TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de negócios e perfil de empreendedores

Tese: Definição de negócios e perfil de empreendedores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  6.421 Palavras (26 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 26

1. Introdução

Este plano tem como objetivo apresentar os estudos e análise de viabilidade da criação de um empreendimento de pequeno porte para uma empresa de comercialização de produtos cosméticos.

A PATY Cosméticos operará em vários segmentos, oferecendo inicialmente produtos de higiene pessoal, na linha feminina, como carro chefe e também produtos da linha masculina, por ser esta uma atividade atrativa e crescente no país, atuando futuramente, no segmento infantil, para o qual oferecerá produtos para ambos os sexos.

A clientela alvo da PATY Cosméticos será formada principalmente por pessoas pertencentes às classes sociais B e C, residentes nas imediações do Parque Jardim Bela Vista e região, as quais serão atendidas através de vendas a varejo.

Para gerenciar as atividades de modo geral, a pessoa indicada será a Sra. Patrícia, que também cuidará da administração geral, área financeira e contabilidade, uma vez que a mesma já tem formação universitária em Contabilidade, e uma vasta experiência nesta área.

Para a divulgação da imagem da empresa junto aos clientes e junto aos fornecedores, ficará o Sr. Paulo, formado em Administração de Empresas, uma vez que o mesmo possui bastante experiência em lidar com o público em geral. Ele também será o responsável pelas compras dos produtos, atendendo aos representantes das empresas fornecedoras.

Para atendimento ao balcão, auxiliando os dois empreendedores, será contratada uma funcionária, a qual trabalhará como balconista e recepcionista, em horário comercial. O principal requisito para a contratação desta funcionária é que a mesma tenha experiência no atendimento ao público, além de um vasto conhecimento na área de produtos de higiene pessoal e cosméticos.

Além disto, serão contratados representantes, para venda a domicílio, entregando os produtos em mãos, fazendo visitas periódicas às clientes preferenciais.

2 Definição do negócio e perfil dos empreendedores

2.1 Definição do negócio

Visando conquistar os clientes, a PATY Cosméticos pretende comercializar diversos produtos, tendo como carro chefe, os produtos de higiene pessoal feminina, tais como: fragâncias, desodorantes, sabonetes, produtos capilares, produtos para o tratamento corporal, produtos para o tratamento facial, produtos solares, partindo depois para produtos de estética pessoal, como: tinturas e maquiagem.

Em percentual de faturamento, a PATY Cosméticos tem sua maior concentração nos chamados “Daily Needs” ou seja, produtos de necessidades diárias (desodorantes em creme, rollons e sprays, entre outros), onde calcula que terá 41% do total do faturamento, seguido das fragrâncias (perfumes e colônias) com 27% das vendas. Entre as ações constantes de seu Plano Estratégico estão: a criação de novas linhas de produtos, novo mapeamento das regiões para maximização do potencial de vendas e qualificação de representantes para distribuírem os produtos dentro da cidade e região.

Os produtos comercializados são da mais alta qualidade, uma vez que a loja também estará contratando demonstradoras dos produtos, para teste em clientes, e com promoções.

Além disto, o lugar onde será instalada a loja, é de grande movimento no bairro, possuindo bem próximo, um grande supermercado, com um grande movimento de clientes. Também possui ao lado, um terreno, o qual servirá de estacionamento para os clientes da loja.

Os preços também serão baixos em relação aos concorrentes diretos, ou seja, as farmácias e o supermercado existente, visando demonstrar que preço baixo também pode ser sinônimo de qualidade.

A empresa também trabalhará com os diversos cartões de crédito, demonstrando assim que terá um prazo flexível para pagamento.

2.2 Definição do segmento de mercado

Segundo Cobra (1990), as empresas deveriam reavaliar o marketing para uma maior satisfação do cliente, pois atualmente, as pessoas, enquanto consumidores estão insatisfeitos com os produtos atuais, não valorizam muitos dos serviços prestados ou sentem-se ludibriadas por propagandas enganosas.

Rever ou revisitar o marketing, significa olhar sob outros ângulos os conceitos relativos à abordagem sistêmica em marketing, que são os chamados 4 Ps:

a) Produto: onde nada pode ser estático, o produto ou serviço deve ser revisto quanto ao seu design e apresentação;

b) Preço: rever o preço é sempre uma estratégia interessante, sobretudo se a empresa deseja manter ou ampliar as suas vendas;

c) Praça: a estrutura de distribuição, em termos de pontos de vendas existentes, e a logística quase sempre devem ser revistas;

d) Promoção: o merchandising e a promoção de vendas devem ser sempre atraentes e objetivas e se isso não está acontecendo é bom ir revendo suas ações táticas. (COBRA, 1990).

Portanto, antes da instalação deste novo empreendimento, é preciso que a PATY Cosméticos estude bem os seus concorrentes diretos e indiretos, e o que eles têm para oferecer para os clientes, uma vez que o segmento de mercado no qual a empresa pretende atuar é composto basicamente por mulheres. Este mercado consumidor é bastante exigente, pois toda mulher quer ter boa aparência e a necessidade de aquisição de produtos de higiene pessoal é grande por motivo de uma boa aparência e conforto pessoal.

A qualidade passou a ser medida em termos de satisfação de clientes e isso obrigou as empresas a desenvolverem metodologias de aferição dessa satisfação. As empresas passaram a reconhecer que a satisfação dos clientes é função das suas expectativas e da qualidade percebida, a qual resultará no real valor agregado. É a partir dessa percepção que o cliente confirmará a sua satisfação ou a sua insatisfação e fará comparações, exercitando em sua mente o modelo ideal, isto é, o modelo desejado, normalmente, baseado em suas experiências recentes.

Dessa forma, a grande oportunidade de mercado identificada pela PATY Cosméticos é o Atendimento Personalizado, em que a empresa abrirá a oportunidade de levar os produtos até seu consumidor, através de visitas agendadas a clientes preferenciais, onde um representante irá até à casa do cliente, levando um catálogo dos produtos, bem como, os principais lançamentos em produtos de higiene pessoal e cosméticos.

Também fará promoções relâmpagos, com sorteios de brindes em datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com