TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENHO DE APLICAÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA

Projeto de pesquisa: DESENHO DE APLICAÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

DISCIPLINA DESENHO APLICADO À ENGENHARIA ELÉTRICA

Iluminação Residencial

GOIÂNIA

03-06-2013

Iluminação Residencial

Trabalho apresentado à disciplina desenho aplicado à engenharia elétrica, como avaliação extra disciplinar. Feito por Augusto Henrique.

Orientadora: Profª Juliana.

GOIÂNIA

03-06-2013

ÍNDICE

INTRODUÇÃO .................................................................................. 1

DESENVOLVIMENTO ..................................................................... 2,3,4

CONCLUSÃO ..................................................................................... 5

INTRODUÇÃO

Trabalho realizado na perspectiva de analisar os aspectos sobre a iluminação residencial facilitando a compreensão da matéria por meio de apresentação em forma de trabalho digitado com principal objetivo de esclarecer as duvida sobre essa atividade.

Iluminação Residencial

Poucas pessoas sabem sabe usar a iluminação como um elemento decorativo de forma efetiva. Dar amplitude aos espaços, destacar detalhes e proporcionar segurança. Com alguns pequenos truques, é possível tornar o ambiente mais agradável e até economizar mais em energia. Livros; Revistas; e principalmente a Internet podem ser ferramentas bem úteis para quem pretende adequar a iluminação da sua casa, tomando as decisões com muita cautela, informação e planejamento.

Ao contrário das últimas décadas, quando se utilizava pouco mais que um ponto de luz central no teto, a tendência atualmente é investir em abajures; colunas; plafons; arandelas e pendentes, ampliando o leque de opções de luz num mesmo ambiente. Assim pode se criar “climas” e “atmosferas” distintas atendendo a diferentes necessidades em ocasiões peculiares. alguns ensinamentos básicos podem ajudar a escolher a melhor luminária para o seu projeto.

Para iluminar um ambiente, o primeiro passo é fazer uma análise de sua função, estilo, atividades que serão realizadas, objetos a serem destacados e clima desejado. Depois é preciso decidir o tipo de iluminação e, finalmente, escolher as lâmpadas e luminárias corretas.

Iluminação geral: define o espaço e torna-o visualmente confortável. Quando é direcionada ilumina melhor os planos de trabalho (mesas, bancadas e balcões), tornando o uso da luz mais eficiente e mais econômica.

Iluminação indireta: A utilização de colunas, abajures ou arandelas proporciona conforto visual na medida em que clareia paredes e teto. Iluminação de destaque: leva luz extra focalizada para objetos ou superfícies selecionados como quadros, estantes etc.

Iluminação de tarefas: como o próprio nome diz, é usada em áreas onde se realiza algum tipo de trabalho (ler, escrever, cozinhar, lavar, jogar etc). Mas a colocação da luminária requer alguns cuidados para que não produza sombras e nem atrapalhe a atividade. Para ler e escrever, por exemplo, utiliza-se, em geral, luz bem difusa e abundante, vinda por cima dos ombros ou pela lateral.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o tipo de lâmpada. As fluorescentes de um modo geral, inclusive as eletrônicas, geram pouco calor, produzem mais luz e duram mais que as incandescentes. São usadas, geralmente, quando se quer grande quantidade de luz aliado ao uso contínuo e ininterrupto, o que acontece em espaços como em salas; quartos; cozinhas e áreas de serviço.

Cuidado para não confundir luz fria e luz quente, que são chamadas assim por causa da aparência de cor da fonte de luz, que pode ser mais branca azulada ou amarelada, respectivamente, e não pela temperatura térmica.

As fluorescentes, tradicionalmente, são mais conhecidas como fontes de luz fria e as incandescentes de luz quente. Em geral, a luz fria é indicada para áreas de serviço e a luz quente para realizar tarefas mais amenas como leitura ou principalmente para repouso e relaxamento.

Uma boa dica para economizar em até 75% o consumo de energia, é substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes eletrônicas, que possuem versões de luz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com