TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS LOGISTICA ETAPA 1 E 2

Pesquisas Acadêmicas: ATPS LOGISTICA ETAPA 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  2.592 Palavras (11 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

Podemos dizer que a Logística Empresarial é um conjunto de atividades relacionadas ao abastecimento que planeja,programa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, sempre visando de atender às exigências dos clientes.

No contexto da empresa que analisamos, o objetivo deste trabalho é demonstrar alguns conceitos de relacionados à logística empresarial, a importância do uso de tecnologia na integração da logística, as vantagens competitivas em relação melhorias oferecidas para os clientes e empresa e demonstração de rede logística, apontando os gargalos e trazendo propostas de melhorias e os resultados esperados com mesma.

2. PLANO DE MELHORIAS DA CADEIA LOGÍSTICA

2.1 Descrições da empresa estudada

A empresa em questão é a operadora Oi de telefonia celular.

A Oi esta localizada em São Paulo rua Dr. Cardoso de melo, 1180 na Vila Olímpia.

Tem atuação em todo território brasileiro atuando no ramo de telefonia móvel e fixa internet, TV e Radio, prestando serviços para pessoa física e jurídica.

O Objetivo e missão da empresa é atender seu cliente de forme transparente e simples tornando rápido e sem complicações a aquisição e uso do serviço contratado bem como ele funciona para que o cliente tenha total conhecimento do que esta comprando e as condições e regras de cobrança do seu plano contratado.

Tendo com seu slogan: Oi Simples Assim.

Iremos desenvolver este trabalho no departamento de Logística do setor empresarial, que é o setor que atende as empresas de pequeno, médio e grande porte na aquisição de serviços e equipamentos (celular modem).

.

2.2 Desenho e comentário sobre a rede logística

Rede de Logística da Oi Empresas:

Área Comercial

Este é o inicio do processo.

Vendedores em campo oferecem os produtos e fecham os contratos que são assinados e também recolhidos a documentação da empresa (Contrato social, documentos dos sócios, faturamento, comprovante de endereço)

Os documentos são digitalizados e enviados para o setor de recebimento de contrato.

Checagem de Contrato.

Esta etapa é subdividida na checagem do contrato e na analise financeira.

Os contratos são recebidos por funcionários treinados na checagem dos contratos e dos documentos. Analisam se os documentos estão legíveis, se a assinatura esta batendo com a original. Após esta etapa estar concluída o contrato e enviado para a análise de credito. Nesta etapa é feito a busca no SPC e no Serasa através do CNPJ da empresa e dos CPF’s dos sócios.

Ao ser aprovada o contrato vai para o setor de Distribuição.

Setor de Distribuição.

O setor de logística fica em grandes centros de logísticas/transportadoras terceirizadas. É uma sala comercial aonde é recebido o contrato já aprovado e lançado no sistema.

É feito a separação do produto e a emissão da nota fiscal e encaminhada para os caminhões que entregam os produtos seguindo uma escala inteligente de endereços e cidades para aperfeiçoar tempo.

Cliente final recebe o produto e é feito a conferencia da nota fiscal com a copia do contrato assinado.

Este processo leva em torno de 12 dias para que seja concluído.

2.3 Gargalos

Após reunir informações com os profissionais e clientes, percebemos alguns problemas e gargalos que dificultam a entrega dentro do prazo proposto e com isso gera insatisfação ao cliente. As causas destes gargalos são: sistema com atraso e lentidão no processo de checagem de documentação e credito para liberação da venda.

Estes problemas foram identificados pela demora da entrega em alguns casos e pela falta de da informação correta naquele momento. No sistema as informações estão atrasadas e isso causa informação errada para o cliente, gerando duvidas sobre a eficiência da empresa.

O maior tempo de todo o processo de logística é direcionado para o departamento de analise de contrato e analise credito, isso dificulta muito o cumprimento do prazo de entrega do produto.

Já tivemos caso e não são poucos que o cliente cancela pela demora da entrega.

2.4 Proposta de melhorias

Relatório de melhorias proposta e indicadores de desempenho:

Após identificar os gargalos do processo de logística da operadora Oi no setor corporativo, vamos destacar algumas propostas de melhoria, para que o processo de logística seja mais correto nas informações geradas e também vamos apontar algumas melhorias para que o tempo de entrega seja mais rápido. Com estas melhorias que vamos propor esperamos que o tempo de entrega seja reduzido e que o sistema gere informações atualizadas e corretas.

A primeira proposta para melhoria e integração da logística é a atualização do sistema periodicamente durante o dia (2 em 2 horas) e assinatura do usuário e setor que colocou a informação no sistema. Com esta alteração vamos manter o sistema atualizado e identificar o usuário que lançou a informação bem como dia e horário.

A operadora Vivo empresas, utiliza um sistema que as informações são atualizadas e seus colaboradores conseguem ter uma ordem cronológica e em tempo real de onde esta o pedido, em qual setor, observações, etc...

Este sistema também pode ser acessado através login e senha para que as informações possam ser acessadas de qualquer lugar.

A ideia é evoluir até este padrão de informação integrada.

O outro gargalo que temos é o tempo que o contrato demora no setor de analise de documentação e na analise de crédito. A proposta da operadora é entregar o pedido em até15 dias a contar da data do input do pedido (Feito pela franquia).

Este tempo de 15 dias que a Oi solicita ao cliente é o maior entre todas operadoras.

Sugerimos que a consulta da documentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com