TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA GEOLOGIA GERAL

Por:   •  22/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE MINAS [pic 1][pic 2]

DEGEO - DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA - GEOLOGIA GERAL

TURMA 21

   

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO REFERENTE À EXCURSÃO DA DISCIPLINA GEOLOGIA GERAL

 

 

 

 

 

 

 

Relatório de campo, elaborado pela aluna Isabela Cristine Barbosa Correia, como parte da disciplina de Geologia Geral do curso de graduação em Engenharia Geológica da Universidade Federal de Ouro Preto.

 

 

 

 

Ouro Preto, Minas Gerais

2019

 

SUMÁRIO  

 

  1. INTRODUÇÃO 
  2. OBJETIVOS 
  3. LOCALIZAÇÃO E VIAS DE ACESSO 
  4. PONTOS VISITADOS 
  5. CONCLUSÃO 
  6. BIBLIOGRAFIA 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. INTRODUÇÃO

Esta atividade de campo será realizada na região da Serra da Moeda, no município de Moeda e em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. Tal atividade foi orientada pelo professor Paulo de Tarso Amorim para o reconhecimento de alguns tipos de rochas, com foco nas rochas ígneas. As rochas ígneas são caracterizadas por terem sido solidificadas em altas temperaturas, no interior do magma. São altamente resistentes e tem alto nível de dureza, são usadas para a obtenção de minérios.

2. OBJETIVOS

Aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula para reconhecer rochas ígneas no campo diferenciá-las das sedimentares e observar as características de uma voçoroca. Além de conhecer a maneira correta de como se portar no campo e manusear equipamentos usados, diariamente, por engenheiros geólogos.  

3. LOCALIZAÇÃO E VIAS DE ACESSO

O deslocamento até a primeira parada, Serra da Moeda, teve início às 7:30 horas da manhã na Universidade Federal de Ouro Preto, no município de Ouro Preto – MG. Saímos do DEGEO e pegamos a BR-356, em direção a BR-040, o acesso para tal ocorre próximo ao condomínio Alphaville (Nova Lima – MG), seguindo pela BR-040 em direção ao Rio de Janeiro acessamos o trevo para o município de Moeda através da LMG825.

A segunda parada foi no município de Cachoeira do Campo, o trajeto foi através da LMG825 em direção a BR-040, seguimos por ela         em direção a BR-356 e através dela seguimos sentido a Ouro Preto, até Cachoeira do Campo.

4. PONTOS VISITADOS

Às 10:00 da manhã o primeiro ponto visitado estava localizado 10°16’23” (S) e 43°57’41’’(W), em uma altitude de 1421m, início da Serra da Moeda. Ao chegar, o professor mostrou nossa localização com o auxílio de um mapa geológico.

[pic 3]

Figura1: Primeira parada, início da Serra Da Moeda.

Seguimos pela mesma rodovia, até as coordenadas 20°17’12 (S) e 43°57’26’’, em uma altitude de 1225m. uma área na qual buscamos por amostras de rochas ígneas, em um tipo de afloramento rochoso, que não possuía solo, apenas a rocha exposta, o que facilitou a retirada de fragmentos (figura 2). Com isso, o professor nos auxiliou com o uso do martelo, equipamento de segurança (óculos de segurança) e lupa. Com isso, encontramos granitoides félsicos, que contém muito quartzo.

 Esse tipo de rocha forma um relevo arredondado (mamelonar) e é predominante na região oeste do quadrilátero ferrífero (figura 3). Após cada um pegar uma amostra, analisamos as características das rochas ígneas, como cristais angulosos e com variações de tamanho.

                  [pic 4] 

                                       Figura 2: afloramento rochoso

[pic 5] 

                         Figura 3: Relevo mamelonar, que possui formas arredondadas. 

                   [pic 6]

                    Figura 4: Retirada de amostras com o auxílio do martelo.

 

Após a coleta, seguimos pela beira da estrada, novamente, para uma área onde havia amostras de rochas sedimentares. Chegando lá, o docente passou informações de segurança, logo depois fomos buscar por amostras de rochas sedimentares para comparar suas características com as ígneas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (793.5 Kb)   docx (651.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com