TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento do projeto para criar uma rede de área local (LAN) e uma rede de longa distância (WAN)

Artigo: Desenvolvimento do projeto para criar uma rede de área local (LAN) e uma rede de longa distância (WAN). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Artigo  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 4

1. Redes

Nesta etapa do projeto será criada a rede local (LAN) e a rede de longa distância (WAN) que serão responsáveis pela comunicação de dados entre os pólos com a Data Center (SP) da UniPIM. Também apresentaremos nesta unidade sua configuração, instalação, endereços de rede, faixa de IPs e equipamentos.

Antes de apresentar a estrutura de rede, citaremos algumas definições que julgamos importantes para entendimento dos recursos utilizados no projeto.

Uma rede é um conjunto de softwares e hardwares que tem por objetivo a troca de dados entre computadores individuais, podendo ser classificada por sua topologia, protocolo, tamanho, meio de transmissão, entre outros.

* Como topologia de rede, podemos entender o desenho dos enlaces e a distribuição dos elementos nos enlaces. Há duas maneiras de descrever a topologia de uma rede: podendo ser a topologia física, em que consideramos a aparência e as distribuições dos enlaces; e a topologia lógica, em que o que vale é o fluxo de dados na rede, sendo as mais comuns as relacionadas a seguir:

• Barramento (os computadores estão conectados em um mesmo barramento);

• Anel (os computadores estão ligados em círculo);

• Estrela (os computadores são ligados a um componente centralizado);

• Árvore (os computadores estão conectados por barramentos conectados em alguns pontos);

• Malha (os computadores estão conectados a diversos outros);

• Híbrida (podem ter pedaços de cada uma das topologias acima citadas);

* Redes de acesso – é o enlace físico que interliga o sistema final ao roteador mais próximo; Segue algumas tecnologias nas redes de acesso: Dial-up (conexão discada), DSL (linha digital para assinantes), Cabo denominada HFC (Fibra coaxial híbrida), FTTH (Fiber to the Home), Ethernet (tecnologia mais utilizada em redes locais), Wifi (Wireless Fidelity – Fidelidade sem fio);

* Tamanho físico (extensão geográfica) – dependendo da abrangência da rede ou tamanho físico as redes podem ser: PAN (Personal Area Network, ou rede pessoal), LAN (Local Area Network, ou rede local), VAN (Vertical Area Network, ou rede vertical), CAN (Campus Area Network, ou rede campus), MAN (Metropolitan Area Network, ou rede metropolitana), WAN (Wide Area Network, ou rede de longa distância), SAN (Storage Area Network, ou rede de armazenamento), GAN (Global Area Network, Terra e Satélites Artificiais), RAN (Regional Area Network, ou rede regionais), WWAN (Wireless Wide Metropolitan Area Network, ou rede sem fio de maior alcance);

* Arquitetura de camadas - Modelo OSI (com 7 camadas – Física, Enlace, Rede, Transporte, Sessão, Apresentação e Aplicação), TCP/IPI (com 4 camadas – Interface com a rede, Internet, Transporte e Aplicação);

CAMADA FUNÇÃO

Física Transmissão de bits; estabelecimento conexões físicas; comunicação entre modem’s; comutação; multiplexação física; modulação analógica e digital.

Enlace de Dados Delineamento de quadros; detecção e correção de erros em nível de rede local; controle de acesso ao meio.

Rede Roteamento; controle de congestionamento.

Transporte Detecção e correção de erros fim a fim; controle de fluxo; multiplexação.

Sessão Gerência de diálogo; sincronização; gerência de atividade.

Apresentação Conversão de formatos; uso de sintaxe padrão durante a transmissão; criptografia; compressão de dados.

Aplicação Correio eletrônico; terminal virtual; transferência e gerência de sistemas de arquivos remotos; servidores diversos.

* Endereço IP – o protocolo IP é o responsável pela entrega dos pacotes de informação, por isso o endereço utilizado neste processo é o endereço IP, pelas classes de endereço os computadores em rede se comunicam na Internet, também são utilizadas para identificação da rede e de host.

1.1 Estrutura da rede LAN e WAN

A rede WAN (intranet) será Datacenter em nuvem Implementado Microsoft Corporation que estará responsável por toda a infraestrutura e funcionamento 24/7 do Datacenter Cloud, onde vai estar as informações gerais de todos os Campis.

A rede LAN é composta por:

* Servidores (computadores com alta capacidade de processamento e armazenagem)

* Estações de trabalho (computadores com poder de processamento menor)

* Meio de transporte – Ethernet (oferece maior largura de banda e cabeamento mais simplificado), mídia de transmissão cabo par trançado UTP CAT-6 (escolha com base no custo-benefício), Certificação de cabeamento, instalação de cabeamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com