TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desempenho De Banco De Dados: A Técnica De Otimização Com Tuning

Dissertações: Desempenho De Banco De Dados: A Técnica De Otimização Com Tuning. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 4

Desempenho de Banco de Dados: a Técnica de Otimização com Tuning

Introdução

Atualmente o desempenho de um banco de dados (BD) é um fator que determina efetivamente sua disponibilidade. O principal objetivo deste artigo é fornecer suporte ao DBA através de mecanismos que simplifique a análise de desempenho em BD, transformando uma tarefa de alto custo e complexidade em um processo muito mais simples e rápido. Dentre todos os problemas estão consumo de CPU, uma utilização não eficaz de comandos SQL (linguagem de consulta estruturada), bloqueios, esperas e atividade de disco. Para resolver esses problemas vem se tornando cada vez mais comum as praticas de otimização chamada de Tuning ou Sintonia. A tradução literal de ‘tuning’ seria sintonia ou ajuste de alguma coisa para que funcione melhor. Um SGBD é um produto de software sofisticado permitindo vários ajustes. Sua flexibilidade permite você fazer pequenos ajustes que afetam a performance do banco de dados.

Uma metodologia bem planejada é a chave do sucesso para realizar ‘tuning’ de performance. Para obter melhores resultados, os ajustes devem ser feitos durante a fase de projeto você consegue assim o máximo de benefício por um baixo custo.

Desenvolvimento

Para começarmos a trabalhar com performance é importante salientarmos que:

1- Antes de mexer com o banco, devemos primeiro verificar possiveis problemas causado por software ou hardware, muitas vezes o hardware não é adequado ou a aplicação não possui um bom fluxograma.

• 60% dos problemas são relacionados ao mau uso de expressões SQL.

• 20% dos problemas são relacionados à má modelagem do BD.

• 10% dos problemas são relacionados à má configuração do SGDB.

• 10% dos problemas são relacionados à má configuração do S.O.

2- Devemos ter um enfoque mais amplo de todas as partes de um sistema (Hardware, Sistema Operacional, Rede, e alguns dos SGBD existentes no mercado:

• SQL Server (Microsoft Corporate), Oracle (Oracle Corporation)

• Sysbase (Sysbase Inc)

• IBM DB2

• PostgreSQL

• MySQL

• Entre outros...

E porque não citar tambem o conhecimento da propria aplicação, Pois a baixa performance pode não estar ligada diretamente ao Banco e sim a outros componentes que influenciaram a performance do BD.

3- As alterações devem ser feitas ao poucos, divididas e analisadas verificando sempre os resultados um de cada vez, Pois modificando varios procedimentos ao mesmo tempo corremos o risco de que caso suja algum imprevisto, termos facilidade em repar o erro.

4- De acordo com Craig Mullins[2], quase 80% dos problemas de performance em banco de dados são causados por códigos SQL mal elaborados.

5- Tuning é coisa seria, e um parametro mal configurado, pode onerar ou até mesmo parar o banco de dados. Dentre os principais temos:

• Ajuste de Alocação de Memória

Alocação apropirada de recursos de memória para as estruturas do SGBD pode trazer efeitos posistivos na performance. A alocação devida de recursos de memória melhoram a perfomance do cache, reduzindo a paginação, definindo corretamente o buffer do Banco de Dados (shared_pool, buffer cache, log buffer, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com