TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso De Flash

Artigo: Curso De Flash. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO E TESTE DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO.

Leny Pereira Pardim, lenypp@gmail.com

Alexandre Geraldo Viana Faria, alexandre.faria@ifms.edu.br

IFMS/COXIM

Resumo

Nossa pesquisa desenvolveu-se qualitativamente com professores do ensino básico na cidade de Coxim –MS, caracterizou-se por ser exploratória, descritiva e os dados coletados foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo. Foram utilizados os pressupostos teóricos de Gaston Bachelard(1996), que nos mostraram possíveis dificuldades no conteúdo de química, e as contribuições de Jean-Pierre Astofi(1994 , que nos indicaram as possibilidades de superação dessas dificuldades. Por meio de um curso de formação continuada de 40 horas, preparamos esses professores para que pudessem aplicar aos seus alunos uma sequência didática que possibilitasse a identificação, a fragilização e a superação de um obstáculo epistemologico. Os resultados preliminares obtidos com essa ação indicam que essa preparação se mostrou eficiente.

Palavras chave: Obstáculos Epistemológicos, misturas, formação continuada.

1. Introdução

A formação continuada e a constante atualização dos conhecimentos dos professores é que poderá contribuir na aprendizagem de estudantes. Dentro desta perspectiva, é importante oportunizar cursos de aperfeiçoamento, palestras, minicursos e outros, possibilitando um repensar nas práticas docentes, e que poderá proporcionar um olhar ampliado ao processo de ensino aprendizagem. Com o intuito de atender essa perspectiva educacional, desenvolvemos uma formação continuada para professores de ciências de escolas públicas da cidade de Coxim-MS, no câmpus do IFMS, para 10 professores.

Num primeiro momento foi apresentado o conceito de obstáculo epistemológico de Gaston Bachelard (1996), que mostra possíveis dificuldades na compreensão de conceitos científicos, juntamente com as contribuições de Jean-Pierre Astofi (1994), que possibilita a superação de obstáculos.

Faria (2006), utilizando a ideia de obstáculos epistemológicos, Identificou problemas na incompreensão de estudantes com relação aos conceitos científicos envolvidos na heterogeneidade do sistema água e óleo, já que esses insistentemente atribuem à densidade o motivo desse fenômeno, sendo que apenas mostrar aos estudantes os conceitos corretos não é suficiente para compreendê-los. Com a utilização da sequência didática desenvolvida por Faria (2010), que proporciona a superação dos obstáculos epistemológicos, é que o aluno possa a apresentar corretamente os conceitos que se articulam para explicar a imiscibilidade do sistema água e óleo. Essa sequência didática foi utilizada no treinamento dos professores, por meio de uma formação continuada de 40 horas.

Avaliamos se essa sequência didática, quando utilizada por esses professores, também teria a mesma eficácia como meio de fragilizar, transpor e destruir os possíveis obstáculos epistemológicos sobre a compreensão do sistema água e óleo.

Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo que para Minayo (2006) é uma forma de expressar dados colhidos qualitativamente, mas que apresenta a mesma lógica de dados quantitativos.

2. Fundamentação Teórica

A formação continuada de professores acontece, principalmente, para o aperfeiçoamento profissional, mas também para reflexões críticas sobre a pratica pedagógica. A melhoria no ensino e na aprendizagem passa pela preocupação do professor em se melhorar como profissional. Em Mato Grosso do Sul a formação continuada de professores acontece nas escolas estaduais e municipais, sob orientações de diretores e coordenadores, porém poucas vezes com a participação de pesquisadores dos mecanismos de ensino e aprendizagem. A boa formação e a constante atualização de professores podem possibilitar uma aprendizagem melhor aos estudantes. Neste contexto, é importante oportunizar cursos de aperfeiçoamento, possibilitando uma nova reflexão sobre as práticas docentes. Conforme mencionado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL 1997), refletir sobre a prática docente é uma tarefa que deveria ser realizada constantemente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com