TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Por:   •  20/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  10.052 Palavras (41 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 41

[pic 1]

4º/5º Ciência da Computação (CC)

Atividades Práticas Supervisionadas (APS)

“DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE”

Alunos:                                                       RA:

Lucas Mauri Nascimento                         B614HF-8

Mairon Henrique Fernandes                   B682BI-4

Índice

  1. Objetivo
  2. Motivação do Trabalho
  3. Introdução
  4. Como Utilizar
  5. Fundamentos da comunicação de dados em rede (conceitos gerais)
  6. Plano de desenvolvimento da aplicação (elementos e ferramentas que serão utilizadas)
  7. Projeto do Programa
  8. Relatório com Linhas de Código
  9. Apresentação do Programa Funcionando em um Computador
  10. Bibliografia

1.Objetivo

Criar um chat usando a linguagem JAVA para que duas ou mais pessoas possam se comunicar utilizando o protocolo TCP/IP, usando sockets de Berekeley.

2.Motivação do Trabalho

O objetivo do trabalho é nos proporcionar uma maior      aprendizagem da linguagem JAVA, que é muito utilizada no ambiente de trabalho da nossa área, e do ambiente de desenvolvimento NetBeans IDE.

Queríamos desenvolver um chat onde um usuário pudesse, com facilidade e rapidez, enviar e receber mensagens de outros usuários conectados à uma mesma rede, como por exemplo em um ambiente de trabalho com vários departamentos onde economizaria, e muito, o tempo gasto para comunicação entre diferentes departamentos. Poderia economizar também no custo caso essa comunicação fosse feita por telefone.

3.Introdução

O projeto é um chat desenvolvido em JAVA no ambiente NetBeans IDE 8.0.2, cuja finalidade é possibilitar a comunicação entre duas ou mais pessoas conectadas em uma mesma rede. O projeto são duas aplicações onde uma o usuário se conecta com o servidor e depois ele entra na aplicação cliente onde ele coloca o seu nome ou seu apelido de usuário, não é necessário cadastro para o usuário entrar no chat, o usuário tem na sua tela do chat a possibilidade de se conectar ou desconectar.

No seu lado direito ficam os usuários que estão onlines e são também os que irão receber suas mensagens ou envia-las para o proprio.

4.Como Utilizar

Deve-se colocar o IP da máquina em que ficará o servidor na chamada de sockets na classe clienteservice da aplicação cliente, alterando diretamente no código fonte, feito isso pode-se utilizar o chat se conectando com o servidor e depois iniciar a aplicação cliente. Caso isso não seja feito a aplicação se conectará, mais não conseguira se comunicar com outros computadores.
Para se conectar ao chat o usuário deve primeiro executar a aplicação servidor, à qual verificará se ele está conectado à uma rede, retornando uma confirmação, logo após isso ele poderá entrar no chat para enviar suas mensagens aos outros usuários e recebê-las também.

5.Fundamentos da comunicação de dados em rede (conceitos gerais)

5.1Topologia de Redes

A maneira com que as redes de computadores são interligadas é um ponto importante, pois dispositivos podem ser interconectados de várias formas envolvendo tanto o ponto de vista físico, como o logico. A topologia física refere-se ao layout físico e ao meio de conexão dos dispositivos de redes, ou seja, como eles são conectados, esses dispositivos que formam a estrutura de uma rede são chamados de nós ou nodos. A topologia logica é a forma com que nós se comunicam através de transmissão.

5.1Topologia Físicas

5.1.1Ponto a Ponto

        É a topologia mais simples e pode ser representada por dois computadores interligados entre si, através de um meio de uma transmissão qualquer. A topologia ponto a ponto é a base para a formação de novas topologias, com a inclusão de outros nós em sua estrutura.

5.1.2Barramento

        No barramento, todos os nós estão ligados ao mesmo meio de transmissão, onde o tempo e a frequência são importantes para a transmissão dosa dados. Todos os nós que estão ligados a barra, podem “ouvir” as informações que estão sendo transmitidas, o que facilita o uso de aplicações que necessitam da difusão de mensagens para múltiplas estações.

        O desempenho da topologia em barra é determinado pelo número de estações conectadas, meios de transmissões utilizados, trafego, entre outros fatores.

5.1.3 Anel ou Ring

        A topologia em anel é formada por nós conectados através de um percurso fechado, onde o sinal circula na rede passando por cada estação. Essas estações fazem o papel de repetidoras e retransmitem o sinal até que o destinatário seja encontrado.

5.1.4 Estrela

        A topologia em estrela é formada por diversas estações conectadas a um dispositivo central e toda a comunicação é supervisionada por esse nó central. A unidade central tem o poder de determinar a velocidade de transmissão entre o transmissor e o receptor e converter sinais transmitidos por protocolos diferentes, o que permite a comunicação entre redes de fabricantes distintos.

5.1.5 Árvore

        É equivalente a várias redes estrelas interligadas entre si, essa ligação é feita através dos seus nós centrais. É utilizada principalmente na ligação d Hub’s e repetidores, conhecida também como cascateamento.

5.1.6 Estrutura Mista ou Hibrida

        É uma mistura de topologias, que tem como características as ligações ponto a ponto e multiponto e com isso se obtém redes complexas proporcionando um maior número de recursos. A estrutura mista pode conter a topologia anel, estrela, barra e etc.

5.1.7 Grafo

        A topologia em grafo engloba características de várias topologias, e cada nó da rede possui uma rota alternativa que pode ser usada em caso de falha ou congestionamento. Essas rotas são traçadas por nós, que tem a função de rotee endereços que não pertencem a sua rede.

5.1.8 Ethernet

        A Ethernet é a tecnologia mais utilizada em redes locais, ela pode ser encontrada em topologias tipo estrela que é composta por ligações utilizando cabeamento par trançado e uma unidade central e em topologias do tipo barramento com a utilização de cabo coaxial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)   pdf (772.6 Kb)   docx (676.7 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com