TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIMMER - CONTROLE DE LUMINOSIDADE

Exames: DIMMER - CONTROLE DE LUMINOSIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Controlar uma grandeza elétrica é sempre um desafio. Pois a diversidade de formas de energia elétrica que podemos obter é muito grande. Vai desde uma simples senóide até um sinal contínuo estabilizado.

Mas qual a importância desse controle?

O controle de grandezas está presente no nosso dia a dia. Por exemplo: quando abrimos uma torneira para encher uma bacia, sempre nos atentamos a deixar a vazão em um determinado ponto, de modo que não irá respingar fora do recipiente e nem vá demorar muito para encher. Trazendo essa aplicação pra nossa área, podemos observar por exemplo, o funcionamento de uma válvula reguladora de fluxo na pneumática ou hidráulica. Ambas controlam a vazão do fluído (ar ou óleo) e controlam assim a velocidade do atuador. Ou seja, é interessante que possamos controlar uma grandeza para que possamos executar um trabalho com conforto, segurança e eficiência.

O controle de luminosidade por exemplo, no qual vamos tratar nessa atividade, permite que você ajuste a luminosidade de uma lâmpada do modo mais apropriado pra que vc possa executar determinada tarefa.

Ao longo dos anos, o controle da energia elétrica tem sido a chave para os grandes avanços tecnológico que temos vivenciado. Hoje em dia temos circuitos eletrônicos trabalhando em conjunto com circuitos elétricos e mecânicos para exercer determinada atividade.

CIRCUITO DIMMER

São circuitos capazes de controlar o brilho de lâmpadas incandescentes quando ligados em série. Quando Ligados em série com aparelhos que usam motores universais, eles possibilitam o controle da velocidade e em série com elementos de aquecimento (como chuveiros e torneiras elétricas) a sua temperatura. Infelizmente, esses controles só podem ser usados com cargas resistivas (elementos de aquecimento e lâmpadas) ou formadas por um único enrolamento indutivo (motores universais e transformadores). Porém não é possível utilizarmos esse tipos de circuito para controle de luminosidade de lâmpadas eletrônicas, fluorescentes ou qualquer outro equipamento eletrônico, pois pode ocorrer a queima.

Escolhemos o circuito com TRIAC 226D, por termos estudado recentemente sobre o funcionamento dos tiristores e por se tratar de um circuito de simples montagem.

O princípio de funcionamento deste tipo de circuito normalmente é o controle do ângulo de condução. Neste caso do triac. Podemos projetar pra que haja o disparo em diversos pontos do sinal senoidal da rede de energia é possível aplicar a uma carga potências diferentes. Desse modo , se dispararmos no início do semiciclo todo ele pode ser conduzido para a carga e ela receberá maior potência. Entretanto, se o disparo for feito no final do semiciclo pequena parcela da energia será conduzida até a carga que operará com potência reduzida.

Assim podemos traçar um gráfico entre a luminosidade e o ângulo. É possível notarmos como a quantidade de luz aumenta ou decrementa de forma linear.

Nesse circuito temos um TRIAC como elemento principal capaz de conduzir a corrente principal da carga. O controle da potência é feito, variando-se o ponto de disparo do triac em cada semiciclo da alimentação de corrente alternada,

Quando o potenciômetro encontra-se na menor resistência, o triac dispara no início do semiciclo e a potência aplicada à carga é maior. Quando o disparo ocorre no final do semiciclo, apenas uma pequena parte da potência disponível é aplicada à carga.

E assim, variando a quantidade de tensão entregue a carga, controlamos também a sua luminosidade.

Entre os dois extremos o potenciômetro pode ser ajustado para aplicar à carga qualquer potência entre 0 e aproximadamente 95% da potência máxima. Observamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com