TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos Logisticos

Ensaios: Custos Logisticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  3.689 Palavras (15 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso Tecnologia em Logística

Polo Sorocaba

Gestão em Custos Logísticos

Turma: 2012 – 3º Semestre

(AUTORES):

Antonio C. de Oliveira RA: 2349409934

Tiago José da Silva RA: 1099466056

Paulo Cesar Bueno RA: 2337446425

Tony H. do A Rodrigues RA: 2625482966

Vivian Loyola RA: 2325416251

Nicacio de A. Generoso RA: 2607478151

Jefferson Pereira Ferro RA: 3306520999

Professor Tutor Presencial: Rogério Dias da Silva

Professor EAD: Glenda Soprane

SOROCABA – SP

Maio/2012

Introdução

O objetivo principal desta ATPS é levantar informações necessárias para que o leitor identifique que o fluxo básico de uma organização empresarial, neste caso a Votorantim Cimentos, está pautado em Entradas, Manufatura e Saídas e que em toda esta cadeia produtiva estão inseridos custos logísticos e que estes custos podem influenciar ou não no produto acabado.

Inicialmente, trataremos duas questões essenciais em uma empresa: armazenagem e movimentação e quais os custos, vantagens e gargalos a eles atrelados.

Na sequência, descreveremos conceitos sobre os principais modais de transporte existentes no Brasil com foco no rodoviário que abrange a maior parte dos processos da Votorantim Cimentos.

Como um produto acabado precisa ser entregue ao cliente com confiabilidade, trataremos também as embalagens, em empresas usuárias e produtoras de embalagens.

A próxima etapa irá abordar a questão:

Transformar a gestão logística em um centro de custos ou uma unidade de negócios. Nesta etapa, o grupo colocará qual dos dois pontos defende como o mais eficaz.

Por fim, será trabalhada a questão do comércio eletrônico, mais especificamente voltado para o varejo na venda de livros.

Será aplicada a Análise de Swot, acentuando os pontos positivos e evidenciando as dificuldades nesse ramo de negócios.

Portanto, os temas que aqui serão tratados estão intimamente ligados aos custos envolvidos em uma organização empresarial.

Índice

Gerenciamento dos custos logísticos – A tomada de decisão...........................................4/5

Armazenagem e Movimentação na Votorantim Cimentos.................................................6

Custos de Transporte.......................................................................................................6/7/8

Custos com empresas usuárias e de produção de embalagens......................................9/10

Embalagens para Consumidor e embalagens voltadas para operações logísticas.....11/12

A Gestão Logística como centro de custos ou como unidade de negócios..................13/14

Como reduzir custos logísticos.......................................................................................14/15

Indicadores do e-commerce em organizações de venda de livros..............................15/16

Gerenciamento dos custos logísticos – A tomada de decisão

Toda operação logística ou processo logístico é o resultado de uma série de atividades relacionadas, a somatória de um conjunto de subprocessos internos e externos a fim de atingir um único objetivo – a necessidade do cliente. O gerenciamento dos processos logísticos é essencial para a competitividade no mercado globalizado e o conhecimento desses processos e a mensuração dos custos financeiros e de tempo possibilita de maneira clara a maximização dos resultados. O desafio é atender a necessidade do cliente e suas exigências quanto à qualidade e é inversamente proporcional a sua fidelidade pela marca.

Nem sempre foi assim, porém o avanço dos estudos na área da logística pôde identificar aspectos que são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Fatores como a verticalização do gerenciamento e a identificação das etapas que compõem o fluxo do produto para construir uma visão de processos dentro da organização, que possibilitam uma melhoria nos mecanismos de controle e indicadores de desempenho.

Mário Sérgio Salerno define o processo como: “Uma cooperação de atividades distintas para a realização de um objetivo global, orientado ao cliente final que lhes é comum. Um processo é repetido de maneira recorrente dentro da empresa”.

No mercado atual as empresas enfatizam as melhorias contínuas e para tanto é necessário que os processos sejam flexíveis, porque o mercado consumidor é variável e a rápida adaptação é um diferencial competitivo. Toda divisão implica em identificação de responsabilidades, o diferencial ocorre quando a empresa trabalha com a corresponsabilidade entre os departamentos de maneira integrada e harmoniosa praticando o ciclo do PDCA (planejar, fazer, verificar, identificar e corrigir possíveis falhas) como garantia de qualidade.

Os processos orientam o comportamento da empresa com comprometimento nas decisões, para tanto ao tomar uma decisão deve-se considerar os custos e ter uma visão por partes do processo produtivo. Uma decisão errada causa impacto no processo como um todo.

Ana Cristina de Faria e Maria de Fátima Gameiro da Costa (2008) trabalham, em seu livro Gestão de Custos Logísticos, com três processos básicos no gerenciamento do macro processo de logística da produção: Abastecimento, Planta e Distribuição.

Iremos discorrer sobre esses processos como Entradas (Inbounds), Manufatura (planta/produção) e Saídas (Outbounds).

Os processos supracitados são abertos, portanto há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com