TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação De Massa

Artigos Científicos: Comunicação De Massa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 4

Contextos e paradigmas na pesquisa sobre os meios de

comunicação de massa

No mundo da comunicação , são dispostas três determinações :

• O contexto social ,histórico e econômico ;

• O tipo de teoria social ou explicitamente mencionadas pelas teorias da mídia ;

• O modelo de processo de comunicação que cada teoria da mídia tem ;

A análise das relações entre os três fatores permite articular as conexões entre as diversas teorias da mídia e determinar qual foi o paradigma dominante em períodos diversos da communication research , que o mesmo , algumas vezes pode ser composto pelos meios de comunicação de massa , e em outros casos, pela cultura de massa .

Os principais teorias estudos da mídia são : a teoria hipodérmica, a teoria ligada à abordagem empírico – experimental , a teoria que deriva da pesquisa empírica em campo , a teoria de elaboração estrutural – funcionalista, a teoria crítica dos meios de comunicação de massa ,a teoria culturológica , os cultural studies e as teorias da comunicação .

1. Teoria hipodérmica

È uma abordagem global da mídia indiferente a diversidade entre os vários meios de , e que responde principalmente à interrogação : qual efeito tem a mídia numa sociedade de massa ?

Pode-se também descrever o modelo hipodérmico como uma teoria da propaganda e sobre ela : com efeito , este é o tema central relativo , ao universo da mídia .

A presença do termo “sociedade de massa “ é fundamental para a compreensão da teoria hipodérmica . A massa subverte tudo que é diferente singular , individual , qualificado e selecionado . È uma formação nova que não se baseia na personalidade dos seus membros , mas apenas nas partes que reúnem um a todos os outros e equivalem as formas mais primitivas e íntimas da evolução orgânica . A massa é constituída por um agregado homogênio de indivíduos que são substâncialmente iguais , de ambientes diversos. È também composta por pessoas que não se conhecem que estão espacialmente separadas uma das outras, com poucas possibilidades de interagir.

2. A teoria do empírico – experimental ou “da persuasão “

Constitui um setor autônomo da communication research , que , com base a sua pertinência psicológica, pouco a pouco , elaborou uma identidade própria . Este tipo de teoria estuda primordialmente os efeitos dos meios de comunicação de massa numa situação de “campanha” eleitoral, informativa, propagandística, , publicitária , etc .

Essa teoria tem diferenças individuais nos efeitos obtidos pela mídia. Em vez de serem uniformes para toda a audiência, esses efeitos são variáveis de indivíduo para indivíduo, por causa das particularidades psicológicas. Apresenta uma teoria muito lógica , muito semelhante ao modelo mecanicista da teoria hipodérmica , ex :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com