TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos Logistico

Pesquisas Acadêmicas: Custos Logistico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 8

GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS

Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso de Tecnólogo em Gestão Logística da Faculdade Anhanguera Educacional Pólo de Anápolis – GO.

Professor-Tutor-EaD:Marcelo Carvalho

Anápolis-GO 2014

RESUMO

O transporte, de modo geral, é tido como o movimento de pessoas e mercadorias de forma a atender as necessidades de quem o procuram. Um fator relevante é justamente as necessidades de uma infra-estrutura mínima para usufruirmos de serviços de qualidade, nem todos os negócios possuem meios de suportar os custos da gestão logística. Na internacionalização de processos logísticos algumas empresas já estão fomentando o mercado de importação e exportação, embora alguns elementos extra logísticos acabam dificultando o processo de negociação fora do Brasil.

Palavras-chaves: Gestão de Custos Logísticos.

Anápolis-GO 2014

SUMÁRIO

CAPA................................................................................................................1

CONTRACAPA.................................................................................................2

RESUMO............................................................................................................3

SUMÁRIO...........................................................................................................4

INTRODUÇÃO.....................................................................................................5

CONCLUSÃO...................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................11

INTRODUÇÃO

A armazenagem é constituída por um conjunto de funções que vão desde a recepção, descarga, carregamento, arrumação até a conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados. Uma vez que este processo envolve mercadorias, este apenas produz resultados quando é realizada uma operação, nas existências em trânsito, com o objetivo de lhes acrescentar valor (Dias, 2005, p. 189). A armazenagem tem como missão o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas. Porém só vai funcionar se envolver todos os fatores que influenciam os custos de armazenagem, bem como a importância relativa dos mesmos.

A área de almoxarifado está diretamente ligado à movimentação ou transporte interno de cargas, e não se pode segmentá-la.

A influência dos equipamentos e sistemas para a armazenagem na produtividade industrial pode ser observada em todas as suas frentes. Um método adequado para estocar matéria-prima, peças e produtos acabados permite diminuir os custos de operação, melhorar a qualidade dos produtos e acelerar o ritmo dos trabalhos. Além disso, provoca a diminuição nos acidentes de trabalho, redução no desgaste dos demais equipamentos de movimentação e menor numero de problemas de administração.

A eficiência de um sistema para estocagem de cargas e o capital necessário dependem da escolha adequada do sistema. Não há, para isso, uma formula pré-fabricada: o sistema de almoxarifado deve ser adaptado as condições específicas da armazenagem e da organização. Ao lado de fatores diretos intervêm problemas indiretos que podem modificar radicalmente o sistema e os métodos possíveis.

A movimentação de material, ou transporte/tráfego interno, tem como objetivo a reposição de matérias-primas nas linhas ou células de produção de uma fábrica, bem como transportar o material em processamento, quando este processamento implica a realização de operações que são desempenhadas em postos de trabalho diferentes, transporte este que é, habitualmente, efetuado por operários com pouca qualificação, sob as ordens do movimentador, que é quem lhes transmite o que vai ser transportado, de onde e para onde vai ser transportado. A movimentação de material tem também como função a emissão de guias de remessa que deverá ser entregue ao fiel de armazém, juntamente com os produtos acabados.

A movimentação de material não se limita apenas a movimentar, encaixotar e armazenar como também executa essas funções tendo em conta o tempo e espaço disponíveis. As atividades de apoio à produção agrupam e todas as outras atividades não devem ser vistas como um número isolado e independente de procedimentos, devendo ser integradas num sistema de atividades de modo a maximizar a produtividade total de uma instalação ou armazém.

Além da movimentação de material ter em conta o tempo, o espaço, e a abordagem de sistemas, deve também ter em conta outro aspecto, o ser humano. Quer seja uma operação simples, que envolva a movimentação de poucos materiais, que seja uma operação complexa que envolva um sistema automatizado, as pessoas fazem sempre parte da movimentação de material. Outro aspecto muito importante a ter em conta na movimentação de material é o balanço econômico. A entrega de componentes e produtos no tempo certo e no sítio certo se torna importante se os custos forem aceitáveis, de modo a que a empresa tenha lucro. A combinação de todos estes aspectos traduz-se numa definição mais completa da movimentação de material: A movimentação de material é um sistema ou a combinação de métodos, instalações, trabalho, equipamento para transporte, embalagem e armazenagem para corresponder a objetivos específicos.

Descrição da Empresa

Empresa: TransdudaTransportes Alexânia Ltda-ME, Atuando desde 2005, começou o seu negócio com o transporte de cargas secas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com