TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinar a Concentração de Sacarose

Por:   •  11/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Uma solução é uma mistura homogênea (uma mistura onde não é possível diferenciar de forma individual cada um dos componentes) de um soluto (substancia sendo dissolvida) em um solvente (substancia onde o soluto é dissolvido). (DUTRA,2015).

“Concentração de soluções químicas refere-se à quantidade de soluto que existe em uma quantidade padrão de solução ou em uma quantidade padrão de solvente.” (FOGAÇA, 2018).

Segundo Pasteur (1848) o polarímetro é um equipamento para laboratório responsável pela determinação em concentração em amostras através da luz polarizada de substâncias opticamente ativas.

2. OBJETIVO

Este experimento tem por objetivo determinar a concentração de sacarose em uma solução aquosa de 100 ml através dos ângulos obtidos em um polarímetro.

3. METODOLOGIA

3.1. Materiais

-Vidrarias

Béquer (50 ml)

Bastão de vidro

Balão volumétrico (100ml)

-Reagentes

Sacarose (C12H22O11)

Água destilada (H2O)

-Equipamento

Polarímetro Manual

4. PROCEDIMENTO

Ao iniciar o experimento, diluiu-se em um béquer uma quantidade de sacarose, preparada pelo professor, terminando a diluição, transferiu-se para um balão volumétrico de 100 ml com o auxílio de um bastão de vidro até o menisco, finalizando esse processo foi feita a homogeneização. Após a preparação da solução de sacarose, transferiu-se a mesma para um tubo de 1 dm de comprimento do polarímetro para medir o ângulo de rotação da luz polarizada em que a solução se estabilize se encontrando no campo zero óptico, com a finalidade de utilizar o ângulo obtido para encontrar a concentração através da seguinte formula.

[α]=(Q/(L*C))

Onde:

α=Angulo tabelado da sacarose: 66,5

Q=Angulo de rotação obtido no polarimetro

L=Comprimento do tubo:1,0 dm

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Através da observação da rotação da luz polarizada do polarímetro a partir da solução de sacarose, obteve-se o ângulo 1,7º no qual deve ser utilizada na formula de rotação especifica, juntamente com outras variáveis como o comprimento do tubo utilizado no polarímetro e o ângulo especifico da substancia no qual já é tabelada, assim conseguindo o seguinte resultado

[66,5]=(1,7/(1*C))*100→C=(1,7/(1*66,5))*100→C=2,55%

Como proposto pelo professor, após calcular a concentração da solução, com base nos dados observados no experimento foi feita a comparação com o valor real da concentração no qual já havia sido calculado pelo professor. A concentração obtida através dos cálculos efetuados pelos alunos foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (570.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com