TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria critica pode ser aplicada em diversos ramos da ciência humana

Por:   •  9/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

  1. A teoria critica pode ser aplicada em diversos ramos da ciência humana.
  2. Tem como função de: alienação, contribuindo,assim, para a compreensão de muitas questões sociais e pra a critica de teoria tradicionais e positivismo cientifico.
  3. A teoria critica do Direito e um novo paradigma ético,exatamente por propiciar a critica das ciências, da razão e dos valores.
  4. A teoria critica no Direito tem como objetivo estudar fenômeno humano e de seu mundo.
  5. Com método, adotamos a Teoria critica enquanto fundamento ético e teórico para o estudo do pluralismo jurídico.
  6. Não acreditamos  que seja possível a realização de um trabalho cientifico neutro, em especial na área das ciências humanas. E necessário que o pesquisador tome uma postura de comprimisso com algo e que opte por uma determinada linha metodoligica e ética , por isso, optamos por lançar um olhar sobre o pluralismo jurídico na perspectiva da teoria jurídica critica.

   

A teoria crítica e a escola de Frankfurt

O termo “critica”  aparece no pensamento filosófico moderno com Kant, que representa a maneira de se trabalhar o pensamento, isto é, de como podemos conhecer os fenômenos. Kant  inaugurou um pensamento filosófico critico, inclusive denominando propositadamente os títulos de suas obras com a palavra “ Critica “  “ Critica da razão pura “ “critica da razão pratica” “ critica dos costumes “, dentre outas obras.

Depois de um determinado tempo no segundo momento da historia do pensamento filosófico, a palavra “critica“ adquiriu outro sentindo com Karl Marx, passado nesta etapa a representar o discurso revelado e desmistificador das ideologias ocultadas que protejam os fenômenos de forma distorcida.

Para Wolkmer, a escola que desenvolveu a melhor formulação acerca de uma teoria critica foi a de Frankfurt.

Representantes da escola de Frankfurt

- HORKHEIMER

-MARCUSE

- BENJAMIN

-ADORNO

-HABERMAS

(PENSADORES QUE ADOTARAM COMO OBJETIVO DE ESTUDO, UM NOVO PARADIGMA ETICO E CIENTIFICO, INAUGUROU ASSIM A CRITICA DA CIENCIA  A DISCUSSÃO DA INDUSTRIA CULTURAL, A QUESTÃO DO ESTADO E SUAS FORMAS DE LEGITIMIDADE)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com