TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagrama De Ishikawa

Artigos Científicos: Diagrama De Ishikawa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/12/2014  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

DIAGRAMA DE ISHIKAWA

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe é uma poderosa ferramenta que tem como objetivo representar a relação entre o efeito e suas possíveis causas. Essa técnica é utilizada para descobrir, organizar e resumir o conhecimento de um grupo a respeito das possíveis causas que contribuem para determinar o efeito. Essa ferramenta foi originalmente proposta em 1943 pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa e foi aperfeiçoada ao longo dos anos. Uma das grandes vantagens desse diagrama é que ele fornece uma conexão visual entre o efeito e todos os possíveis fatores que contribuem para ele. Essa ferramenta também oferece uma estrutura para que seja realizado um brainstorming além de ajudar a melhorar o processo no qual o efeito está inserido. Quanto maior a riqueza de detalhes ao identificar as causas, melhor e mais eficiente fica o Diagrama. A partir de uma lista de causas para um determinado problema, as mais prováveis são selecionadas e examinadas para que seja definida uma solução.

Para construir um Diagrama de Causa e Efeito, é necessário primeiramente refletir sobre qual efeito analisar e reunir uma equipe tecnicamente capaz de identificar quais as causas do efeito.

As indústrias, geralmente utilizam o conceito dos 6M para agrupar as causas do problema. São eles: materiais, métodos, mão-de-obra, máquinas, meio ambiente, medidas. A partir desse conceito são criados sub-ramos para detalhá-los melhor, o objetivo desses sub-ramos é identificar atividades bem específicas que estão contribuindo para aquele efeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com