TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE UM CURSO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  30/6/2020  •  Ensaio  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

TCC

ATÉ 21/04

O cap. 2 faz parte da Etapa 2. 

Planejamento de um curso para o ensino fundamental II, conforme as diretrizes da BNCC . Tema: Artes Visuais. O projeto de curso de acordo com a Abordagem Triangular do Ensino da Arte, proposta por Ana Mae Barbosa, como caminho metodológico, de acordo com as três ações:
Fazer Artístico:
Leitura de Imagens:
Contextualização:

 

Projeto de curso de artes visuais para o ensino médio. (LIZ E MARIA APARECIDA)

PARTE 1. Quais os objetivos do projeto e quais foram as atividades desenvolvidas durante o projeto?

Projeto "Missão Galo"

Alunos de um colégio em São Gonçalo RN, desenvolveram um projeto, conhecendo um pouco mais sobre a história do município seus patrimônios históricos e identidade.

Realizaram uma pesquisa de campo conhecendo sobre os monumentos históricos, no início verificaram o monumento do Galo, construíram um jogo compartilhando as ideias, cultura, igrejas históricas, monumentos, casarões.

Acreditaram e elaboraram o jogo aperfeiçoaram após a primeira criação onde o objetivo era chegar até o galo branco onde o percurso conheceriam mais sobre a história da cidade.

PARTE 2.  Quais aprendizagens podemos afirmar que os estudantes alcançaram?

Os estudantes que confeccionaram os jogos desenvolveram muitas habilidades através da pesquisa de campo conseguiram contribuir para quem participasse do jogo conhecesse mais sobre a cidade uma incurção , visitando igrejas históricas, museus, teatros, bibliotecas, onde conseguiram transpor seus conhecimentos para os demais estudantes.

O jogo foi tão bem recebido por todos e com um bom aprendizado onde os estudantes passaram a conhecer melhor a identidade do município valorizando, contribuindo para a sociedade, revisitando a sua própria história, onde foi até implantado nas escolas da rede municipal da cidade para que outros estudantes tividssem também acesso ao jogo e a todo conhecimento que ele transmitia.

PARTE 3.  Na sua cidade ou região há algum monumento, obra, festa ou outra manifestação cultural que pode ser considerada um patrimônio? Conte um pouco sobre ele.

CORDÃO DOS BICHOS TATUIENSE

Manifestação cultural na cidade de Tatuí SP

É o retrato vivo da alma, expressa na idealização de Vicente de Almeida e Aladim Ponce, que em meados de 1928, com a coloaboração de funcionários da fábrica São Martinho, em Tatuí no Estado de São Paulo. Juntos, deram início com três bichos: um elefante e dois cavalos, usando a técnica da papietagem que consiste na utilização de materiais recicláveis e de simples aquisição como arame, bambu, jornal, papel e cola. E houve na época total aceitação pelo público do carnaval que deu início a produção de outros animais, e o crescimento inevitável do cordão que chegou a ter 76 componentes, hoje com 33 integrantes junto com a banda "Furiosa", com a supervisão e coordenação do Pres. Pedro da Silva, que com seu empenho mantém viva essa rica fonte de nossa cultura assim como nosso Sr. Pres. de Honra Moacir Peixoto que engrandece o cordão como símbolo da transição folclorica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com