TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo Logistica Etapa 1 Passo 1,2,3

Ensaios: Custo Logistica Etapa 1 Passo 1,2,3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1 Passo 1

Redução de Custos Logísticos

Nossa cultura administrativa logística pode ser espelhada pela norte americana que tem uma frase essencial e muito interessante: What you measure is what you get. Na tradução para a língua portuguesa , seria algo como: você só controla o que você mede. Uma contundente realidade que podemos aplicar no Custo Logístico empresarial. A grande falha das organizações e não medir , assim o não tem referencial para controlar e perdendo o real significado da palavra " CUSTO". Custo Logístico é a segunda maior conta , Entretanto a maioria de empresas acaba por alocar uma parcela desse Custo Logístico ao próprio custo de pessoal ,agencias terceirizadas e distribuição nas pontas , tais como door to door e erro de cálculos no sistema de comissionamento de agentes e afiliados.

Dentre outros custos ocultos na organização temos a armazenagem por falta de pedido entregas erradas e baixa produtividades nos setores citados acima: DOOR TO DOOR e re-distribuição que já por muitas vezes não são atribuídas ao transporte primário dos produtos com seu o custo logístico corretamente calculado cujo qual será fator determinante da cadeia dos custos logísticos. As críticas a essa situação são que a empresa fica sem conhecer, primeiro o Custo Logístico, portanto não enxerga as oportunidades envolvidas nas suas atividades logísticas. Em segundo, desconhece o custo total do transporte até a sua entrega ao cliente, ou o conhece superficialmente por meio de critérios imprecisos de rateio. Conhecer o custo total do transporte e os custos em detalhes de cada atividade na área da logística é imperativo para a tomada de decisão em situações rotineiras de uma empresa. O Sistema de Custeio Logístico propõe a seguinte metodologia:

A determinação do Custo Logístico inicia-se com o mapeamento de todos os processos logísticos. Esse mapeamento deve ser feito no formato de fluxos identificando-se um responsável para cada um deles. Conceitualmente estabelecem-se as atividades que compõem o Custo Logístico. Armazenagem: Esforço financeiro aplicado no recebimento, armazenagem e expedição de materiais e produtos.

Transportes: Custo de transporte para a venda dos produtos e transferências entre unidades de armazenagem e operadores logísticos.

Movimentação: Custo de movimentação interna das unidades (pessoal, caminhão, empilhadeira, TI, etc.).

Estoques: Custo financeiro (custo de oportunidade) sobre o estoque

de MP, ME e PA.

A próxima fase é determinar, em detalhes, os objetos de custo de cada uma das atividades utilizando-se o conceito de Custeio ABC (ABC Costing).

Com os fluxos dos processos logísticos e os objetos de custo das atividades de logística identificadas é então possível modelar a composição do Custo Logístico da empresa, utilizando-se como base na sua mensuração o plano de contas da empresa. Estas etapas devem ser desenvolvidas e validadas com os respectivos representantes dos processos.

O suporte da área de TI é fundamental para disponibilizar a informação do Custo Logístico em formato e freqüência estabelecida pelos gestores, o que já disponibiliza uma importante ferramenta para tomada de decisão em várias das situações rotineiras elencadas acima.

O Custo Logístico dá suporte às seguintes tomadas de decisão:

• Controlar e reduzir o custo ao longo do tempo;

• Analisar investimentos em infra-estrutura e equipamentos;

• Analisar investimentos em sistemas e recursos informatizados;

• Comparação com o segmento industrial de atuação e outros.

A etapa seguinte consistirá em definir, também a partir dos fluxos dos processos logísticos e das atividades de logísticas identificadas, como alocar esses custos aos produtos e clientes, criando assim uma matriz que permite aos gestores uma visão bastante ampla e realista na tomada de decisões, como mostrado adiante:

• Identificar a rentabilidade do transporte e produtos vendidos;

• Conhecer a rentabilidade de clientes;

• Manter ou descontinuar (tomada de decisão);

• Aceitar determinadas condições de servir;

• Aceitar pedidos especiais;

• Fazer internamente ou terceirizar;

• Executar análises de sensibilidade.

Passo 2

Custos de armazenagem

A grande maioria dos custos de armazenagem – aluguel, mão de obra, depreciação deinstalações e equipamentos de movimentação - são fixos e indiretos. Essas duas características dificultam respectivamente o gerenciamento da operação e a alocação de custos.

A elevada parcela de custos fixos na atividade de armazenagem faz com que os custossejam proporcionais à capacidade instalada. Desta maneira, pouco importa se o armazém estáquase vazio ou se está movimentando menos produtos do que o planejado. Ainda assim, a maiorparte dos custos de armazenagem continuarão ocorrendo, pois, na sua grande maioria, estãoassociados ao espaço físico, aos equipamentos de movimentação, ao pessoal, e aos investimentosem tecnologia.

Para tornar a situação ainda mais complexa, é importante lembrar que a demanda pelaatividade de armazenagem não é constante, nem ao longo dos meses, nem ao longo dos dias domês ou da semana. Um exemplo claro disso é a concentração da expedição nos últimos dias do mês. Isto tende a levar ao super dimensionamento da capacidade para atender os dias de pico, ou, ao contrário, faz com que o armazém opere acima da sua capacidade, prejudicando o nível de serviço – através de falhas, avarias, e atrasos. Assim, medidas que venham amortecer essas variações na demanda, serão sempre positivas do ponto de vista da expedição. Principalmente quando as razões para os picos de demanda são induzidas por políticas internas como, por exemplo, cotas mensais de vendas, prazo para faturamento, falta de uma política de ressuprimento contínuo com os clientes etc.

O fato de os custos de armazenagem serem indiretos dificulta a sua alocação aos produtos e clientes, pois a alocação, neste caso, é realizada através de rateios, deixando-os sujeitos a distorções. Para minimizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com