TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios Da Produção Na Atualidade

Pesquisas Acadêmicas: Desafios Da Produção Na Atualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  1.261 Visualizações

Página 1 de 5

DESAFIOS DA PRODUÇÃO NA ATUALIDADE

RESUMO

Nossotrabalho abordara os desafios dos processos produtivos na atualidade a necessidade de flexibilidade na produção e a importância da inovaçãotecnológica dos processos produtivos. A importância da produção para a empresa e sua influêncianos demais processos (desde o desenvolvimento de produtos até as estratégias de marketing) já está internalizado nas empresas, por isso a grande busca pelas melhorias nos processos de produção.

Palavras-chave: Administração da Produção; Competitividade; Desafios;

INTRODUÇÃO

Percebemos que o comportamento da economia mundial apresenta-se como um fator de grande importânciae também influência nas práticas gerenciais das empresas em geral. O cenário econômico mundial atual pode se caracterizar por alguns fatores marcantes, tais como a forte concorrência, velocidade dedisseminação de informações, evolução e renovação rápida da tecnologia, diferenciação de produtos no mercado e descentralização produtiva. A reestruturação produtiva veio em resposta às necessidades de ajuste frente aos padrões internacionais de produtividade e de qualidade, no qual é considerado hoje elemento básico na competitividade. Para que as empresas possam tornar-se competitivas no mercado crescentemente globalizado, precisam produzir lotes cada vez menores de uma ampla faixa de produtos (variedade).Dessa forma, pode-se dizer que a manutenção ou ampliação da competitividade neste tipoespecífico de mercado depende, simultaneamente, do atendimento de várias dimensões dacompetitividade. Isto significa produzir uma ampla gama de produtos diversificados, com preçoscompatíveis, qualidade intrínseca e atendimento e confiabilidade nos prazos de entrega.Dessa forma, as empresas precisam desenvolver os seus sistemas de administração daprodução no sentido de oferecer produtos e serviços adequados aos seus clientes.

Asempresas devem satisfazer de forma completa as necessidades de qualidade,produtividade, flexibilidade e custo exigidos pelo cliente, tendo em vista a complexidade que acabasendo gerada no sistema produtivo.

2 PRODUTIVIDADE

Produtividade é a relação entre os recursos empregados e os resultados alcançados(LACOMBE, 2004, p. 255). Ter alta produtividade é alcançar resultados excelentes resultados isso aproveitando bem à matéria prima, a capacidade das máquinas, o tempo a as habilidades das pessoas. Emcontrapartida, ter baixa produtividade é utilizar os recursos de maneira ineficiente, aquém de suacapacidade, e obtendo pouco a partir dos recursos disponíveis.A gestão da produtividade nas empresas vem se tornando cada vez mais crucial em umambiente de crescente abertura externa e globalização dos negócios. Atualmente, sem produtividadeou sem a eficiência do processo produtivo, dificilmente uma empresa vai ser bem-sucedida ou até mesmo nem sobreviva no mercado. Isso por causa da concorrência, a gestão da produtividadeestá se tornando um dos quesitos mais essenciais na formulação das estratégias de competitividade dasempresas.

Segundo Macedo (2002), “O conceito de produtividade vai além dos aspectos restritos aoprocesso de produção, pois a geração de valor também depende fundamentalmente das demaisetapas do processo produtivo”, ou seja, a compra de bens e serviços intermediários e a venda dosbens e serviços que a empresa produz. Se a estratégia de compras da empresa (quantidade,qualidade, relação com fornecedores, etc.) éinadequada e/ou a sua estratégia e resultados de mercado são problemáticos, a eficiência de seu processo produtivo pode ficar comprometida, apesarda excelência que possa ter no seu processo de produção.A eficiência na produção é condição necessária, mas não suficiente, do processo produtivoda empresa. Nessa perspectiva metodológica, o conceito de produtividade passa a ter por base ovalor adicionado pelo processo produtivo da empresa. Esse valor é calculado pela diferença entre ovalor das vendas da empresa e o valor das compras de bens e serviços intermediários que faz juntoaos seus fornecedores.

3 FLEXIBILIDADE

Os consumidores querem variedade e personalização, coisas difíceis de serem transferidaspara o processo produtivo. Para os administradores que vivem do sucesso do passado, Toffler(1985p. 41) faz uma observação: “Os próprios produtos, procedimentos e formas organizacionaisque levaram as empresas ao sucesso no passado muitas vezes se tornam a sua ruína. Na verdade, a primeira regra da sobrevivência é bem clara: nada mais perigoso do que o sucesso de ontem”.

A empresa flexível, portanto, exige uma nova espécie de liderança. Precisa de executivos deadaptação, dotados de todo um conjunto de talentos novos e não lineares. Acima de tudo, oexecutivo flexível deve ser capaz de umaação radical, estar disposto a pensar além do concebível, areconcertar produtos, procedimentos, programas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com