TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Desenho Tecnico Engenharia Eletrica

Por:   •  14/4/2013  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 4

 Passo 2

*Responda às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.

a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

R: O desenho artístico transmite apenas idéia, sentimentos e emoções que seu artista quer transmitir para o desenho, e pode ter vários tipos de interpretações e significados automaticamente não seguindo normas e regras.

Pelo contrário do desenho artístico, o desenho Técnico deve ser legível, transmitindo com exatidão todas as características do objeto, de maneira que seja interpretada da mesma forma por todos os profissionais, sem causar duvidas na forma como é descrita. Para isso é preciso seguir regras e normas.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

R: No começo o Engenheiro ou outro profissional da área deve ter uma perspectiva do duas formas distintas:

Perspectiva: é a Formar de representação do objeto em espaço tridimensional para uma superfície plana, onde você consegue visualizar o desenho obtido próximo de que ele seria em forma real.

Visões múltiplas: Baseada no conceito de projeção ortogonal e possui varias informações, permitindo visualizar imediatamente o objeto representado.objeto a ser desenhado, ou seja, ele imagina como será a peça e cria um esboço. O esboço é um rascunho do objeto a ser desenvolvido, é um desenho técnico feito a mão, que servira como base para o desenho preliminar, o mesmo passará por vários outros estágios até sua aprovação. Após a sua aprovação o desenho passa por um desenhista técnico, ou outros setores competentes para elaboração do desenho definitivo, que conta com todos os elementos básicos para sua compreensão.Isto tudo é feito com base em

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é

necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os

implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a

norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

R: O principal órgão que regulamenta as regras é o ISO (Organização internacional de Padronização), que por sua vez serve como base para elaborar outras normas de diferentes países, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que rege as regras no Brasil.

 Passo 3

*Leia o capítulo 3 do PLT e responda aos questionamentos pertinentes a esse capítulo:

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho

técnico.

R: A utilização da escrita normalizada é para que seja uniforme, clara e legível, sem perda de qualidade, ou seja, para que possa ser interpretado de uma só maneira.

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contornovisível e invisível.

* Tipos de linhas:

R: Para as arestas de contorno visível usa-se a linha contínua e grossa (tipo A) e para as arestas de contorno invisível usa-se a linha tracejada ou interrompida grossa (tipo E) ou linha tracejada ou interrompida fina (tipo F).

c) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com

equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de

desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a

desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique. Por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

R: O desenho em papel torna-se mais acessível, com menor custo, mais pratico para serem transportados, informações complementares, cortes, tolerâncias dimensionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com