TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOBRE O HISTÓRICO DO PENSAMENTO GEOLÓGICO SEGUNDO REFERENCIA BIBLIOGRAFICA GEOLOGIA GERAL, LEINZ, V. E AMARAL, S., 1981.

Monografias: RESUMO SOBRE O HISTÓRICO DO PENSAMENTO GEOLÓGICO SEGUNDO REFERENCIA BIBLIOGRAFICA GEOLOGIA GERAL, LEINZ, V. E AMARAL, S., 1981.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  940 Visualizações

Página 1 de 5

Os gregos (século VIII a século I a.c.)

Os gregos foram os primeiros a sistematizar os conhecimentos geográficos embora os egípcios e caldeus já nos tivessem fornecido informações de regiões vizinhas, os gregos esforçaram-se para levar as suas investigações tão longe quanto possível. Para o efeito destacaram-se alguns nomes entre os gregos, a citar:

Heródoto (484-424 a.c.) – não foi apenas o pai da Historia. Foi provavelmente o primeiro a arriscar a existência de relações deterministas entre o meio e o Homem, ao escrever num discurso: “as Terras risonhas produzem Homens efeminados, não podendo por isso produzir frutos saborosos e guerreiros valorosos”.

Hipócrates (460-377 a.c.) – foi um famoso médico da antiguidade; na sua obra mais famosa “dos ares, das águas, dos lugares”, trata da influência do meio sobre o Homem, exagerando a sua visão determinista pois estabeleceu a distinção entre os habitantes das montanhas e os das planícies: “aqueles por influencia das terras altas, húmidas, batidas pelos ventos seriam de estrutura alta e bravos. Estes por influencia das formas leves, descobertas, desprovidas de agua com bruscas variações de temperatura seriam secos, nervosos e arrogantes”.

Alexandre (334-323 a.c.) – mandou fazer por províncias, um cadastro do seu império, feito por uma legião de topógrafos. Legião esta que o acompanhou e revelou não só aos gregos mais também a todo o mundo Ocidental, ate ao século XIV a Geografia do Oriente.

Erastóstenes (276-194 a.c.) – foi o primeiro filosofo grego a autodeterminar-se geógrafo, aperfeiçoou o mapa de arco introduzindo vários meridianos e paralelos formando assim uma rede retangular. Recolheu valiosos ensinamentos que o possibilitou escrever valiosas obras, cujos títulos foi enunciado por Estrabão “Memoria Geográfica” e “Medição da Terra “e foi diretor da biblioteca de Alexandria no Egito. Estudou também toda a documentação recolhida durante a expedição de Alexandre Magno.

Hiparco (190-124 a.c.) – além de descobrir a pressão dos equinócios, apresentou os primeiros elementos da Geometria da esfera e a resolução dos triângulos esféricos pela trigonometria e projeção estereográfica. Dividiu pela primeira vez o circulo terrestre em 360º e concebeu a rede de paralelos e meridianos para determinar as coordenadas terrestres.

Possidônios (sec. II a.c.) – foi o primeiro a preocupar-se em estabelecer uma teoria sobre os vulcões e os sismos; relacionou as mares com a Lua; achou o perímetro da circunferência terrestre por processos diferentes de Erastóstenes, embora com menor precisão.

Polibio (205-123 a.c.) – grande historiador, escreveu uma historia universal em 40 volumes.

Em conclusão, os gregos idealizaram um mundo com três continentes para equilibrarem o globo terrestre, pois ocupava apenas ¼ da superfície terrestre o que lhes trazia problemas de simetria.

Os romanos (146 a.c. -476)

Nesta época os trabalhos não tiveram um valor verdadeiramente geográfico e cartográfico, mas somente valor estratégico militar, administrativo e económico. Portanto, os romanos representavam a Terra com a forma de um disco, desprezando os conhecimentos anteriores ligados a geografia matemática. Embora tenha se destacado na época romana Ptolomeu e Estrabão, estes não deixam de ser gregos de nascimento, apenas viveram sobre o domínio romano.

Ptolomeu (85-160) – este foi o último geógrafo da antiguidade, não se destacou só como geógrafo mais também como matemático e astrónomo. Retomou os trabalhos de Hiparco, sistematizando-os e interpretando os trabalhos existentes. A sua grande obra “Geographik Syntaxis” que através da sua concepção ptolomaica considerava a terra o centro do Universo e o Sol, a Lua e as estrelas girando a sua volta. A sua obra possuía ainda um mapa-múndi que resumia todos os conhecimentos geográficos dos gregos.

Estrabão (58 a.C. – 25 d.C.) – compôs uma Geografia em 17 volumes, interessando-se apenas pelo mundo habitado. Recusou a Geografia matemática e descreve de forma enciclopédica mas não de forma seletiva regiões e povos, preocupando-se apenas com as suas culturas.

Verificamos assim, que existiram ate aqui duas tendências opostas nos trabalhos geográficos: de um lado, a Geografia Matemática e geral onde se incluem Eratóstenes, Hiparco e Ptolomeu e do outro a Geografia descritiva e regional onde se destacaram principalmente Heródoto e Estrabão.

Idade Media

A idade média e um período da história que vai desde a queda do império romano do Ocidente (476) pela tomada de Roma pelos bárbaros ate a queda do império romano do Oriente (1453) pela tomada de Constantinopla pelos turcos, consciente com os grandes descobrimentos. A idade media marca de alguma forma a estagnação da Geografia reaparecendo ideias antigas de que a Terra era plana e que o mapa-múndi tinha o aspecto de uma roda. A Geografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com