TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento de Engenharia Têxtil

Por:   •  11/6/2015  •  Resenha  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Engenharia Têxtil

Docente: Moisés Vieira

Discente: Fabiana Patrícia

[pic 1]

3 ª ATIVIDADE PROPOSTA

DESCREVA COMO:

1- Determinar o planejamento do controle em relação aos ensaios que serão realizados;

Organizar e elaborar de forma adequada os ensaios realizados em tecido e malha para com que os resultados adquiridos se adequem aos valores estabelecidos nas normas.

2- Elaborar a metodologia do plano de frequência dos ensaios, definindo a amostragem e o número de corpos-de-prova a serem ensaiados, tendo como referenciais as necessidades do cliente, o limite tecnológico do laboratório e as recomendações das normas técnicas e estudos estatísticos;

3- Quais os valores padrões de temperatura e umidade relativa do ambiente laboratorial têxtil?  

A sala de condicionamento das amostras é o espaço ambiental em que as condições de temperatura e umidade relativa do ar são controladas numa faixa de valores limites constantes, independentes da variação climática do meio externo. Os valores de temperatura e umidade são preestabelecidos e padronizados por normas técnicas. As normas técnicas ISO 139 e ABNT NBR 8428 definem uma umidade relativa padronizada de 65% ± 2% e uma temperatura padronizada de 20ºC ± 2ºC para condicionamento e ensaios de determinação das propriedades físicas e químicas dos materiais têxteis nas várias fases da cadeia produtiva

4- Cite 5 funções essenciais do laboratório têxtil;

Determinar o planejamento do controle em relação aos ensaios que serão realizados; coletar, acondicionar e transportar o material a ser ensaiado do local de origem para o laboratório ou fornecer orientações de como fazê-las;

Recepcionar e realizar a triagem do material a ser ensaiado;

Encaminhar a amostra para o processo de condicionamento no ambiente laboratorial, em que há controle da temperatura e umidade relativa do ar conforme determinações das normas técnicas;

Realizar os ensaios programados conforme orientações das normas técnicas e de procedimentos internos do laboratório;

Plano e Sequência dos Ensaios, fotos e descrição dos equipamentos que se realizam os ensaios.

• Objetivo do labctex: Determinar as condições padrão do laboratório em termos de climatização, condicionamento    das amostras; iluminação e cor, gerenciamento da matéria-prima; os pontos fundamentais que compõe o gerenciamento da matéria-prima (sistema de     compra, recepção, categorização, estabelecimento da mistura).                                      

• Fundamentação teórica:

• Inovações: O mundo têxtil, como os demais, está sintonizado com as competências atuais em termos de aumento da produção, qualidade e redução de custos. Para atender ao tempo de respostas exigido pelo mercado, necessita-se de providencias eficazes. Dentro desse enfoque surgem os controles “on-line”, aparelhos de velocidade, aparelhos simuladores dos comportamentos reais que ocorrem nos processos, além de várias outras evoluções que serão apresentadas no decorrer do curso. Esses avanços contribuem para a constante busca do “zero defeito”.

• O laboratório de controle da qualidade físico e químico: O laboratório, por ser também um banco de dados, deve dispor de informações confiáveis, pois será através delas que serão tomadas as decisões fundamentais e definitivas para a obtenção de melhores índices de produtividade. Logo, as condições do ambiente laboratorial devem atender as recomendações das normas técnicas (nacionais e internacionais), leis e portarias. Os aparelhos devem ser calibrados, estando o laboratório filiado a programas de comparação interlaboratoriais nacionais e internacionais, a fim de avaliar seu grau de confiabilidade. Os recursos humanos o que o compõem o quadro de funcionários do laboratório devem ser formados por profissionais com formação técnica compatível, enfatizando sempre a necessidade de treinamentos e aperfeiçoamento que permitem o acompanhamento do desenvolvimento tecnológico da área afins.

• As condições padrão do ambiente laboratorial: Atmosfera padrão para ensaios em materiais têxteis: umidade relativa do ar = 65+/- 2% e temperatura = 20 +/- 2°C.

• Tempo de condicionamento das amostras:  O tempo necessário para esse condicionamento é função do tipo de fibra (natural, artificial ou sintética), do material têxtil (fibra, fio ou tecido), das suas características geométricas, dentre outras. Portanto, o tempo é muito variável, e a menos que seja especificado de outra forma no método de teste, o equilíbrio de umidade (regain padrão) deverá ser considerado alcançado quando, em sucessivas passagens a intervalos de não menos de 2hs, o produto têxtil não apresentar trocas progressivas em massa maiores do que 0,25% da massa do corpo de prova.

 • Iluminação artificial para as salas de classificação de algodão: Nível de iluminação: recomenda-se um mínimo absoluto de 800 lux e um máximo de 1100 lux.

Distancias das luminárias em relação às paredes mais próximas: de 1 m de distância das paredes laterais e tão longas quanto possíveis e conveniente.

Distância das luminárias em relação ao piso: de 2,80m do vidro de difusão de espectro neutro das luminárias até o piso.

Distancias entre as luminárias: as luminárias são estaladas com extremidades em contato, em fileiras paralelas distanciadas de 2m umas das outras.

Dimensão da mesa de classificação: comprimento= 3m, largura= 0,9 a 1m e altura = 0,8 a 0,86m.

 

• Cor do meio ambiente laboratorial: As salas de classificação devem ser pintadas com cores neutras, para que nenhum tom de cor seja realçado ou diminuído mais do que o outro. As cores neutras vão do branco, passando por uma série de cinzas, até o preto. Todos os tons de cinzas, usados numa sala de classificação, devem ser verdadeiramente neutros, isto é, não devem apresentar nenhum traço de coloração, e o tom de cinza vai depender da quantidade de luz que entra na sala e chegar à superfície da mesa de classificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (358.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com