TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL  

Por:   •  13/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

 

 

ACADÊMICA: Francielli Aloisio Moratelli

PROFESSOR: Rafael Goulart

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA 2

EXPERIMENTO 1: DETERMINAR A MASSA ESPECÍFICA DE UM SÓLIDO REGULAR. EXPERIMENTO 2: DETERMINAR A MASSA ESPECÍFICA DA ÁGUA. EXPERIMENTO 3: DETERMINAR A MASSA ESPECÍFICA DO ÁLCOOL. EXPERIMENTO 4: DETERMINAR A MASSA ESPECÍFICA DE UM CORPO DE PROVA SÓLIDO, ENCONTRANDO SEU VOLUME PELO DESLOCAMENTO DA ÁGUA.

Sinop, MT

2015

1. INTRODUÇÃO

        A massa específica dos sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é expressa em quilograma por metro cúbico (kg/m3). A massa específica de um corpo sólido pode ser definida como, a relação entre a massa (m) de um corpo sólido e a massa de um volume (V) igual de um líquido. A massa específica relativa é característica para cada sólido, e depende basicamente de dois fatores: dos elementos químicos que constituem o corpo sólido, (composição química), e a maneira como estes elementos estão arranjados dentro da estrutura. Matematicamente expressamos a massa específica da seguinte forma μ= m/V.

O objetivo das experiências tiveram o intuito de determinar a massa específica e de determinadas substâncias. No experimento 1, a finalidade foi determinar a massa específica do material de que é feito os corpos de prova. E a partir de então comparar com a massa específica do alumínio, cujo valor tabelado é de 2,7 g/cm³. Em seguida afirmar se o corpo de prova é, ou não, feito de alumínio baseado no valor médio das massas específicas do material e do alumínio, considerando uma tolerância de erro de 5 %.

 No experimento 2, utilizando a proveta calculamos a massa e o volume utilizando uma quantidade de água para encontrarmos a massa especifica. No experimento 3 comprovamos o valor da massa especifica da água e comparamos com o valor tabelado. Já na experiência 4 determinamos a massa específica de um corpo de prova sólido, através do cálculo de volume pelo deslocamento.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 Materiais Utilizados

  • 01 balança;
  • 01 régua;
  • 05 corpos de prova de alumínio;
  • 01 proveta de 250 ml
  • 150 ml de água;
  • 150 ml de álcool;
  • 01 bequer.

2.2 Procedimento Experimental

        

EXPERIMENTO 01

Primeiramente com o auxílio de uma régua, foram feitas medições das seguintes dimensões dos corpos de prova: comprimento, largura e altura. Cujos valores foram anotados em uma tabela.

Em seguida, foram calculados os volumes de cada um dos corpos de prova, considerando a fórmula do volume: V= L x A x C, em que: V (volume); L (Largura) e C (comprimento). Posteriormente, utilizou-se a balança para medir as massas dos mesmos. Todos esses valores, de volume e massa, foram anotados em uma segunda tabela. Finalmente após recolher todos esses dados e considerando seus respectivos erros as massas específicas do material de que é feito os corpos de provas foram determinadas segundo a fórmula: μ= m/V.

EXPERIMENTO 02

        O desenvolvimento desse experimento consistiu em primeiro pesarmos a proveta vazia, para depois pesarmos a proveta com água.  Depois subtraímos o peso da proveta com 150 ml do fluído, do peso da proveta vazia, assim obtemos a massa em gramas. Assim, com o volume da água e a massa encontrada, calculamos a massa especifica da água.

EXPERIMENTO 03

O desenvolvimento desse experimento consistiu em primeiro pesarmos a proveta vazia, para depois pesarmos a proveta com 150 ml de álcool.  Depois subtraímos o peso da proveta com 150 ml do fluído, do peso da proveta vazia, assim obtemos a massa em gramas. Assim, com o volume de álcool e a massa encontrada, calculamos a massa especifica deste fluído.

EXPERIMENTO 04

        No experimento foi realizado a medição da massa dos corpos de prova m1 e m2 em gramas. Em seguida, foi colocado 150 ml de água na proveta com o auxílio de um bequer, e foi anotado o nível da água. Assim, colocou-se um corpo de prova 1 no interior do fluído e anotado o volume final indicado na proveta. Da mesma forma, foi realizado com o corpo de prova 2. Com os dados coletados, calculamos o volume e massa de cada corpo de prova, bem como com o auxílio de uma tabela de valores de massa específica, identificamos as substâncias utilizadas no experimento.

3. RESULTADOS E ANÁLISE DOS DADOS

        Medimos com uma régua as dimensões de todos os corpos de prova, onde obtivemos os seguintes resultados na tabela (1) a seguir. Com os dados obtidos se encontra os cálculos dos volumes de cada corpo, massa e massa específica como demonstrado na tabela (2).

N

C (cm)

L (cm)

A (cm)

01

3,0

1,9

1,2

02

4,0

1,9

1,2

03

5,0

1,9

1,2

04

6,0

1,9

1,2

Tabela 1. Dimensões dos corpos de prova.

V

M

6,84

19,47

9,12

26,07

11,4

32,54

13,68

39,11

[pic 3]

Gráfico 1.Função do volume m= f(V)

Conclui – se a partir do gráfico (1) que o coeficiente angular do gráfico m/v é igual a massa específica, com coeficiente angular de 2,86.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com