TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da Massa Específica das Partículas (ρs)

Por:   •  24/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VIÇOSA (UNIVIÇOSA)

ENGENHARIA QUÍMICA

ENG 242 – OPERAÇÕES UNITÁRIAS I

PRÁTICA Determinação da massa específica das partículas (ρs)

Data de realização da prática: 17/08/2022

1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

  • Tabela 1 preenchida e comparação dos valores de massa especifica obtidos com os valores encontrados na literatura.

Tabela 1: Dados experimentais

Amostra 1

Amostra 2

Massa (g)

                  60,008

               60,000

Volume inicial (cm3) (V1)

                 0,7cm³

                0,2cm³

Volume final (cm3) (V2)

                21,2cm³

20,9cm³

Massa específica da amostra (g/cm3)

               2,93g/cm³

2,9g/cm³

Massa específica do cimento (g/cm3)

                                   2,915g/cm³

De acordo com a literatura e a norma NBR 5736 a densidade do Cimento Portland é de 1,44 g/cm³, porém como o cimento é um aglomerado de partículas de diferentes elementos existe uma diferença entre a sua densidade e a massa específica que reside no fato que a densidade se refere a um corpo, enquanto que a massa específica se refere a um material, a uma substância específica. Tendo isso em vista foi desenvolvida pela MERCOSUL a norma NM 23:2000 – ABNT que estabelece o método de determinação da massa específica do cimento portland e outros materiais em pó, por meio do frasco volumétrico de Le Chatelier (NM 23:2000, MERCOSUL). Na pratica realizada foi utilizado deste método para a determinação da massa especifica da amostra de cimento. Foram realizados dois ensaios como é sugerido pela norma, pois, o resultado final da massa especifica deve ser a média de pelo menos duas determinações. Ao final dos ensaios o valor médio da massa especifica experimental que foi obtido é de 2,915 g/cm³, valor esse que se encontra dentro dos padrões de massa especifica de cimentos nacionais que é entre 2,98 e 3,12 g/cm³ de acordo com a NBR MM 23.

[Por tanto, foi realizado o cálculo de erro relativo para determinar a razão do valor encontrado com o valor aproximado, que foi encontrado experimentalmente, sendo assim, consegui-se definir as medidas de erros, valores esses que são esperados, e que geralmente são fornecidos por testes ou testes de laboratórios, que se comparados aos resultados obtidos. Sendo mais precisa e comum, geralmente são dadas por reações e equações da seguinte forma:

[pic 1]

Comparando os resultados encontrados no experimento realizado, com os valores encontrados no experimento realizado, e aplicando há equação de erro relativo, o valor encontrado foi de 4,63%.

  • Qual o significado de V2 - V1 na equação 1.

Para a determinação da massa especifica foi utilizada a equação 1 do roteiro da pratica. [pic 2]

[pic 3]

Essa diferença de V2 – V1 da equação, deve ser feita para se encontrar a razão entre o volume deslocado pela massa do material ensaiado em centímetros cúbicos. O resultado é expresso como a média de 2 determinações, com aproximação de 0,01 g/cm3. As duas determinações não devem diferir de mais que 0,01 g/cm3 entre si.

  • O motivo da utilização de querosene para a realização do ensaio.

Para ser feita a determinação da massa especifica pelo ensaio do frasco volumétrico de Le Chatelier deve ser utilizado um líquido que não reaja quimicamente com o material e que tenha densidade igual ou superior a 0,731 g/cm³ a 15°C, e inferior à dos materiais a serem ensaiados (NM 23:2000, MERCOSUL). Para este experimento foi utilizado o querosene, livre de água, sendo assim ele não reage com o cimento, além de ser um material que possui uma densidade relativa de 0,750 g/cm3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (554.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com