TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições E Componentes

Pesquisas Acadêmicas: Definições E Componentes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

Definições e componentes.

O termo “governança” é definido na maioria dos dicionários como “ação, maneira, função ou poder de governo”. Direcionando o uso do termo para a área de TI, “Governança de TI” pode ser definida como o “processo de tomada de decisões sobre a Tecnologia da Informação”.

Segundo o Information Technology Governance Institute (ITGI), “governança de TI é de responsabilidade dos executivos e da alta direção, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização”.

No caso prático, a Governança de TI se traduz em um conjunto de políticas, processos, papéis e responsabilidades associados a estruturas e pessoas da organização, de modo a se estabelecer claramente o processo de tomada de decisões e as diretrizes para o gerenciamento e uso da TI, tudo isso de forma alinhada com a visão, missão e metas estratégicas da organização.

É importante ressaltar que a Governança de TI é de responsabilidade tanto da área de TI quanto das áreas de negócio, isso pois o valor da TI somente será realizado quando processos adequados são projetados e implementados, habilitando a organização a efetuar a entrega de seus serviços com maior eficiência e agilidade ao destinatário final.

Contribuições da Governança de TI.

Boas práticas de GTI são capazes de entregar benefícios diversos, tais como:

• Confiança: constrói confiança entre os envolvidos, mediante transparência e clara definição de responsabilidades.

• Melhores Entregas: direciona a organização para o desenvolvimento de projetos, serviços e aquisições de TI que suportem as metas e os objetivos organizacionais e que, dessa forma, possam agregar valor à organização.

• Sincronia: sincroniza a estratégia de TI com as estratégias de negócio/governo, permitindo que as atividades da TI reflitam as estratégias.

• Encoraja comportamentos desejados: cria ambiente e princípios para comportamentos como diminuição de custos, compartilhamento de dados, flexibilidade ou estímulo à inovação; além de assegurar que os comportamentos de indivíduos estejam alinhados às metas e objetivos organizacionais.

A importância da Governança de TI

O termo "Governança de TI" significa controlar, otimizar, mensurar e entregar resultados em um ambiente técnológico para o cliente, esta é uma definição prática deste termo tão falado hoje em dia.

Outra definição encontrada em livros e artigos é que a Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e conseqüentemente alinhar TI aos negócios.

A chave da governança de TI é: integrar ao negócio, avaliar riscos e entregar valor ao cliente.

Governança de TI

A qualificação em Governança de TI é o diferencial competitivo para os profissionais que pretendem alcançar posições de destaque neste mercado de importância cada vez mais estratégica para as organizações.

A Governança de TI está relacionada ao desenvolvimento de um conjunto estruturado de competências e habilidades estratégicas para profissionais de TI responsáveis pelo planejamento, implantação, controle e monitoramento de programas e projetos de governança, requisito fundamental para as organizações, seja sob os aspectos operacionais, seja sob suas implicações legais. Com isso, busca atender à necessidade crescente das organizações de otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos e alinhar o setor de TI às suas estratégias de negócio.

A nova área de Governança de TI da Escola Superior de Redes é destinada a profissionais que atuam ou desejam atuar como gestores de tecnologia da informação em organizações dos mais variados setores de atividade, que buscam uma formação baseada em modelos de melhores práticas gerenciais e ferramentas aplicáveis ao mundo de negócios em TI.

objetivos

• Atendimento à demanda por capacitação dos técnicos, coordenadores e gestores envolvidos no aperfeiçoamento das políticas de gestão de TI em órgãos governamentais.

A quem se destina

 Gestores e consultores de TI;

 Profissionais de TI que visam desempenhar funções gerenciais ou de coordenação;

 Profissionais atuantes nas áreas de TI que desejam adquirir os conhecimentos acerca da Governança de TI e de seu impacto sobre a Governança Corporativa nas organizações.

 A importância estratégica atual da Tecnologia da Informação (TI) nas organizações é reflexo da grande necessidade de informações e sinergia que é exigida dos atores ativos em uma sociedade dinâmica.

Objetivos ( Habilidades & Competências )

A importância estratégica atual da Tecnologia da Informação (TI) nas organizações é reflexo da grande necessidade de informações e sinergia que é exigida dos atores ativos em uma sociedade dinâmica.

Neste contexto, a Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões, processos e técnicas envolvendo relacionamentos estruturados entre pessoas com múltiplos papéis (gestores, pesquisadores, técnicos e usuários de TI) em uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, processos seguros e otimizados, minimizando riscos e custos no suporte dos recursos tecnológicos necessários.

A Governança de TI envolve a concepção de processos de controles e gestão de indicadores que demonstre a coerência, a sustentabilidade e a transparência dos processos, serviços e estratégias de TI alinhados com os princípios de governança corporativa e com as estratégias e objetivos de negócio.

O curso de Governança de Tecnologia de Informação visa preparar o profissional para a atuação nas diversas dimensões da gestão relacionadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com