TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrente Alternada

Exames: Corrente Alternada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

Diferenças entre Corrente Alternada (CA) e Corrente Contínua(CC):

A diferença entre CA e CC está no sentido em que cada uma delas segue, a CA varia em função do tempo, porém a CC permanece constante independente do tempo percorrido.

Também é importante salientar que a Corrente Alternada é composta por fases e o fio neutro, quando a Corrente contínua é constituída pelos pólos positivo e negativo.

Outra diferença entre essas duas correntes é que a transmissão de energia elétrica é mais eficiente com a Corrente Alternada já que essa possuí capacidade de transmitir energia elétrica por longas distâncias com pouca perda (queda) de tensão, pois a mesma tem facilidade de alterar os valores de tensão por meio de transformadores, o que não ocorreria com a Corrente Contínua.

Gráfico de Corrente Alternada (Senóide):

Gráfico de Corrente Contínua:

Geradores que podem dar funcionalidade a corrente elétrica:

Gerador Síncrono;

Gerador de indução ou Gerador Assíncrono;

Gerador de Corrente contínua;

Van de Graaff

Frequência de operação entre vários países do mundo:

Fonte: http://eletrocuriosidades.blogspot.com/2013/02/niveis-de-tensao-e-frequencia-por-pais.html

Quadro explicativo sobre frequência de operação das diversas correntes utilizadas em vários países.

Quais as vantagens e desvantagens em utilizar as transmissões elétricas em corrente alternada.

A transformação de alta tensão para a baixa tensão, utilizando um transformador. Nesse caso os cabos usados para transmitir eletricidade por longas distâncias resistem a esse fluxo, sendo assim, altas tensões devem ser usadas para forçar a eletricidade por eles. Essas tensões podem ser perigosamente altas caso cheguem em residências ou comércios, logo, os transformadores são usados para reduzi-las antes da eletricidade ser entregue ao usuário final. No Brasil, a eletricidade é entregue aos usuários em diferentes tensões, 127 v (vulgarmente conhecida de 110 v) ou 220 v, dependendo da região; existe também a tensão de 380 v, restrita a algumas cidades interioranas.

Motores de corrente contínua:

“Máquinas” capazes de converter energia mecânica em energia elétrica, têm grande aplicações nas indústrias, além de que são essas máquinas (motores de corrente contínua) que fazem variações de velocidades, como por exemplo: esteira ou comboio.

Elementos constituintes de motores de corrente contínua:

Rotor (armadura)

Parte girante, montada sobre o eixo da máquina, construído de um material ferromagnético envolto em um enrolamento chamado de enrolamento de armadura e o anel comutador. Este enrolamento suporta uma alta corrente em comparação ao enrolamento de campo e é o circuito responsável por transportar a energia proveniente da fonte de energia.

Anel comutador

Responsável por realizar a inversão adequada do sentido das correntes que circulam no enrolamento de armadura, constituído de um anel de material condutor, segmentado por um material isolante de forma a fechar o circuito entre cada uma das bobinas do enrolamento de armadura e as escovas no momento adequado. O anel é montado junto ao eixo da máquina e gira junto com a mesma. O movimento de rotação do eixo produz a comutação entre os circuitos dos enrolamentos.

Estator (Campo ou excitação)

Parte estática da máquina, montada em volta do rotor, de forma que o mesmo possa girar internamente. Também é constituído de material ferromagnético, envolto em um enrolamento de baixa potência chamado de enrolamento de campo que tem a função apenas de produzir um campo magnético fixo para interagir com o campo da armadura. Em algumas máquinas comercializadas no mercado é possível encontrar enrolamentos de compensação que tem como função compensar o efeito desmagnetizante da reação de armadura e enrolamentos de comutação que tem como função diminuir o “faiscamento” no anel comutador.

Escovas

Peças de grafite responsáveis por conduzir a energia para o circuito do rotor.

Funcionalidade :

Pode ser utilizado como gerador ou motor.

Gerador:

Nesse caso a energia mecânica e feita através do torque e da rotação do eixo da máquina, um exemplo disso é que a fonte de energia mecânica pode ser uma turbina hidráulica, eólica, etc.

A energia mecânica gerada tem por objetivo produzir o movimento relativo entre os condutores elétricos dos enrolamentos de armadura e o campo magnético produzido pelo enrolamento de campo e desse modo, provocar uma variação temporal da intensidade do mesmo, e assim pela lei de Faraday induzir uma tensão entre os terminais do condutor. Desta forma, a energia mecânica fornecida ao eixo, é armazenada no campo magnético da máquina para ser transmitida para alimentar alguma carga conectada à máquina.

Motor:

No caso de motores, o funcionamento é inverso: energia elétrica é fornecida aos condutores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com