TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFERENTES LINGUAGENS E O SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO NA ATUALIDADE: DESAFIOS E CONQUISTAS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE.

Artigo: AS DIFERENTES LINGUAGENS E O SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO NA ATUALIDADE: DESAFIOS E CONQUISTAS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 5

FUNDAÇÃO ANTARES DE ENSINO SUPERIOR, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO.

CURSO COMPLEMENTAR EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM

AS DIFERENTES LINGUAGENS E O SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO NA ATUALIDADE: DESAFIOS E CONQUISTAS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE.

Acadêmicas: Thaís Lopes Soares

Vanessa Mikaele Freitas Barros

Goianésia, 2012

THAÍS LOPES SOARES

VANESSA MIKAELE FREITAS BARROS

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO

AS DIFERENTES LINGUAGENS E O SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO NA ATUALIDADE: DESAFIOS E CONQUISTAS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE.

Projeto de pesquisa bibliográfica orientada, apresentado à FAESPE – Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, como requisito para a obtenção de nota no curso de complementação em pedagogia, na disciplina de Fundamentos da linguagem.

Orientador: Prof ͣ. : Patrícia Nara

Goianésia, 2012

As diferentes linguagens e o seu processo de aquisição na atualidade: desafios e conquistas na escola e na sociedade.

Quando falamos do texto “As cem linguagens da criança” de Loris Malaguzzi, percebemos a abertura que a criança tem para o mundo e para a vida. A criança não tem medo de pensar e de se expor, ela fala, inventa, conta histórias baseadas em seu próprio mundo, são encantadas pela vida e encantam todos ao seu redor. “As crianças é feito de cem,..., A criança tem cem linguagens, mas roubaram-lhes noventa e nove”.

Quando falamos de educação infantil, começamos vislumbrar o mundo das letras, o alfabeto em si, sua descoberta, seus códigos. Falamos em alfabetização, em alfabetizar, mas neste contexto nos deparámos com a seguinte pergunta: conhecer as letras codificadas e saber escrever é realmente ser alfabetizado?

A alfabetização é tornar o indivíduo capaz de ler e escrever, mas inserido neste novo mundo está o letramento que consiste nas habilidades do indivíduo de saber interpretar a leitura feita. Podemos notar que saber ler e escrever não basta para a sociedade é necessário saber entender o que se lê, e escrever coisas entendíveis.

Letramento é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. É usar a leitura e a escrita para seguir instruções (receitas, bula de remédio, manuais de jogo), apoiar à memória (lista), comunicar-se (recado, bilhete, telegrama), divertir e emocionar-se (conto, fábula, lenda), informar (notícia), orientar-se no mundo (o Atlas) e nas ruas (os sinais de trânsito). É o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais e da escrita, ou seja, um conjunto de práticas sociais, que usam a escrita, enquanto sistema simbólico, enquanto tecnologia, em contextos específicos da escrita denomina-se letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler e escrever para atingir diferentes objetivos, permitir que o sujeito interprete, divirta-se, seduza sistematize, confronte, induza, documente, informe, oriente-se, reivindique, e garanta a sua memória, garantindo-lhe a sua condição diferenciada na relação com o mundo. Compreender o que se lê.

JAIME ROBERTO THOMAZ.

Podemos notar a importância da leitura neste novo modo de pensar a alfabetização. A criança deve ser levada a leitura de forma prazerosa para que de forma sequencial adquira as devidas habilidades da leitura e sua interpretação. A maioria dos jovens não aprecia a leitura, pois não foram instigadas quando criança a entrar neste mundo e descobrir seus segredos. Se tornando pessoas com pouca capacidade de aprofundamento da leitura. Não conseguem interpretar bem um texto, ver a essência que o autor quer transmitir, se tornando pessoas que não conseguem admirar um bom livro, ou ver uma boa obra de arte, e até mesmo escutar boas músicas, são pessoas a mercê da sociedade letrada.

Escrever é um conjunto de habilidades e comportamentos que se estendem desde simplesmente escrever o próprio nome até escrever uma tese de doutorado. Uma pessoa pode ser capaz de escrever um bilhete, uma carta, mas não ser capaz de escrever uma argumentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com