TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depósito de Opala no Piauí, Geologia

Por:   •  10/9/2019  •  Seminário  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

A vesuvianita ("idocrasio") é um mineral formador de rocha ou

mineral acessório de silicato encontrado em skarns, rodingites,

e sienitos alcalinos alterados.

THE CHEMISTRY OF VESUVIANITE

LEE A. GROAT I AND FRANK C. HAWTHORNE

Department of Geological Sciences, University of Manitoba, Winnipeg, Manitoba R3T 2N2

T. SCOTT ERCIT

Mineral Sciences Section, Canadian Museum of Nature, Ottawa, Ontario KIP 6P4

Em geral, a vesuvianita ocorre em ambientes de baixa pressão, como auréolas de contato, rodingito/metarodingitos e skarns. Nós descrevemos uma nova ocorrência de vesuvianita em alta pressão e jadeitita metamórfica. A composição desta fase é caracterizado por até 1,5% em peso de na2o. Este conteúdo é mais alto que as vesuvianitas de outros lugares. O Na é introduzido na vesuvianita principalmente pela substituição Ca + Al = Na + Ti. As medições com Microssonda eletrônica demonstraram um zoneamento com Na e Ti mostrando a maior variação. A formação da vesuvianita e sua zonação são explicados por uma interação com uma fase de fluido hidratado que é caracterizado por um aumento contínuo dos potenciais químicos de Ti e Ca. Esta fase fluida mostra a cristalização simultânea de vesuvianita + jadeita e a substituição subsequente de jadeita por vesuvianita.

Na-rich vesuvianite in jadeitite of the Tawmaw jade district, northern Myanmar TheT Tin nyunT°, Thomas Theye and hans-Joachim massonne*

Origem das vesuvianitas gemológicas do Arco Magmático de Santa Quitéria

Resumo

        O conhecimento sobre as vesuvianitas no Arco Magmático de Santa Quitéria ainda é desconhecido pelos pesquisadores da região mesmo sendo bem conhecido a presença de escarnitos mineralizados em Fe-Cu na área. Entretanto, a possibilidade de ter ocorrências de vesuvianitas na local é alta, visto que, as vesuvianitas estão diretamente associadas com scarn’s e a rochas cálcio-silicáticas. A identificação de vesuvianitas com faces bem formadas na região de Santa Quitéria representa um fato surpreendente, uma vez que isso nunca foi identificado. Por ser uma ocorrência que ainda não foi estudada, o objetivo do trabalho é conhecer sua forma de ocorrência, dimensão, quais são as rochas hospedeiras, suas características petrográficas, como sua assembleia mineral, paragênese mineral, texturas, estruturas e compreender sua origem. Para que seja possível determinar isso o trabalho envolverá uma cartografia geológica na escala 1:25.000 ou 1:10.000, e quando necessário, em escala maior, com suporte de imagens de satélite, Landsat de modo a delimitar as rochas hospedeiras, bem como as principais estruturas tectônicas. Isso será seguido por estudos laboratoriais: petrografia, análise de microscopia eletrônica.

Introdução

        

        A vesuvianita é um mineral do grupo dos sorossilicatos complexos de Ca, Mg e Al, podendo também conter Ti e Mn e ainda Be, Cu, Zn, ou B em menores quantidades. Sua fórmula é Ca19(Al,Fe)10(Mg,Fe)3[Si2O7]4[SiO4]10(O,OH,F)10, embora numerosas fórmulas químicas tenham sido propostas ainda não há uma fórmula de aplicabilidade geral. No Brasil, a ocorrência mais significativa é no Rio Grande do Norte (depósito de Currais Novos). No mundo, os principais jazimentos situam-se no Canadá, Estados Unidos da América, Finlândia, Itália, México, Noruega, República Tcheca, Rússia e Suíça. Foi identificado uma ocorrência de vesuvianita em Santa Quitéria nunca antes descrita, essa ocorrência de vesuvianita tem como característica principal as suas faces bem formadas que aparentemente podem ter potencial gemológico, o que torna sua pesquisa muito interessante e necessária já que a potencialidade econômica é relativamente alta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (233.4 Kb)   docx (182 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com