TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Edificações Integrado ao Ensino Médio.

Por:   •  1/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 5

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

IFPB – Campus João Pessoa.

Curso de Edificações Integrado ao Ensino Médio.

Matheus Pontes Virginio.

Instalações Hidrossanitárias

Profa. Dra. Claudiana Maria da Silva Leal

RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO:

Visita realizada em 15 de dezembro de 2015 ao Instituto Nacional do Semiárido – INSA, sediado na cidade de Campina Grande, PB.

João Pessoa, PB

20 de Janeiro de 2016

APRESENTAÇÃO

Atendendo a solicitação da Professora Dra. Claudiana Maria da Silva Leal, da disciplina de Instalações Hidrossanitárias, apresento o relatório das atividades desenvolvidas durante a aula de campo do dia 15 de dezembro de 2015 no Instituto Nacional do Semiárido - INSA, no município de Campina Grande, PB.

O INSA, sediado no bairro do Serrotão na cidade de Campina Grande, é uma Unidade de Pesquisa integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atuante em todo Semiárido brasileiro, uma região que corresponde a 11% do território nacional brasileiro.

Criado em 2004, através da Lei nº 10.860, de 14 de abril de 2004, e tendo iniciado suas atividades no ano de 2006, o Instituto atua como correspondente científico do Brasil junto à Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) e Ponto Focal na América do Sul na Cúpula América do Sul-Países Árabes (ASPA), do Marco de Cooperação nas áreas técnica, científica e tecnológica.

Sendo sua missão a de viabilizar soluções interinstitucionais para a realização de ações de pesquisa, formação, difusão e formulação de políticas para a convivência sustentável do Semiárido brasileiro a partir das potencialidades socioeconômicas e ambientais da região.

As ações do INSA são baseadas em três eixos: pesquisa, formação e promoção de políticas públicas. O Instituto foi criado na busca do desenvolvimento tecnológico e científico da região do semiárido brasileiro. As linhas de pesquisa que norteiam o trabalho realizado no INSA, são as seguintes:

  • Recursos Hídricos;
  • Biodiversidade;
  • Desertificação;
  • Gestão da Informação;
  • Tecnologias da Informação;
  • Sistemas de produção.

ROTEIRO

O roteiro adotado no dia da visita técnica foi o seguinte:

Chegada à empresa às 8 horas.

• Visita aos setores da sede: Auditório, Área externa, Sistema de captação de água pluvial, Estação de Tratamento de Esgoto e o cactário.

• Visita aos setores da estação experimental: Barreiro, Riacho, Curral, Setor de coleta de biogás e o Laboratório de replicação de mudas.

• Término da visita às 11h.

DESENVOLVIMENTO

Assim que chegamos no INSA, fomos recepcionados por um engenheiro do Instituto, o Everaldo, que nos conduziu ao Auditório para nos apresentar a história, a missão do Instituto e as atividades desenvolvidas no seus espaços.

Em seguida ele nos mostrou a coleta de água dos telhados, onde o primeiro milímetro de chuva é descartado por causa de agentes contaminantes, e que em seguida essa seria coletada em um sistema integrado por  33 reservatórios com capacidade de 20000 L cada, sendo esta tratada com a adição de pastilhas de cloro  permitindo , desta forma,  utilizá-la para nas atividades do próprio INSA, exceto para consumo humano

        Depois conhecemos a estação de tratamento do esgoto produzido no INSA, que é composto por fossas que recebem as águas cinzas e as águas negras, tratando-as por fases retenção das partículas sólidas e de extermínio de microrganismos por uma fase anaeróbia e outra aeróbia com a adição de luz solar, que tem funciona como exterminadora de alguns tipos de microrganismos que podiam estar contaminando a água. Terminado o tratamento essa água poderia servir na irrigação da palma forrageira e de espécies com potencial madereiro, uns dos cultivos desenvolvidos no INSA.

        A visita à sede do INSA se encerra com a ida ao cactário, onde podemos encontrar espécies nativas e exóticas à nossa região, e vimos a importância de usar recursos paisagísticos como os cactos em alternativa a redução do consumo de água na irrigação de plantas de jardim.

        Saindo da sede fomos até a Estação Experimental, onde fomos recebidos pelo funcionário Paulo visitamos uma espécie de reservatório que coleta a água pluvial que cai no calçamento conhecido como barreiro, e essa água poderia ser reaproveitada para consumo dos animais criados na Estação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com