TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA ANDERSON ANDRÉ MENDES MIGUEL REDES DE COMPUTADOR FORTALEZA

Tese: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA ANDERSON ANDRÉ MENDES MIGUEL REDES DE COMPUTADOR FORTALEZA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Tese  •  4.778 Palavras (20 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA

ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ANDERSON ANDRÉ MENDES MIGUEL

REDES DE COMPUTADORES

FORTALEZA

2014

Seção 1.1

1. Qual a diferença entre um hospedeiro e um sistema final? Cite os tipos de sistemas finais. Um servidor Web é um sistema final?

2. A palavra protocolo é muito usada para descrever relações diplomáticas. Dê um exemplo de um protocolo diplomático.

Seção 1.2

3. O que é um programa cliente? O que é um programa servidor? Um programa servidor requisita e recebe serviços de um programa cliente?

5. A taxa de transmissão HFC é dedicada ou é compartilhada entre usuários? É possível haver colisões na direção provedor-usuário de um canal HFC? Por que?

6. Cite seis tecnologias de acesso. Classifique cada uma delas nas categorias acesso residencial, acesso corporativo e acesso móvel.

7. Qual a taxa de transmissão de LANs Ethernet? Para uma data taxa de transmissão, cada usuário da LAN pode transmitir continuamente a essa.

8. Cite alguns meios físicos utilizados para instalar a Ethernet.

9. Modens discados, HFC e ADSL são usados para acesso residencial. Para cada uma dessas tecnologias de acesso, cite uma faixa de transmissão e comente se a largura de banda é compartilhada ou dedicada.

10. Descreva as tecnologias de acesso sem fio mais populares atualmente. Faça uma comparação entre elas.

Seção 1.3

11. Qual é a vantagem de uma rede de comutação de circuitos em relação a uma de comutação de pacotes? Quais são as vantagens da TDM sobre a FDM em uma rede de comutação de circuitos?

12. Por que se afirma que a comutação de pacotes emprega multiplexação estatística? Compare a multiplexação estatística com a multiplexação que ocorre em TDM.

13. Suponha que exista exatamente um comutador de pacotes entre um computador de origem e um de destino. As taxas de transmissão entre a máquina de origem e o comutador e entre este e a máquina de destino são R1 e R2, respectivamente. Admitindo que um roteador use comutação de pacotes do tipo armazena e reenvia, qual é o atraso total fim a fim para enviar um pacote de comprimento L? (Desconsidere formação de fila, atraso de propagação e atraso de processamento).

14. Qual é a principal diferença que distingui ISPs de nível 1 e de nivel2?

Suponha que usuários compartilhem um enlace de 2 Mbps, mas cada um deles transmite apenas 20 por cento do tempo. (Veja a discussão sobre multiplexação estatística na Seção 1.3).

a. Quando a comutação de circuitos é utilizada, quantos usuários podem usar o enlace?

b. Para o restante deste problema, suponha que seja utilizada a comutação de pacotes Por que não haverá atraso de fila antes de um enlace se dois ou menos usuários transmitirem ao mesmo tempo? Por que haverá atraso de fila se três usuários transmitirem ao mesmo tempo?

c. Determine a probabilidade de um dado usuário estar transmitindo.

d. Suponha agora que haja três usuários. Determine a probabilidade de, a quelquer momento os três usuários transmitirem simultaneamente. Determine a fração de tempo durante o qual a fila cresce.

Seção 1.4

16. Considere o envio de um pacote de uma maquina de origem a uma de destino por uma rota fixa. Relacione os componentes do atraso que formam o atraso sim a fim. Quais deles são constantes e quais são as variáveis?

17. Visite o applet "Transmission versus Propagation Delay" no Companion Website. Entre as taxas, o atraso de propagação e os tamanhos de pacote disponíveis, determine uma combinação para a qual o emissor termine de transmitir antes que o primeiro bit do pacote chegue ao receptor.

18. Quanto tempo um pacote de 1.000 bytes leva para se propagar através de um enlace de 2.500 km de distância, com uma velocidade de propagação de 2,5 • l0Km/s e uma taxa de transmissão de 2 Mbps? Geralmente, quanto tempo um pacote de comprimento L leva para se propagar através de um enlace de distância d, velocidade de propagação s, e taxa de transmissão de R bps? Esse atraso depende cio comprimento do pacote? Esse atraso depende da taxa de transmissão?

19. Suponha que o Hospedeiro A queira enviar um arquivo grande para o Hospedeiro B. O percurso do Hospedeiro A para o Hospedeiro B possui três enlaces, de taxas R, = 500 kbps, R ,= 2 Mbps, e R5 = 1 Mbps.

a. Considerando que não haja nenhum outro tráfego na rede, qual é a vazão para a transferência de arquivo?

b. Suponha que o arquivo tenha 4 milhões de bytes. Dividindo o tamanho do arquivo pela vazão, quanto tempo levará a transferência para o Hospedeiro B?

c. Repita os itens “a" e “b”, mas agora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com