TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cronologia da História dos Computadores

Seminário: Cronologia da História dos Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  Seminário  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Cronologia da História dos Computadores

1941 - Resultado da 2a Guerra Mundial, o computador Z3, construído pelos alemães, tinha como principal função a codificação de mensagens. Porém foi destruído em Berlim nos deixando pouquissímas informações.

1943 - Assim como os alemães, os ingleses também foram em busca de tecnologias para decifrar códigos secretos construindo então, o Colossus (Serviço de Inteligência Britânico). Possuindo dimensões gigantescas, o Colossus funcionava por meio de válvulas chegando a processar cerca de 5 mil caractéres por segundo. Ele foi inventado por Alan Turing.

1944 - O Mark I (Howard Aiken) foi o primeiro computador eletromecânico construído. Bastante diferente dos computadores atuais, o Mark I possuía 18 metros de comprimento, dois metros de largura e pesava 70 toneladas. Era constituído por 7milhões de peças móveis e sua fiação alcançava 800 Km. Com a chegada dos computadores eletrônicos o Mark I logo foi substituído.

1945 - John von Neumann, engenheiro matemático húngaro e naturalizado americano desenvolveu um projeto de computador baseado na lógica, com armazenamento eletrônico da informação e de dados de programação. O computador processaria os dados de acordo com as necessidades do usuário, ou seja, as instruções não viriam pré-determinadas. Mais tarde esse computador foi construído recebendo o nome de Edvac.

1946 - John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com cientistas da Universidade da Pensylvânia, construíram o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator). O ENIAC possuia aproximadamente 18 mil válvulas, pesava 30 toneladas e chegava a consumir 150 KW. Em contrapartida superava em mil a velocidade dos outros computadores, chegando a realizar 5 mil operações por segundo.

1947 - Presper Eckert e John Mauchly, pioneiros na história da informática, fundaram a Cia. Eckert-Mauchly Computer Corporation, com o objetivo de fabricar máquinas baseadas em suas experiências como o ENIAC e o EDVAC.

1949 - Thomas Watson Jr. em uma palestra em um encontro de vendas da IBM prenunciou que todas as partes moveis em maquinas seriam substituídas por componentes eletrônicos em uma década.

1951 - O Univac foi o primeiro computador comercializado. Projetado por J. Presper Ecker e John Mauchly, executava 1905 operações por segundo e seu preço chegou a US$1 milhão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com