TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contrução Sustentável

Por:   •  15/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

A reciclagem dentro da construção civil

  1. Delimitação do tema

A construção civil interfere no meio ambiente de forma significativa, desde a utilização de recursos e geração de grandes volumes de resíduos até a utilização de terrenos antes ocupados por vegetações nativas. Visando esse problema, após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizada no ano de 1972, houve de forma generalizada uma preocupação com o desenvolvimento da humanidade e seus impactos. Surge então o conceito de desenvolvimento sustentável, que foi fortalecido no evento histórico da ECO92 onde chegou-se ao consenso de que o desenvolvimento sustentável é a forma mais coerente e eficaz de abranger tanto o desenvolvimento das civilizações assim como os recursos e as consequências ambientais geradas por esse mesmo desenvolvimento, principalmente no que se diz respeito a infraestrutura nas cidades. A partir daí métodos de reaproveitamento e reciclagem de resíduos de construção civil e demolição surgiram, visando diminuir o impacto ambiental. Também acarretou a utilização de produtos recicláveis nos projetos, reutilizando tanto o resíduo da própria construção, como o resíduo doméstico. Como efeito disso, há diversos benefícios que, mesmo em pouco tempo de existência dessa política sustentável, já são notáveis, como diminuição dos custos das obras, a boa utilização dos recursos, minimização de perdas e desperdícios de recursos, revalorização da matéria-prima descartada, entre outros.

Como incentivo para essa prática sustentável, há atualmente certificações ambientais, conhecidas como selos verdes, que garantem a aplicação de práticas sustentáveis e em suma agregam valor às construções. Dentre as certificações mais conceituadas, pode-se citar a LEED, concedida pela consultoria Green Building Council concedida a empreendimentos com práticas sustentáveis e normas pré-estabelecidas que são cumpridas durante a instalação da obra, a AQUA (Alta Qualidade Ambiental do Empreendimento) pelo qual uma série de requisitos tem que ser atendido para obtenção da certificação.

  1. Problema de pesquisa

Quais os efeitos da real aplicação de medidas sustentáveis a longo prazo?

Grande parte do volume de resíduos gerados nas cidades são entulhos provenientes da construção civil, oriundos de grandes obras e demolições de edificações, tornando um problema para a cidade. Dados da Abrelpe - Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, obtidos no ano de 2010, demonstram o impacto do resíduo sólido de construção civil e demolição, onde dos 60,8 milhões de toneladas de lixo sólido, 31 milhões de toneladas são resultantes de novas construções e demolições. Outra problemática envolvida é a utilização de recursos naturais como madeira, água, minérios, entre outros que são usadas de forma inconsciente e sem reutilização. Isso acarreta um impacto de grande dimensão no meio ambiente.

Figura 1 - Classes de resíduos sólidos de construção civil e demolição

[pic 1]

Fonte: http://www.cacambascapital.com.brimagesimagensclassificacao.png

  1. Hipótese

Baseado na problematização supracitada, chega-se à hipótese de que os efeitos de aplicações sustentáveis na construção civil são os mais positivos possíveis. A união de desenvolvimento e reutilização trará benefícios a curto e longo prazo. A curto prazo, o barateio dos custos das obras e o investimento em pesquisas afim de melhorar o desenvolvimento sustentável. A longo prazo, a redução do volume de resíduos gerados, pois estes serão reaproveitados e reciclados e a diminuição do uso de matérias-primas e recursos naturais.

  1. Justificativa

O interesse surgiu após aulas ministradas pelo professor da Universidade Católica de Brasília, Willem Wily nas aulas da disciplina de ciências do ambiente, onde foi abordado o tema de sustentabilidade e reutilização dos resíduos gerados na construção civil. Os principais interessados no projeto são as pequenas e grandes construtoras, que terão notáveis aumentos nos lucros. Porém, o projeto abrange a sociedade como um todo, já que os benefícios vão além do âmbito econômico.

Cientificamente, a relevância da pesquisa daria início a uma nova era na área da construção e da engenharia civil. O desenvolvimento desenfreado daria lugar a um pensamento mais sustentável e buscaria novas formas de realizações, garantindo o investimento em pesquisas para atender o novo modo de construir. Isso implicaria uma nova era na história da construção e das infraestruturas das cidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (87.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com