TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criptografia

Exames: Criptografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 2

A Criptografia é considerada a ciência e a arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código, de forma que apenas o destinatário possa obtê-la. O termo Criptografia surgiu da fusão das palavras gregas “Kryptos”, que significa “oculto” e “gráphein”, que significa “escrever”, logo criptografia significa escrita oculta.

A Criptografia tem como objetivo ocultar o significado de uma mensagem, sendo capaz de ser entendida apenas pelo receptor desejado. Quando uma informação não cifrada é enviada de uma pessoa (ou organização) para outra é chamada de “texto claro”. Quando um texto claro é convertido em um código cifrado, chamamos de cifragem, quando é feito o processo contrário, chamamos de decrifagem.

Quando terceiros tentam ter acesso a mensagem cifrada com o propósito de determinar o texto original ou mesmo a chave, chamamos de criptonanálise (do grego analisys, que significa decomposição). O estudo da criptografia e criptoanálise é denominado criptologia.

exemplo, os antigos chineses usavam seda fina para escrever uma mensagem, depois amassavam esse papel até formar uma pequena bola, que eram cobertas com cera e o mensageiro engolia.

Outro exemplo do uso dessa técnica foi dado durante a Segunda Guerra Mundial, a esteganografia era usada para comunicar estratégias de movimentação a tropas distantes, espionagem, etc. Alguns agentes reduziam fotograficamente uma página de texto até transformá-la num ponto com menos de um milímetro de diâmetro. O microponto era oculto sobre o ponto-final de uma carta. As vezes, as mensagens eram escritas com tinta invisível, apenas visível quando o papel era aquecido.

Apesar da esteganografia e a criptografia serem ciências independentes, uma originou a outra e para que se possa obter segurança máxima é possível misturar as duas ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com