TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DE GESTÃO DE PRODUÇÃO COM RELAÇÃO À INTERCONEXÃO MUNDIAL NA ATUALIDADE

Dissertações: OS DESAFIOS DE GESTÃO DE PRODUÇÃO COM RELAÇÃO À INTERCONEXÃO MUNDIAL NA ATUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 8

OS DESAFIOS DE GESTÃO DE PRODUÇÃO COM RELAÇÃO À INTERCONEXÃO MUNDIAL NA ATUALIDADE

RESUMO

O objetivo da pesquisa realizada e buscar a compreensão para os fatores que desafiam a gestão de produção em relação a interconexão mundial, uma vez que a razão de uma empresa ou organização existir é a produção pois só se tem uma empresa funcionando se e comercializado produto ou serviço, desafios existentes na produção implicam em diversos fatores responsáveis pela otimização de uma produção consciente. Esta conscientização tem exigido práticas profissionalmente responsáveis nas atividades do ciclo produtivo Empresa tem se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficientes e eficazes e de alta produtividade, buscando também qualidade e responsabilidade social e ambiental.

PALAVRAS-CHAVE: Produção, Interconexão, Gestão, Atualidade.

INTRODUÇÃO

O objetivo da pesquisa realizada e buscar a compreensão para os fatores que desafiam a gestão de produção em relação a interconexão mundial, uma vez que a razão de uma empresa ou organização existir é a produção pois só se tem uma empresa funcionando se e comercializado produto ou serviço.

Para crescer, desenvolver, e obter lucro, é necessário que se tenha níveis satisfatórios de produção, a fim de atender a demanda e satisfazer o consumidor, que atualmente está cada vez muito exigente com muita informação em mãos o que aumenta seu poder de escolha e também o deixa um consumidor consciente que se sente responsável pelos efeitos causados pelo seu estilo de consumo.

Empresa tem se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficientes e eficazes e de alta produtividade, buscando também qualidade e responsabilidade social e ambiental.

Os desafios existentes na produção implicam em diversos fatores responsáveis pela otimização de uma produção consciente. Esta conscientização tem exigido práticas profissionalmente responsáveis nas atividades do ciclo produtivo.

1- A busca pela produtividade.

O administrador da produção precisa estar bem atualizado, acompanhar as tendências do mercado mundial, fazer estudos, projetos, testes, consultar o consumidor, verificar a viabilidade do produto, se ele vai ter vida curta, ou se vai ser bem aceito no mercado. Produzir com qualidade, ética e responsabilidade, e principalmente respeito ao consumidor, são desafios para conquistar uma fatia do mercado.

"Produtividade é a relação entre os recursos empregados e os resultados alcançados (LACOMBE, 2004, p. 255)."

Ter alta produtividade é alcançar bons resultados, aproveitando bem a matéria prima, a capacidade das máquinas, o tempo a as habilidades das pessoas. Em contrapartida, ter baixa produtividade é utilizar os recursos de maneira ineficiente, abaixo de sua capacidade, e obtendo pouco a partir dos recursos disponíveis. A gestão da produtividade nas empresas vem se tornando cada vez mais crucial em um ambiente de crescente abertura externa e globalização dos negócios.

Sem produtividade ou sem a eficiência do processo produtivo, dificilmente uma empresa vai ser bem-sucedida ou até mesmo sobreviver no mercado. Por causa de uma concorrência acirrada, a gestão da produtividade está se tornando um dos quesitos essenciais na formulação das estratégias de competitividade das empresas.

Segundo Macedo (2002), “O conceito de produtividade vai além dos aspectos restritos ao processo de produção, pois a geração de valor também depende fundamentalmente das demais etapas do processo produtivo”,

Deve ser planejada com cautela a compra de bens e serviços intermediários e a venda dos bens e serviços que a empresa produz.

Se a estratégia de compras da empresa quantidade, qualidade, relação com fornecedores, é inadequada ou a sua estratégia e resultados de mercado são problemáticos, a eficiência de seu processo produtivo pode ficar comprometida, apesar da excelência que possa ter no seu processo de produção.

A eficiência na produção é condição necessária, mas não suficiente, do processo produtivo da empresa.

Nessa perspectiva metodológica, o conceito de produtividade passa a ter por base o valor adicionado pelo processo produtivo da empresa.

Esse valor é calculado pela diferença entre o valor das vendas da empresa e o valor das compras de bens e serviços intermediários que faz junto aos seus fornecedores.

2-Competitividade

É fácil observar algumas empresas que se apresentam com maior desempenho do que outras, são mais competitivas, crescem mais, preparando para o confronto com seus concorrentes fora e dentro do país. Este mesmo comportamento certamente é exigido dos seus trabalhadores, pois a preparação da organização e de seus recursos humanos é de extrema importância para enfrentar qualquer situação, desde um intercâmbio tecnológico até mesmo mudanças permanentes de produtos, mercados e clientes.

Para que as empresas possam tornar-se competitivas no mercado crescentemente interconectado, precisam produzir lotes cada vez menores de uma ampla faixa de produtos.

O cenário econômico mundial atual pode ser caracterizado por alguns fatores marcantes, como a forte concorrência, velocidade de disseminação de informações.

Evolução e renovação rápida da tecnologia e rapidez da obsolescência tecnológica e no desenvolvimento sustentável.

"Todas as organizações atentas ao mercado observam minuciosamente as atividades de seus concorrentes." (SLACK, CHAMBERS, JHONSTON ,2009, p. 123).

A concorrência e cada vez maior no mercado atual, pois as empresas têm concorrentes que muitas vezes se tornam desleais em meio a suas condições, como por exemplo, para uma empresa brasileira produzir e muito mais caro que para uma empresa instalada na China.

Com a facilidade de informação o cliente tem o acesso a empresas de outros pais onde conseguem comprar produtos a um preço mais barato que os que a indústria brasileira tem a oferecer.

A renovação rápida da tecnologia também se torna um favor de privilegio ou desvantagem competitiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com