TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.576 Palavras (27 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 27

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA

COMUNICAÇÃO EM REDE

[pic 1]

Curso: Ciência da Computação – Unip – Campinas – SP

Alunos:

Thiago Rodrigo de Souza RA: B4222G-0

Ronaldo Tomazela RA: B54HID-7

André Machitti RA: B36BGA-1

Campinas, 20 de maio de 2014


Indice

Objetivo do trabalho----------------------------------------------------------------------------------3

Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------------4

Inicio e Fundamentos da comunicação de dados em red e---------------------------------5-14

Plano de desenvolvimento da aplicação (elementos e  ferramentas utilizadas)----16-18

Projeto (estrutura e módulos que serão desenvolvido s) do programa-------------19-21

Relatório com as linhas de código do programa  ---------------------------------------------22-33

Conclusões ----------------------------------------------------------------------------------------------------34

Bibliografia-----------------------------------------------------------------------------------------------------35


Objetivo do Trabalho

Com esse Projeto, temos como objetivo trabalhar com linguagem em JAVA/C# um método de comunicação entre clientes de computadores e Servidores, utilizando técnicas com Sockets Connections.

Temos também como objetivo ter informações mais rá pidas sobre as cidades que estão sendo ligado pelo Rio Tietê, informado su as composições, níveis de volumes quando tem cheias na Grande São Paulo.

Com esse sistema podemos informar a usinas hidroelétricas passando por Salesópolis, Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista, Anhembi, Barra Bonita, Bariri, Borborema, Promissão , Ilha Solteira e Araçatuba além das hidrovias que são as principais conexões entre os estados do Paraná, Mato Grosso do sul e Triangulo Mineiro.

Com essa comunicação usinas hidroelétricas poderão qualificar melhor suas vazões de aguas para as turbinas que estão gerando energia elétrica para o noroeste do estado de São Paulo.

As informações passadas são por sistema de program as que são atualizadas constantemente um Layout (Painel) que contem informações feitas por pessoas que estão entre o trajeto às quais hidroelétricas e Hidrovias precisam para se orientar quanto as suas vazões e níveis de poluições existen tes nas agua.

Utilizando a tecnologia como principal ferramenta para se atualizar nas informações ao longo do rio, podemos prever cheias e até evitar catástrofes que podem atingir suas principais cidades como São Paul o, por se tratar de uma informação instantânea, hoje podemos ter informaçõe s mais consistente e rápida graças as redes de internet que hoje em São Paulo tem as melhores malhas de comunicações do Brasil.

Com autoria própria do programa, temos um desafio de extrair as melhores informações para visualizar e mostrar para os pontos que utilizam o rio como uma fonte de transporte e energia.


Introdução

Temos como objetivo introduzir comunicações entre empresas que estão utilizando o Rio Tietê, informando suas principais características ao longo dos seus 1000 km de extensão.

Nosso programa faz comunicações com essas empresas informando suas características da água e quanto ao seu volume de v azão.

O programa pode ser utilizado de forma automática ou de forma manual, como se fosse um sistema de Chat, no qual temos um servidor com essas informações sendo que os clientes se conectam no mesmo para obter em forma de gráfico, informações sobre o Rio Tietê, e até mesmo para se comunicar com pessoas que estão com esse comunicador.

Baseado no sistema de Sockets Berkeley, com a nossa interface de Programação de Aplicativo (API) para comunicação entre Cliente-Servidor, baseada no antigo aplicativo MSN e também baseado nos aplicativos de monitoramento dos mananciais da SABESP, juntamos todas essas informações para que fosse transmitido o mais rápido possível.

Preocupado com o meio ambiente, esse comunicador tem como principal objetivo informar níveis de vazão de agua, níveis de poluiçã o e níveis de condições de consumo de sua agua.

Nosso objetivo não é só tratar essa comunicação uma conexão segura, mas também mostrar que com essas comunicação pode ter tratamentos de criptografias com certificados digitais. Deixo claro que o nosso programa não irá utilizar esse nível de segurança, apenas irei mostrar algumas técnicas que pode solucionar esse problema, no próximo tópico.

Por serem informações de grande valor e que tem que ter certa segurança e autenticidade da mesma, iremos falar também como é feito esse transporte com autenticidade e segurança sem interceptação por pessoas do meio (Man-in-the-middle um dos métodos de ataque para que possa acessar informações pela rede).


Inicio e Fundamentos da comunicação de dados em red e

Afinal o que é comunicação de rede?

É a forma com que dois dispositivos (no caso 2 computadores) se comuniquem por um meio físico (cabo ou Wi-Fi).

A princípio a comunicação em Computadores ou dispositivos se deu pelo período da Guerra Fria em 1960. Liderada pela antiga União Soviética e pelos Estados Unidos principalmente na área militar, esse conceito tinha como obter informações entres uns aos outros com tentava interceptar essas mensagens do que pretendia fazer com o sistema de Guerras. Com medo de que a Rússia pudesse atacar os EUA por ter interceptado comunicações, foi criado o setor ARPANET para que tomasse conta de todas as suas conexões. Um sis tema de comunicação inteligente, teve dificuldades pois em menos de 3 anos, já se tinha inúmeros servidores espalhados para ser administrados e com isso o setor ficou comprometido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.4 Kb)   pdf (937.5 Kb)   docx (767.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com