TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contenção de Pneus para Taludes

Por:   •  27/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 12

Contenção Ecológica para Taludes

Contention For Ecological Slopes

Carlos Rafael de Giacomo e Abreu1; Iracema da Silva Cunha2 ; Isadora Martinez Ribeiro de Oliveira3; Leonardo Ribeiro Fialho4 ; Luan Augusto Pedrosa de Oliveira5; Raffaela de Oliveira Dias Papa6; Roberto de Oliveira Moura Neto7; Yann Nunes de Oliveira8; Wagner Pedro da Silva9 ; Adriana dos Reis Silva10 ( Orientadora).

[pic 1]

Resumo: Esta pesquisa apresenta um modelo de contenção de taludes construída de forma sustentável através da reutilização de pneus e de resíduos de construções civis, visando diminuir o impacto ambiental causado por esses materiais além de minimizar principalmente a incidência de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, já que estes utilizam o pneu como local de criadouro. A proposta de implantação é para locais com grande índice de erosão e de encostas sendo sua construção favorável também para área de favelas. No artigo pode-se concluir que além de uma solução sustentável, a construção de uma contenção com pneus também ajuda a sociedade na diminuição de surtos de doenças.

Palavras-chave: Talude, Contenção, pneus, sustentável, doenças.

Abstract: This research presents a slope containment model built in a sustainable manner by reusing tires and waste civilian buildings in order to reduce the environmental impact of these materials as well as mainly minimize the incidence of diseases transmitted by the mosquito Aedes Aegypti, since they use the tire as a place of breeding. The implementation proposal is for areas with high erosion rates and slopes with its favorable construction         mainly         for         area         slums. In the article it can be concluded that addition of a sustainable solution, the construction of a containment tires also helps decrease society in disease outbreaks .

KEYWORDS : Embankment , Contention , tires, sustainable diseases.

____________________________________________________________________________

1 Introdução

Os pneus foram inventados em 1845 depois que o norte-americano Charles Goodyear descobriu casualmente o processo de vulcanização quando deixou cair borracha e enxofre no fogão (BULLETIN, 1999, p. 4-5).

Fazendo com que os pneus se tornassem, então, substitutos das rodas de madeira e ferro, usadas em carroças e carruagens.  A maior parte deles hoje é fabricada com elementos apresentados a seguir.

Tabela 1

Composição dos pneus

Material

%

Borracha/Elastomeros

47,0%

Negro de fumo

21,5%

Aço

16,5%

Têxtil

5,5%

Óxido de zinco

1,0%

Enxofre

1,0%z

Aditivos

7,5%

Fonte - Convenção de BRASÍLIA, 2014.

Um estudo realizado pela universidade de Vrije na Holanda descobriu que todas os dias são fabricados

cerca de 2 milhões de novos pneus no mundo, Isso significa uma produção anual de 730 milhões de unidades.  Em contrapartida, hoje são transformados em sucata 800 milhões de pneus por ano.

Devido à falta de programas ambientais que incentivem a reciclagem e reutilização dos pneus, o fim dado a estes resíduos são inapropriados, tendo em vista que é comum vê-los descartados em ruas, lotes vagos, áreas de aterro sanitários e empilhados em fundo de lotes residenciais. A consequência destes atos para o meio ambiente é incalculável e irreversível, já que o tempo de decomposição deste material é superior a 150 anos. (VELOZO, 2005)

Causadores de grandes danos ambientais, esses resíduos urbanos também contribuem para o aumento demasiado de surtos de doenças como Dengue, Zica vírus e Chikungunya, todos transmitidos pelo mosquito Aedes  Aegypti, que tem como principal  local para  sua procriação os pneus abandonados  no meio devido a sua facilidade de acumular água.

O número de casos prováveis de dengue cresceu 53% nos dois primeiros meses de 2016 se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados do ministério da saúde. Ao todo foram notificados 396.582 casos de dengue no país entre os dias 3 de Janeiro e 27 de Fevereiro. No mesmo período do ano anterior eram 259.827 registros (CACIAN, 2016).

Diante do contexto atual, este artigo apresenta a possibilidade de se reutilizar os pneus em estruturas de arrimo para fazer a contenção de taludes, uma solução sustentável que contribuirá com a redução dos surtos de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Esta técnica também propõe a reciclagem de resíduos de construção civil, aproveitando o uso de matérias não convencionais, associados a mecânica dos pneus e ao baixo custo da obra.

Assim esta pesquisa chama a atenção principalmente para a conscientização de engenheiros, já que as utilizações de matérias como carcaças de pneus envolvem soluções criativas e aplicações diversificadas.

2  O Projeto

Um vasto projeto de pesquisa relacionada a contenções foi executado, visando o estudo de uma técnica para estabilização de taludes através de uma contenção construída de pneus descartados no meio ambiente.

Esse projeto envolvem estudos de textos redigidos pela autora Ana Cristina Sieira (2002) e de dados publicados pelo Instituto Geotécnico de Minas Gerais (2015).

O trabalho proposto se faz a partir da construção de um muro experimental executado com pneus dispostos em camadas horizontais. Nesse muro os pneus serão amarrados entre si com arame e preenchidos com resíduos civis compactados. O arame utilizado para a amarração deve ser envolto em material plástico para que sua durabilidade seja maior pois o ph da terra, caso seja acima do indicado pode danificar o arame comprometendo assim a estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (500.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com