TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Engenharia de Produção

Projeto de pesquisa: Departamento de Engenharia de Produção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 6

Título do relatório de determinada experiência

Nomes dos autores Departamento de Engenharia de Produção

Faculdade Integrado de Campo Mourão

Este é o resumo do relatório. O resumo deve ser objetivo, coerente e curto, com aproximadamente 100-150 palavras. Deve conter todas as informações necessárias para que um leitor tenha uma idéia clara do que foi feito e, principalmente, quais resultados foram obtidos. As dicas que se seguem explicam de maneira genérica como deve ser a formatação de um relatório em estilo artigo científico, tanto a nível de separação lógica de unidades de texto como em formatação de equações, figuras e tabelas. Como pode ser visto, o resumo é formatado em um parágrafo simples, com tamanho de letra ligeiramente menor que o do texto. Não se usa abreviações no resumo. É obrigatório citar e discutir o valor medido das grandezas pertinentes como informação final do resumo, já que no caso desta disciplina as experiências possuem o objetivo de medir alguma grandeza física bem definida.

Introdução

A função da seção de introdução é discorrer um pouco sobre a história da experiência em questão (quando pertinente), discutir os fenômenos e princípios físicos envolvidos, assim como realizar qualquer manipulação de conceitos e apresentar equações que serão úteis durante a seção de análise e discussões (ou onde forem necessárias). Não há limite para o tamanho da seção, isso depende da complexidade dos conceitos e dos cálculos envolvidos.

Note que a partir desta seção o artigo está formatado em um padrão de duas colunas, o que é seguido pela grande parte das revistas científicas da nossa área. O tamanho de letra fica o mesmo até o final das conclusões.

Equações devem ser numeradas em forma sequencial (por todo o relatório, onde quer que apareçam) e o padrão é geralmente o seguinte:

x = x0 + vt, (1)

e note que elas fazem oficialmente parte das frases, de modo que devem ser pontuadas adequadamente. No caso de equações que terminem uma frase, a próxima sentença é escrita em novo parágrafo, algo como

y = y0 – vt. (2)

Claro que aqui a preferência é do usuário. Pode-se tentar escrever equações simples como fiz acima, pode-se usar algum editor de equações do Word ou mesmo escanear e colar como figura. Só não esqueça a numeração seqüencial e cite adequadamente, como por exemplo ao comentar a eq. (1) ou fazer manipulações como isolar a velocidade v da eq.(2) e substituir em (1).

E, finalmente, evite a todo custo fazer “copy and paste” de sites de internet. Em 90% dos casos, material provindo de internet sem uma cuidadosa leitura pode trazer inconsistências e, freqüentemente, erros conceituais grosseiros. A internet é uma ótima ferramenta mas deve ser utilizada com muito bom senso porque está cheia de lixo (para dizer o mínimo...). Cuidado também com cópia de relatórios de amigos, ou coisas do tipo. Aproveite a oportunidade de reforçar a prática de escrever relatórios, vai ser uma boa revisão e você pode aprender bastante física e história da física se fizer sozinho. E jamais dê um “copy and paste” na introdução do roteiro da experiência!

Como sempre nos baseamos em algo para escrever a introdução, as fontes devem ser corretamente referenciadas [1].

Este arquivo pode e deve ser usado como template para a confecção de seus relatórios, já que isto pode evitar perda de tempo gasto com formatação.

Procedimento experimental

Esta seção traz uma descrição do que foi realizado em laboratório. Descreva a montagem experimental utilizada, incluindo detalhes que possam parecer importantes para você. Descreva a sistemática de medidas empregada, como os dados foram obtidos. A idéia é que um leitor poderia reproduzir perfeitamente a experiência que foi realizada com base nas informações contidas nesta seção. Coloque sempre uma foto ou figura da montagem experimental.

Peço encarecidamente que você descreva o que fez, não o que era para ter sido feito. Saber com clareza quais foram seus passos é fundamental para compreender eventuais comportamentos estranhos de seus dados. Novamente, jamais dê um “copy and paste” do roteiro!

Resultados e discussão

Aqui são apresentados os dados obtidos (geralmente em tabelas), com suas respectivas imprecisões experimentais. Assim, é fundamental que durante a execução da prática você registre qual a precisão de cada instrumento pois deverá levar em conta de maneira muito séria a eventual propagação de erros em cada um dos experimentos.

Dependendo do que for medido e do que for solicitado pelo roteiro, às vezes os dados são apresentados em tabelas e toma-se o valor médio da grandeza de interesse (obrigatoriamente deve ser incluído o desvio padrão e um comentário sobre a comparação do desvio padrão com as imprecisões experimentais das medidas); em outros casos a análise é mais complexa e será necessário fazer um ou mais gráficos para se obter as grandezas desejadas. Novamente, é necessário extrair dos gráficos valores através de ajustes lineares, exponenciais ou de outro tipo, e cada um dos parâmetros do ajuste possui uma incerteza associada devido à dispersão dos dados. Programas como o Origin já fazem esses ajustes e fornecem os parâmetros com suas respectivas incertezas de maneira automática. Devem ser informados e comparados com o que for apropriado.

As legendas das tabelas são sempre colocadas em cima das mesmas, e usaremos neste nosso formato uma divisão livre, um exemplo da qual pode ser visto na tabela I. Porém é costume de algumas revistas que as divisões sejam somente na horizontal, como pode ser visto na tabela II. A escolha é sua. O tamanho de letra das legendas (vale para figuras ou tabelas) deve ser um pouco menor que a letra do texto, para evitar confusão.

Tabela I: exemplo de divisão total, com margeamento horizontal e vertical. Note as incertezas experimentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com