TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decisoes De Produto Ecomunicações

Trabalho Universitário: Decisoes De Produto Ecomunicações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  2.937 Palavras (12 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 12

1. DESENVOLVIMENTO

PRIMEIRO DESAFIO: DECISÃO DE PRODUTOS E COMUNICAÇÃO

1) Sua equipe deverá levantar quais são os produtos em linha da empresa, se são de fabricação própria ou apenas revenda? Fazer esse levantamento mostrando historicamente se houve mudanças nessa linha de produtos(produtos novos, ou retirados de linha), mudanças de rótulo, embalagem ou no próprio produto)

Os produtos atualmente presentes na linha da empresa consistem em calçados voltados para o público feminino da linha New Femme, e que são de fabricação própria da empresa, são calçados de segurança das marcas Bracol, Fujiwara, USAFE e BRAVO. Houveram mudanças como o mais recente lançamento das marcas USAFE e BRAVO e também a nova linha New Femme (Bracol), onde houveram adequações nas embalagens e no produto para adaptá-lo ao público feminino que é o foco atual.

2) Considerando a empresa escolhida, como são ou foram tomadas as decisões relacionadas quais os produtos iriam fazer parte do portfólio de produtos da empresa? E como foram realizados os processos de decisão de produtos (marca, embalagem, rótulo, etc)

São realizados estudos de mercado com os principais clientes, e a equipe P e D (Desenvolvimento de modelos) em conjunto com a área de Marketing que desenvolvem campanhas, que após a aprovação da diretoria industrial , direcionam os produtos ao mercado.

3) Como a empresa trata cada um dos 4P’s: produto, preço, praça e promoção?

I. No produto, é fabricação própria ou eles são adquiridos de outras empresas? Explicar como é esse processo e quais são os produtos.

No que diz respeito ao produto é de fabricação própria. E o processo ocorre da seguinte forma são calçados de segurança que são fabricados com o intuito de atender a região norte e nordeste e que possuem uma produção diária de 7.500 pares onde nesse processo são utilizadas máquinas com tecnologia de última geração e modernos laboratórios que são usados no desenvolvimento, produção e ánalise de todos os itens para que sejam obtidos produtos de alto padrão de qualidade.

II. No preço, qual o método adotado pela empresa? Pela concorrência, pelos custos, pelo valor agregado? Ou outro método?

A empresa local nos passou através de um representante que no que diz respeito a precificação de seus produtos eles não tem acesso as estratégias adotadas pela marca para atirbuição de preços mas diante das informações pode-se concluir que seria pelos custos utilizados na fabricação do produto.

III. Na praça, trabalha com lojas próprias, terceirizados, franquias? E como entrega seus produtos: entregadores próprios, via correio, terceirizados...

Na praça trabalha com representantes comerciais que desenvolvem cada marca individualmente. A entrega de produtos acontece por meio de empresas terceirizadas responsáveis pela logística da organização.

IV. E na promoção, qual o investimento médio de uma campanha (mídia, propaganda, publicidade, panfletos, informativos, outros). As vendas refletem aumento no período das promoções? Quanto?

A Bracol reconhece a importância de falar com diferentes públicos, mas não trabalha diretamente com politícas promocionais mas sim por meio de vantagens que o cliente pode a dquirir no processo de acordo com o volume de suas compras . Normalmente a mídia utilizada para promover a marca são os jornais e revistas especializados no ramo de segurança do trabalho assim como as feiras e eventos destinados a esse público, o custo médio investido em todas as campanhas é de 100 a 150 mil R$.

Como a empresa trata o Marketing Interno ou Endomarketing? Há ações específicas com esses nomes ou a empresa até faz essas ações, mesmo sem chamar dessa forma?

A Respeito do Marketing Interno ou Endomarketing a empresa não possui tal estratégia muito definida mas trabalha com capacitação e prepara os seus profissionais informando-os sobre o andamento da organização para uma boa prestação de serviços seja na produção ou no atendimento aos clientes.

SEGUNDO DESAFIO: LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

1) Sua equipe deverá analisar como funcionam as rotinas de compras de mercadorias e matérias-primas, bem como a gestão dos estoques, relatando se existem sistemas de apoio, como funcionam e qual o processo logístico envolvido?

No que diz respeito ao sistema logístico as rotinas de compra de matéria-prima e gestão dos estoques funcionam com análises diárias de estoque onde controlamos variações de consumo e dias de estoque, avaliando a necessidade de compra de matérias-primas por período e identificando as melhores datas de entrega, para o sistema ter sucesso precisamos implantar um sistema informatizado que atenda as necessidades da empresa (do sistema), de apoio da logística de transportes e do setor de compras para atender os pedidos solicitados nos prazos desejados, as compras são realizadas entrando em contato com o fornecedor que negocia o valor da matéria-prima, frete e lead time, a logística de transportes acompanha a carga da coleta e da entrega fazendo com que o prazo seja atendido, e negociando com as transportadoras, o custo dos fretes.

2) Considerando a empresa escolhida, apontem como funciona o processo de distribuição dos produtos, se estes são revendidos, se a venda é direta, se existe a utilização de transportadoras, quais as localidades atendidas e os principais problemas enfrentados na distribuição até o ponto de vendas?

No que diz respeito aos produtos são vendidos por representantes que negociam na venda o modo de entrega, tipo de frete, valores e prazos, dependendo da localidade a entrega é feita por transportadoras especializadas, nossa empresa atende todo o norte do Brasil e para cada região temos uma rota de distribuição feita por transportadoras, quando solicitado vendemos para outros estados também, atualmente o nosso maior desafio consiste no lead time(da compra até a entrega), que é onde entra a parte logística.

3) Considerando a empresa escolhida, analisem como esta utiliza ferramentas de marketing de relacionamento para aplicação de melhorias no processo de distribuição e no planejamento da logística de entrega de valor aos clientes.

A empresa não possui um marketing de relacionamento muito bem definido mas procura fazê-lo por meio do controle de lead time do cliente até ele próprio (do cliente até a entrega do produto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com