TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decisão multicritério aplicada ao ramo automobilístico

Por:   •  9/7/2023  •  Seminário  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Tecnologia e Geociências - CTG

Departamento de Engenharia de Produção - DEP

Disciplina: Métodos de Apoio à Decisão

Aluno: Laura Emily Ataide Barros

Professores: Adiel T. de Almeida e Eduarda Asfora

Decisão multicritério aplicada ao ramo automobilístico

[pic 1]

O problema

A “Stigma Technologies Limited” é uma subdivisão da empresa de automobilismo “Stigma Racing” responsável pelos projetos e fabricação dos carros que competem na equipe de Fórmula 1 dessa mesma companhia. Esse segmento interno da organização não possui fabricação própria de motores para atuação nas competições automobilísticas das quais participa, o que faz com que a empresa necessite trabalhar com contratos de parceria com fabricantes externos que possam suprir essa falta.

Entretanto, durante a temporada de 2021, a marca fornecedora dos motores utilizados nos carros dessa equipe encerrou sua participação no esporte e, consequentemente, o contrato (fechado em 5 anos) com a Stigma Racing. Então, para que o time possa continuar atuando na próxima temporada (2022), é necessário que o Diretor técnico decida qual será o próximo fabricante de motor a fechar contrato com a equipe, o que configura a decisão apresentada ao decisor como uma problemática de escolha com quatro alternativas viáveis que podem ser consideradas.

[pic 2]

Atores no processo de decisão

  • Decisor: Diretor técnico, que lidera os profissionais responsáveis pela construção dos carros, incluindo engenheiros, projetistas e profissionais de pesquisa e desenvolvimento. Tem o poder da tomada de decisão, mas é aberto às opiniões de seus funcionários do alto escalão, principalmente dos especialistas.
  • Preposto: Projetista-chefe, que é responsável por otimizar o desempenho dos veículos. Tem o papel de intermediar a montagem do problema de decisão.
  • Analista: Analista de decisão da equipe, que tem como papel auxiliar na tomada de decisões com seus conhecimentos sobre métodos de apoio e atuar no entendimento do problema, dialogando com diversos atores para obter respostas.
  • Especialistas: Engenheiros mecânicos especializados em análise de motores que fornecem informações técnicas sobre o problema em questão.

[pic 3]

[pic 4]

Descrição dos critérios do problema

Critério

Descrição

Tipo de critério e unidade de medida

Direção de preferência

Preço

Valor pago pela aquisição do motor escolhido. Um preço justo pela qualidade do motor é crucial para que melhorias sejam implementadas utilizando o orçamento restante.

Natural (mensurado em $)

Minimização

Performance

Exibe o aproveitamento que o motor entrega. É medido de acordo com a quantidade de vezes que os carros que o utilizam conseguiram alcançar as 10 primeiras colocações.

Natural

(mensurado em % de alcance ao Q3)

Maximização

Durabilidade

Está relacionado à quantidade de dias, a partir do primeiro uso, que o motor consegue performar antes da necessidade do primeiro reparo.

Natural (mensurado em dias)

Maximização

Parceiros

Indica o número de equipes no grid que utilizam aquele motor.

Natural (quantidade real)

Minimização

Relação com a marca

Revela o nível de engajamento que o nome da marca fornecedora traz à equipe. Quanto maior a tradição da marca no esporte, maior é o marketing positivo para o nome da equipe. É organizado em escala verbal variando de 1 à 4, onde 1 significa que o fornecedor traz pouca promoção e 4 significa que ele traz extrema promoção.

Construído (Mensurado em escala de 4 níveis, onde

1: Pouca promoção,

2: Média promoção,

3: Muita promoção,

4: Extrema promoção)

Maximização

[pic 5]

Objetivos da equipe

  • Maximizar a performance dos carros em pista.

  • Fazer o mínimo de reparações possíveis durante a temporada.
  • Pagar um preço justo e de acordo com o orçamento da empresa.
  • Obter o maior marketing positivo possível com o nome da marca fabricante.

[pic 6]

Conjunto de alternativas

Honda Motor Company (Japão): A Honda participa de diversos campeonatos motorizados como a Fórmula 1, IndyCar, MotoGP, entre outros, seja como equipe ou fornecendo motores. A empresa possui mais de 167 mil funcionários em todo o mundo. São 507 empresas presentes em todo o planeta, 67 unidades de produção em 13 países e 43 unidades de pesquisas e desenvolvimento.

Mercedes-AMG (Alemanha): Além de produzir automóveis, a empresa fabrica também autocarros, motores para aviões, caminhões, entre outros meios de transporte. Atualmente fabrica também motores para as equipes de Fórmula 1 da Aston Martin, Williams e da própria Mercedes GP. No momento, a Mercedes GP é campeã mundial, juntamente com seu piloto Lewis Hamilton.

Renault S.A. (França): Produz desde automóveis pequenos e médios, vans, ônibus e caminhões. Além disso, produz motores para a própria equipe de Fórmula 1 com tradição no esporte desde 1977, e já ganhou milhares de prêmios ao redor do mundo.

Ferrari (Itália): Ao longo da sua história, a empresa tem se destacado por sua participação contínua em corridas, especialmente na Fórmula 1, onde é a equipe de corrida mais antiga e mais bem sucedida, detendo o maior número de vitórias (15). Os carros de estrada da Ferrari são geralmente vistos como um símbolo de velocidade, luxo e riqueza. Em 2014, a Ferrari foi classificada como a marca mais poderosa do mundo pela consultoria Brand Finance.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (332.4 Kb)   docx (674.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com