TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladores De Motor De Passo

Dissertações: Controladores De Motor De Passo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  2.550 Palavras (11 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 11

Podemos controlar o motor de passo de diversas maneiras, como observamos nos slides. Faça uma pesquisa de outros tipos de controles para Motor de Passo. Existem também circuitos integrados dedicados para controlar o Motor de Passo. Esta pesquisa deve ser feita pelos integrantes da ATPS.

Nesta pesquisa indicar as fontes pesquisadas.

Data de entrega dia da Avaliação Bimestral.

Atividade valendo 1,0 ponto.

Observar as normas ABNT para entrega (fontes, espaçamento, etc.).

Controle de motor de passo pela porta paralela do PC

O CIRCUITO DA INTERFACE

O coração do circuito é um transistor Darlington TIP120 que permite controlar uma corrente de até 5 A em modo contínuo, ou 8 A em modo pulsado. Devido a seu elevado ganho (maior que 1000x) estas correntes podem ser controladas por correntes de base na faixa de miliampères. Sendo assim, a porta paralela do PC, cuja capacidade de fornecimento de corrente varia entre 6 e 20 mA, é suficiente para acionar o transistor de potência sem risco de dano. No nosso caso foi utilizado um resistor de 10 kΩ ligado à base do transistor, o qual limita a corrente em 0,5 mA mesmo em caso de um curto-circuito. A figura 1mostra o esquema do circuito de acionamento para um motor de passo. Para acionar dois motores basta duplicar este circuito. A figura 2 mostra o circuito montado em uma placa padrão.

Nosso motor consome aproximadamente 0,8 A por fio e o circuito funciona sem problemas. Para correntes mais elevadas o resistor de base pode ser reduzido até 2,7 kΩ. A ligação com a porta paralela do PC se dá pelas saídas de dados (D0 a D8) do conector DB25, pinos de 2 a 9 respectivamente. O ideal é conectar os quatro fios do primeiro motor às saídas de dados de zero (D0) a três (D3), e no caso de um segundo motor, conectar os outros quatro fios às saídas de quatro (D4) a sete (D7).

Mesmo sabendo que o TIP120 vem com um diodo de proteção interno, é interessante incluir um diodo extra, que pode ser um 1N4001, em paralelo com a carga sempre que esta for indutiva (motores de passo, relés,...).

As entradas de informação foram configuradas para monitorar microchaves de fim de curso do motor de passo. A figura 3 ilustra um esquema simplificado de um circuito de entrada. A porta paralela conta com 5 entradas simples e, portanto, se for necessário empregar mais de uma microchave, bastará repetir o circuito em questão. A chave pode ser empregada tanto nos modos normalmente aberto ou fechado, e seu funcionamento obedece à tabela 1.

O sinal da chave deve ser conectado em um dos pinos de entrada simples da porta paralela, cuja listagem está na tabela 2, pois existem pinos bidirecionais que podem ser queimados em caso de escrita com a chave fechada. A queima pode ocorrer, neste caso, porque a corrente drenada pelo resistor de 330 Ω pode exceder o limite da porta.

CONTROLADOR DE MOTOR DE PASSO VIA USB

Este é um exemplo que a demonstração como controlar alguns dispositivos via USB interface. O programa de software para PC com o Delphi. Característica: - PIC18F4550 CPU com interface USB de velocidade total de 48MHz. - USB 2.0 de cumprimento - Usar no chip controlador USB - Controle de 1 motor de passo. - MPLAB C18 para o firmware em dispositivos USB lateral. - Delphi 6 para o software PC Host. Dispositivos USB lateral Figura 1. é o esquema para este exemplo. PIC18F4550 se os principais dispositivos que se comunicam com o PC e controle motor de piso. A fonte de alimentação veio de +5 V para o circuito, exceto VBUS + Vmotor que devem utilizar fonte de alimentação externa que dependem motor de piso requer. Se você adicionar mais componentes em circuitos que se chegou corrente total mais de 250mA você deve usar +5 V da fonte de alimentação externa, em vez Vbus.

Controle universal para motor de passo (MEC007)

No projeto de automatismos industriais, robótica ou ainda com finalidades didáticas, um controle de motor de passo é um ponto crítico que deve ser enfrentado pelo técnico, engenheiro ou estudante e que admite diversas soluções. O circuito que apresentamos é bastante simples por usar componentes comuns e pode utilizar drives de diversas faixas de potências os quais serão escolhidos conforme o motor e a aplicação.

Existem muitas formas de se controlar um motor de passo a partir de sinais obtidos de circuitos lógicos ou simplesmente de um pulsador para demonstrações.

O circuito que descrevemos se caracteriza pelo uso de componentes comuns na parte geradora dos pulsos de controle e, além disso, permite que na etapa de potências componentes especiais ou mesmo transistores sejam usados.

Tudo isso significa facilidade de se usar o circuito e ainda de adaptá-lo para aplicações específicas que vão desde o controle de máquinas industriais ou robôs até simplesmente uma demonstração num curso de robótica ou mecatrônica.

O circuito é alimentado por tensões de 12 Volts e a etapa de potência pode ser alimentada com tensões que dependem do motor usado.

Com alimentação a partir de 5 Volts o circuito também funcionará e poderá ser interfaceado com circuitos digitais convencionais e até mesmo com um PC a partir de um buffer apropriado.

Como Funciona

O circuito pode ser dividido em dois blocos. O primeiro consiste na etapa de controle e o segundo no acionador de potência para motores de passo unipolares. Um diagrama de blocos é mostrado na figura 1, a partir do qual fica mais fácil entender o princípio de funcionamento do controle.

Na entrada temos um multivibrador astável com base no conhecido circuito integrado 555 que tanto pode ser usado na condição de demonstração do funcionamento como para a prova do motor.

O potenciômetro permite controlar a velocidade do motor quando ele for acionado de modo contínuo, o que é conseguido pressionando o interruptor ligado na saída (pino 3) do circuito integrado 555.

Nesta condição o motor de passo pode ser usado como um motor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com