TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos Logísticos no Brasil

Seminário: Custos Logísticos no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Seminário  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Custos Logísticos no Brasil

Quanto ao faturamento das empresas ocorreu um estudo com 126 empresas, utilizando o Faturamento Operacional Bruto (FOB), com isso tem-se que mais de 60% da amostra é considerada de Grandes Empresas.

Foi constatado que o faturamento delas corresponde a cerca de 20 % do PIB brasileiro, e a região com maior percentual é a Região Sudeste com 48,2%, isso porque essa concentração se equivale à localização de plantas produtivas e também mercado de consumo.

Já a classificação das empresas por setor, se equivale a empresas de diversos seguimentos, como têxtil, bens de consumo, mineração entre outras, onde 16,1% das empresas respondentes pertencem ao setor da Auto Indústria.

Uma pesquisa realizada comparando os países com o seu custo do transporte e logística mostra que o Brasil só tem o melhor índice que Índia e Rússia, ou seja, mostra que o Brasil também é um emergente em performance logística.

O Brasil esta nas piores colocações em termos de minimização de custo logístico no mundo, somente em relação aos EUA, o Brasil apresenta um custo de aproximadamente 12% do PIB, enquanto nos EUA tal custo é de 8% do PIB.

A comparação dos componentes de performance logística mostra que o Brasil só leva vantagem em relação aos outros países do BRIC na entrega mais rápida. Dentre os países analisados, a China possui melhor infraestrutura, embarques internacionais, competência logística, habilidade em customizar as entregas e rastreabilidade.

Informações sobre os custos logísticos

A entrega mais rápida no Brasil tem como consequência o aumento no volume de estoques mais próximos dos clientes, obviamente com aumento de custos.

O transporte de produtos acabados representa para os empresários o principal fator de custo de logística, sendo os custos de transporte de matéria-prima e distribuição urbana também expressiva.

Outro fator que afeta os custos logísticos é a densidade do produto, isto é, o seu rácio peso/espaço. Um produto que tenha um baixo peso em relação ao espaço que ocupa tem um baixo valor de densidade.

A densidade influencia os custos de transporte e armazenagem: à medida que a densidade do produto aumenta, os custos logísticos associados tendem a diminuir. Ao estabelecer as suas taxas, as empresas de transporte têm em conta o peso total que os seus veículos têm capacidade para movimentar, já que exprimem as suas taxas em unidades monetárias por unidade de peso. Desta forma, estas empresas podem atribuir taxas mais baixas quanto se trata de produtos com densidade elevada, já que é possível transportar mais produtos por unidade de espaço.

A densidade também afeta os custos de armazenagem. Quanto maior a densidade, menor o custo de armazenagem: com produtos de maior densidade é possível o armazenamento de mais unidades por unidade de espaço, isto é, verifica-se uma utilização mais eficiente do espaço de armazém disponível.

Quanto maior a fragilidade do produto, mais elevados serão os custos de transporte e armazenagem. Produtos com maior susceptibilidade à danificação originam taxas de transporte mais elevadas, sendo que as empresas de transporte contam já com uma forte probabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com