TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Eletronico

Artigos Científicos: Controle Eletronico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 4

CONTROLE ESTRATÉGICO

Controle é a função administrativa que faz parte do processo administrativo, mede e avalia o desempenho em função dos padrões e critérios esperados e toma ação corretiva quando necessária. Assim, o controle é um processo essencialmente regulador que serve para manter as coisas nos devidos lugares.

Controle estratégico – também denominado controle organizacional é tratado no nível institucional da empresa e se refere aos aspectos globais quem envolvem a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de tempo é o longo praza. Seu conteúdo e genérico e sintético.

Fases do controle Organizacional – O controle no nível de toda organização é um processo cíclico e interativo constituído de quatro fases.

Estabelecimento de padrões ou critérios de desempenho organizacional – que serão os objetivos a serem alcançados.

Avaliação do desempenho organizacional – para obter dados a respeito de como os planos estão sendo executados.

Comparação do desempenho ou resultado com o padrão – Para mensurar ou avaliar o desempenho em função dos padrões desejados.

Ação corretiva – o desvio entre o desempenho atual e o desempenho esperado.

Estabelecimento de padrões de desempenho

Normalmente, padrões são metas de desempenho. Podem ser tangíveis ou não tangíveis, vagos ou específicos, mas sempre relacionados com o resultado que se deseja alcançar. Os padrões são normas pelas quais é possível ter a exata compreensão do que se deve fazer, bem como o nível de excelência a alcançar.

Os padrões precisam ser claros e específicos, objetivos e simples para facilitar seu uso. Além disso, empresas bem-sucedidas costumam fixar padrões elevados em relação às empresas concorrentes para alcançar melhor qualidade, produtividade, agilidade e redução de custos.

Avaliação do desempenho ou do resultado organizacional

A avaliação do desempenho organizacional exige uma definição exata do que se pretende medir ou mensurar. Caso contrário, o processo cairá em erros e confusões. O sistema de controle depende da informação imediata a respeito do desempenho, e a unidade de medida e evolução deve estar de acordo com o padrão predeterminado.

A avaliação do desempenho organizacional pode ser feita por:

1. Observação: é o acompanhamento cotidiano das ações empresarias por parte de seus dirigentes.

2. Instrumentação: é a obtenção de dados e informações por relatório periódico de informações da empresa e de instrumentos de aferição e controle disponíveis.

3. Relatório escrito: é a obtenção de dados e informações por relatório periódico expedido pelas varias unidades da empresa, que relatam desempenho e resultados alcançados no período.

4. Resultados Alcançados: é o controle feito pelo acompanhamento de resultados alcançados em comparação com metas objetivas previamente fixadas ou negociadas com as unidades da empresa.

Tipos de controles estratégicos

O controle estratégico recebe também a denominação de Controle Organizacional: é o sistema de cúpulas que controla o desempenho e os resultado da empresa como um todo, tendo por base as informações realimentadoras provenientes do ambiente externo da empresa ou do nível intermediário. Depois de estabelecidos os objetivos a serem alcançados e elaborados os planos para alcança-los, a função do controle estratégico envolve a aferição das condições reais, seu confronto com os padrões e o inicio de uma realimentação que possa ser utilizada para coordenara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com