usados, e o comércio, uma engrenagem rotativa que faz girar o sistema de produção (AQUINO, 2007).

2. PRODUÇÃO EM MASSA

De acordo com Womack et al (1990), a chave da produção em massa, ao contrário do que muitos pensavam, se baseava em uma intercambiabilidade completa e consistente de partes, e na simplicidade de uni-las. Um dos primeiros passos para tornar este processo mais eficiente foi à divisão em partes, em cada estação de trabalho; nesse caso o trabalhador poderia permanecer no mesmo local por todo o seu turno de produção. Ford conseguiu esta intercambiabilidade entre partes em torno do ano de 1908, e foi além, decidindo fazer com que o trabalhador realizasse apenas uma única tarefa. Adiante, em 1913, ele estabeleceu uma linha de montagem móvel e contínua, na qual o produto percorria a linha de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (449.7 Kb)   docx (206.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com