TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construções sustentáveis

Por:   •  15/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 6

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

São Paulo

2013

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Atividades de Engenharia, do curso de Engenharia Civil, da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof.º Fabrizio de Luis Rosito Listo.

São Paulo

2013


SUMÁRIO

1. EMBASAMENTO TEÓRICO …...............................................................................04

1.1. O QUE É SUSTENTABILIDADE? …....................................................................04

1.2. O QUE É CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL? …...................................................04

1.3. CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS E SEUS BENEFÍCIOS …............................04

2. O PROJETO …...........................................................................................................07

3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................09


1. EMBASAMENTO TEÓRICO

1.1. O QUE É SUSTENTABILIDADE?

O conceito foi dado pioneiramente como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades (BRUNDTLAND, 1987). Pode-se entender também que sustentabilidade é um conceito sistêmico, que relaciona e inclui aspectos econômicos, culturais, sociais e ambientais da sociedade como um todo, e se responsabiliza na importância de como estes aspectos podem se manter em equilíbrio ao longo do tempo.

1.2. O QUE É CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL?

No âmbito da Agenda 21 para a Construção Sustentável em países em desenvolvimento, a construção sustentável é definida como: “Um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmam a dignidade humana e encorajem a equidade econômica.” Portanto, podemos concluir que a construção sustentável é um segmento do princípio de sustentabilidade, porém tem como importância além de promover a prestação de serviço à sociedade, a missão promover a economia, com suas produções absolutamente integradas às normas e atividades que garantam a equidade ambiental.

1.3. CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS E SEUS BENEFÍCIOS

O Parque da Cidade

Caracterizado como um megacomplexo com prédios residenciais, comerciais, shopping e hotel, localizado na cidade de São Paulo, foi considerado referência internacional de desenvolvimento urbano e redução da emissão de CO2, além de ser escolhido como um dos dezoito projetos mais sustentáveis do mundo.

Com vinte e dois mil metros quadrados de área verde, o projeto tem sua importância também pela elaboração de um canteiro de obras sustentável, pois inclui um sistema de captação de energia solar, uso de lâmpadas LED e ar condicionado com sistema para economia de energia elétrica, além da captação de água da chuva, que é reutilizada nos banheiros. Além disso, os sanitários possuem um sistema de esgoto a vácuo, obtendo a economia de água.

Figura 1: Representação do projeto do complexo Parque da Cidade. Fonte: Odebrecht,[pic 1]

California Academy of Science (Museu Acadêmia de Ciências da Califórnia)

Considerada a construção mais sustentável do mundo, tem sua edificação totalmente baseada em tecnologias e práticas sustentáveis. Em sua maioria, é constituído de vidro com efeito bastante transparente, uma vez que foi produzido com baixo teor de ferro, permitindo consequentemente que noventa por cento dos escritórios usem luz natural e economizem energia elétrica. Além disso, a vedação do vidro foi constituída de sessenta mil células fotovoltáicas, capazes de gerar quinze por cento da energia elétrica consumida no edifício, além da água quente, sendo duzentos e treze mil quilowatts por hora.

Outro ponto de destaque da construção é a cobertura denominada “telhado vivo”, pois tem a estrutura composta por mil e duzentas toneladas de solo e plantas vivas nativas, situadas a doze metros acima do nível do terreno. Sua função é controlar a temperatura interna do edifício, dispensando a utilização de ar condicionado no complexo. Esta permite a absorvição de noventa e oito por cento da água da chuva, o que permite que metade seja reutilizado para as atividades do museu. Além disso, permite a entrada de luz natural e expande sua incidência por meio de claraboias instaladas na cobertura.

A Academia possui a maior certificação LEED no mundo, Platinum, obtendo menos custo de operação e manutenção, além de tem um impacto relevante na redução de emissões de carbono, em relação a edifícios convencionais.

Outras medidas que foram implantadas na infraestrutura do museu foram:

  • Praticamente todo o material de construção foi reciclado;
  • Metade da madeira é reflorestada;
  • O isolamento térmico provém de jeans reciclados;

Torre Strata SE1 em Londres

A torre ecologicamente correta é o maior arranha-céu residencial em Londres, única no mundo com turbinas eólicas acopladas em sua estrutura. Com cento e quarenta e oito metros de altura, contempla com as turbinas eólicas integradas na estrutura com um sistema anti-vibrações, para que o imóvel não trema, tendo cada uma nove metros de diâmetro e cinco pás no intuito de reduzir o ruído. Elas podem produzir juntas até cinquenta , representando cerca de oito por cento de toda a energia consumida nos quatrocentos e oito apartamentos.

Possui também o uso de ventilação natural, fachada térmica de alto desempenho e controle de iluminação, fazendo com que o edifício emita em até setenta e três e meio por cento a menos de gás carbônico que um edifício convencional.

[pic 2][pic 3]

De maneira geral, os benefícios em geral que são obtidos com as construções sustentáveis são:

I. Segundo um estudo da Força-Tarefa de Construção Sustentável da Califórnia feito em 2003, um projeto verde com investimento de apenas dois por cento pode produzir uma economia de até dez vezes que seu investimento inicial, com base em um período de vinte anos de construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (278.6 Kb)   docx (69.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com